Olá!
Estou enfrentando um problema estranho que de início achei ser alguma limitação na transmissão Wireless no AP Rocket M2, por estar na frequência 2.4GHz e tudo mais, mas enfim. Alguns clientes meu que possui plano de 3Megabits/s tavam reclamando que a velocidade nos testes ficavam quase sempre entre 2 mega e 2,5Mbps, raramente passa disso, eu fiz alguns testes e considerei que o AP era o problema, por estar com média de 35 usuários Online, canalização em 10Mhz, mas não fazia sentido pq no teste de TX entre antena batiam 20Mbps através do Speedtest do AirOS. Daí fazendo testes usando uma única sessão TCP ou seja, enviando a imagem de firmware pra CPE do cliente, sem fazer controle de banda, a velocidade ainda não tava lá essas coisas, ratamente batia o valor contratado mas aí decidi fazer um teste no speedtest.net no lado do cliente, mas com controle de banda desativado e pimba, chegou bater 12Mbps! O speedtest.net usa várias sessões TCP no teste e por isso conseguiu mostrar a capacidade da conexão do cliente, limitada só pela banda do link. Então fiz o mesmo teste com controle de banda, abaixei pra 3Mbps e novamente o resultado abaixo de 3Mega, 2.1, 2.2, 2.5, 2.4, repetido em vários testes, então mais uma vez tirei o controle de banda e novamente deu 11Mbps no teste do site speedtest.net! Então coloquei o controle de banda pra 4Megabits/s aí a velocidade do cliente agora sim chegou perto dos 3Mega no Speedtest, em alguns testes deu 2.9, outros 3.1, 3.2, 2.8, 3... Os clientes com planos de 1 mega, 2 mega ou menos, tão com velocidade normal, ja partir dos 3mega no controle de banda a coisa parece que não é controlada corretamente.
A RB é uma 750G com 66 clientes cadastrados, média de consumo de banda de 7Mbps, todos controlados via Simple Queue, upload máximo de 200K no plano 3Mega. Versão do RouterOS 5.23. LoadBalance numa RB750GL com dois links com mesma versão 5.23 do RouterOS. O processamento na RB750G raramente bate 50%, fica geralmente nos 30%, mais ou menos, na do LoadBalance fica muito mais baixo.
Alguém sabe pq esse comportamento?
Obrigado!
ATUALIZAÇÃO:
Acabei de realizar um teste usando um acelerador de download, segmentando o arquivo baixado e baixando de vários servidores diferentes, no caso usei o Getright e controlando a banda em 3Megabits/s o máximo que dá no download fica em torno dos 200KB/s e as vezes menos, mas instantaneamente assim que desabilito a regra de controle de banda a velocidade sobe muito, chegando a perto dos 400KB/s e se mantém, é só habilitar novamente regra q a velocidade começa a cair paulativamente até ficar abaixo dos 200KB/s! Pq acontece isso se a velocidade tá controlada em 3megabits? Tentei então colocar em 10Mbits/s, mas mesmo assim a velocidade não sobe na mesma proporção que se eu tirasse todo controle de banda. Será que essa RB não tá guentando gerenciar a quantidade de clientes, mesmo com processamento em menos de 50%? Queria entender o pq desse comportamento!
ATUALIZAÇÃO 2:
Tenho três faixas de IP's nessa RB750G, uma para a interface cabeada, outra pra interface Wireless1 e outra pra Wireless 2. Na interface cabo o controle ta ocorrendo corretamente, ja na Wireless não, qualquer coisa acima de 2 mega, o mais que rende fica na casa dos 2 mega e meio com controle ativado e sem controle de banda, bate 10 mega fácil em qualquer teste. Mistério...
ATUALIZAÇÃO 3:
Fiz os testes nas três redes que possuo nessa RB:
192.168.0.0/24
192.168.1.0/24
192.168.3.0/24
E apenas na rede 192.168.0.0/24 que o controle de banda não funciona bem, acima de 2.5Mega. Testei configurações diversas, c/ e s/ controle de banda nas outras redes e apenas nessa que o controle está ruim. Pq?? Que coisa mais tosca!
Solução momentanea:
Deixar na RB configurado a banda pra 20Mega, chutei esse valor pq se deixar "unlimited" não vai mostrar a velocidade passante na RB, dai controlei a banda direto no "Traffic Shaping" da Nanostation do cliente, pronto, agora o cliente ta satisfeito com a velocidade q ta rendendo os 3 mega certinho! Essa realmente eu nao to conseguindo entender!