Galera vim compartilhar uma experiencia de um resultado positivo a respeito da Routerboard com antena integrada da mikrotik (SXT 5.8) tinha um enlace de curta distância de 4 KM passando 38 megas sendo 5 de Up e 38 de Don, estava usando 1 par nanobridge m5, com airmax desabilitado, pois quando habilitava, a latência do link subia um pouco, e passava pouca coisa a mais de banda, então não usava o protocolo da ubnt. Somente para fazer testes um dia comprei 1 par de SXT 5.8 somente para praticar um pouco as configurações de enlace com mikrotik, já que havia abandonado este maravilhoso software a tempos, dando atenção apenas aos produtos UBNT que já viam "pré assados e era somente esquentar e comer rsrs". Quando por muita curiosidade resolvi testar o protocolo da mikrotik conhecido como NV2, surpresa consegui passar 70 megas de Don e 12 de Up. E não éra por má configuração nas nanobridges não pois testei canal por canal, teste largura de banda de 20 mhz 25,30, até 40 mhz e nada de passar disso, acredito que seria as interferências ai tinha deixado queto, até me surpreender com esta mini antena de mikrotik com um poderoso ganho em banda, e um custo bem acessível para quem vai fazer enlace de curta distância, acredito que éla passou mais banda por receber menas interferência que as nanobridges, pois seus defletores são menores ou sei lá, ou o protocolo nv2 faz milagre não sei, mais recomendo a muitos de vocês que estão fechados no mundo da UBNT procurar um pouco mais de opções.
Tem modelinhos ai da intelbras (não incluindo a CPE da intelbras que eu não gostei) e da mikrotik dando show em muitos ubnts ai e com valor bem mais em conta. Abraços...