tenho notado agua em uns cabos de rede 3 anos de isp, nunca achei uma resposta.
tenho notado agua em uns cabos de rede 3 anos de isp, nunca achei uma resposta.
rachadura na capa do cabo, isso acontece em clientes, e normalmente queima a fonte poe
quando trabalhava com redes eu via capa do cabo rachada, ou ainda um pequeno corte por um passarinho ou algum bicho como ratos, tem ainda se o cabo estiver pendurado e o vento balançar ele, ele vai "puindo" até fazer um pequeno corte na capa,
normalmente o sol resseca a capa do cabo, e depois de uns dias vem a chuva, dai a água escorre, e como o cabo tem rachaduras ou ainda "micro rachaduras" que nao vemos, a água infiltra no cabo, eu tambem percebi que quando o cabo formava uma "barriga" ali acumulava água, agora quando ele está esticado meio que pendurado na torre, e tem onde meio que escorrer a água dele por algum lugar cortado no cabo mesmo, ele ficava de boa, estragava, mas demorava mais tempo kkkk parece que o sol e a água dentro do cabo meio que cozinhava as capas dos cabos internos.
esta é minha teoria... kkk
Aqui já aconteceu, tanto na torre quanto em clientes. E é simplesmente as Pipas (Pandorgas) com linha com cerol. as linhas fazem um corte cirúrgico, geralmente o corte é feito em cima. E daí, choveu a água desceu e se chegar na fonte, já era. Pra evitar isso acho que somente com cabo blindado.
aqui ja peguei switch nadando em caixa hermética, hoje eu faço uma pingadeira, assim a água não chega ate o switch ou ao POE
Primeiro, precisa saber que tipo de cabo foi utilizado para uso externo, pois se foi cabo comum, capa simples, que é para uso interno, aí com certeza, chuva,sol, ressecam a capa e entra agua, os cabo UTP são fabricados com características diferentes, para diversas utilizações, para uso externo, nos postes ao tempo, é necessário utilizar os cabos de capa dupla, pois a segunda capa é feita de polietileno, material mais resistente ao tempo, que é o mesmo material utilizado nos cabos telefônicos externos, que duram mais de 20 anos pendurados em postes.
O detalhe colocado sobre a linha de pipa com cerol é o pior caso, nada impede o corte, mesmo o cabo blindado, pois o cerol corta até ferro, a capa plástica não resiste ao corte, por melhor que seja, e a blindagem também não resiste, pois é composta por duas capas, uma capa interna plástica e uma de alumínio, todos não resistem ao cerol. Para evitar o cerol, só instalando o cabo em uma posição, que não seja o primeiro a ter o contato com a linha.
Precisando de mais informações a respeito de cabos, entre em contato, tenho uma série de soluções para instalações.
Marcos Fidelis
[email protected]
Tel.:
- (19) 3579-7431
- (19) 9690-9144(Vivo)
- (19) 8139-7667(Tim)
- (19) 9359-0145(Claro)
Eu faço como flacknet disse, não serve como solução definitiva mais evita a queima dos equipamentos, até que seja feita a troca do cabo.
vejam o desenho.
a resposta cientifica é "cabous com capa tricadis".. brincadeiras a parte existem cabos com a capa de materiais diferentes que podem ate durar mais mas com algum tempo acaba gerando o problema, um cuidado que se deve tomar para aumentar a via útil da capa e não deixar ele fazer muita força mecânica, que gera o esbranquiçamento no local (tipo quando o cabo dobra) e provavelmente sera a primeira parte a ser danificada quando exposta ao tempo.
sabia solução aqui faço o seguinte como se fosse enrolar mas com apena 1 volta e passo o enforca gato, (braçadeira de náilon) e sangro ele (pequeno corte para possibilitar a saída da água), bom acredito que isto acontece por o cabo estar aquecido e vem a chuva água mais fria que o ambiente e esfria o cabo desta forma o ar que esta dentro di cabo se contrai com a queda da temperatura e acaba sugando a água, quando o sol volta aquece ar que expande novamente mas detalhe o ar sai mas a água é mais densa e fica no cabo desta forma vai enchendo o fio, a um tempo atrás comprei uma omni no mercado livre e ela encheu de água, pensei como pode ela esta em pé e com tampão encima.... vi uma trinca no conector N logo cheguei a esta resposta a chuva vem o ar esfria e suga a água, logo aquece novamente vira vapor e condensa na parede interna da antena formando gotículas e assim vai enchendo como colocar um prato com água depois colocar uma vela acesa e vim com um copo e cobrir a vela, a vela vai aquecer o ar logo ele sai, quando não tiver mais oxigênio para queimar a vela apaga e o ar esfria e suga a água para o copo secando a água do prato.
amigos este é meu ponto de vista, não quero mudar seu pensamento cabe a cada um analisar e julgar para sí se faz sentido ou não agradeço a compreensão, fort abraço a todos.
um mundo melhor se faz com troca de conhecimentos não de criticas.
Vejam bem: Quanto tempo veem os cabos telefônicos passando na rua entre postes sem problemas??Eu tenho esta casa ja a mais de 20 anos, e nunca vi a telefônica trocar os cabos, isto ocorre em função do material que a capa é feita, que é o polietileno, e que é o material recomendado pela norma para capa externa , pois ele é resistente aos efeitos do tempo. O mesmo ocorre nos cabos UTP, pelo menos os da MPT são assim fabricados, os de uso externo, são com a capa externa de polietileno, não ressecam com o tempo, já, se a capa for de PVC, isto irá ocorrer. As normas existem em função de cada uso do produto!
olá amigo este detalhe é resolvido se comparar a espessura da capa protetora do cabo compare a espessura da capa do cabo telefônico e da capa do cabo de rede verá a resposta. o telefônico bem mais proteção. o fenômeno que citei é acelerado se over trincas. para solucionar isto tem bobinas de 1000mts de cabo de rede especifico para uso externo detalhe brindado não quer dizer externo, mas o preço meio salgado mas acredito que vale a pena. não lembro enode vi mas tem. depois vou dar uma procurada. se não postarem eu coloco link pra galera.
Senhores, bom dia!!!
Isso que ocorre é tremendamente comum, tanto em cliente como em torre ou cabos esticados na rua, alem de rachaduras no cabo ocasionadas pela ação do tempo ainda existe outro inimigo mortal que é as linhas de papagaios (pipas) que cortam o cabo então quando vem as chuvas é um horror, ja tive casos de linhas com cerol cortar totalmente o cabo e isso não ocorre so com cabo de rede mas com cabo de antena (RG'S) tambem...Não há nada de cientifico nisso. Abraço a todos
Eu entendo o que você quer dizer, porém a espessura do cabo0 telefônico tem a ver com a quantidade de pares que ele tem,, normalmente o cabo telefônico externo, tem em média de 50 ma 100 pares e são blindados, se você pegar um cabo telefônico de 2 pares, ele terá a espessura muito próxima do cabo F/UTP(Blindado), e as trincas aparecem em função do composição do material da capa e não de sua espessura, o que trinca é o PVC, um cabo bom, de capa externa de polietileno não trinca, se trincar é que foi feito com material não recomendado. Eu represento a MPT que fabrica cabos telefônicos e de redes, os telefonicos fornecemos para as grandes operadoras como Telefonica,Oi, GVT, CTBC, etc, e nos de rede(UTP), temos a maior variedade dentro desta linha, exatamente para atender o mercado de provedores.
Sobre as linhas de pipa você toda a razão, é o grande inimigo dos cabos de rede, agora quanto a questão das rachaduras, afirmo com toda o conhecimento que me foi passado por Engenheiros da área de Telecomunicações: o material da capa é fundamental para utilização de cabos, tanto rede como telefônico, as rachaduras causadas pela ação do tempo são consequência do uso de cabos de PVC na capa externa, o certo é o Polietileno! Tem fabricantes que usam o PVC e dizem que tem proteção UV e isto protege contra a ação do tempo, mas não é verdade, o PVC com UV, apenas retarda a ação do tempo, este material é utiolizado para áreas externas sombreadas, com pouca incidência de luz do sol, debaixo de marquises,etc.
aqui não tenho problemas com pipa, e apenas rachaduras nos cabos dos clientes
na torre uso blindado
ao amigo acima, vocês trabalham com o cabo MPT na cor branca? cat5?
se sim me mande MP os valores da caixa
obrigado