+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mesh com Mikrotik

    Pessoal, o assunto já foi tratado anteriormente, mas como faz tempo e o conhecimento se recicla, pode ser que novidades tenham surgido.

    Por ex usar o mesh do mikrotik com o protocolo HWMP.
    Baseado na apresentação do Johnny fiz uma pequena rede com um portal e mais 3 nós .

    Está rodando, inclusive integrada com a rede já existente. Estamos em constante monitoramento dos usuários, pois como tudo que é novo precisa algum ajuste. Ainda tem alguns pontos que preciso entender melhor sobre o funcionamento, mas a primeira impressão é boa.
    Na rede que o Jhonny implantou, ele está inclusive passando monitoramento de câmeras. Aqui creio que isso ainda não seria possível, pelo comportamento do tráfego. As vezes flutua, não sei se isso é por conta de haver poucos usuários em cada nó ou alguma dificuldade momentanea inerente ao protocolo mesh. Cerca de 8 a 10 usuários em cada nó, mas nunca todos junto. Por isso que suponho que a instabilidade seja mais com relação ao pequeno número de usuários.
    Depois de algumas reclamações iniciais, parece que nos últimos dias estabilizou bastante, pois ninguém mais reclamou.

    Agradeço ao Jhonny que me deu mais alguns subsídios iniciais para esta implantação.

    Mais alguém experimentou este protocolo mesh e poderia postar suas impressões?

  2. #2

    Smile Re: Mesh com Mikrotik

    1929, como anda a sua rede mesh ?

  3. #3

    Padrão Re: Mesh com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por williampcc Ver Post
    1929, como anda a sua rede mesh ?

    Funcionando muito bem. Até me esqueço desta parte da cidade que está em mesh.

  4. #4

    Talking Re: Mesh com Mikrotik

    1929, se não for incomodar muito, qual a topologia da sua rede mesh!

  5. #5

    Padrão Re: Mesh com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por williampcc Ver Post
    1929, se não for incomodar muito, qual a topologia da sua rede mesh!
    Detalhes aqui neste link. http://www.bdibbs.com.br/wp-content/...eshJhonnyp.pdf

    Configure uma em bancada para testar e vai gostar. São poucos minutos para configurar cada ponto mesh.

    Só não sei como é o comportamento quando aumenta o número de nós. Estou com 4 nós.

  6. #6

    Talking Re: Mesh com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Detalhes aqui neste link. http://www.bdibbs.com.br/wp-content/...eshJhonnyp.pdf

    Configure uma em bancada para testar e vai gostar. São poucos minutos para configurar cada ponto mesh.

    Só não sei como é o comportamento quando aumenta o número de nós. Estou com 4 nós.

    Então, quero montar uma rede full-mesh toda com Omnitik UAP-5HND aqui no meu bairro onde cada nó é uma casa que vai receber e reenviar o sinal, sendo que minha casa é o gateway, assim poupando gasto com torre!

  7. #7

    Padrão Re: Mesh com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por williampcc Ver Post
    Então, quero montar uma rede full-mesh toda com Omnitik UAP-5HND aqui no meu bairro onde cada nó é uma casa que vai receber e reenviar o sinal, sendo que minha casa é o gateway, assim poupando gasto com torre!
    Esta é a idéia do mesh.
    Como já tinha minha rede implantada, acabei não fazendo isso.
    Só que você deverá ter vários gateways pois se deixar tudo sair por um só, pode criar gargalos.

    Ao criar o mesh em cada RB, voce vai determinar se é gateway ou não.

    No menu mesh voce seleciona isso. Na verdade este menu é muito semelhante ao menu bridge. Você não cria a bridge mas sim a bridge fica no mesh. Para selecionar como gateway é só marcar "portal".
    Depois adiciona as portas.
    E no wireless configura em wds como dinamic mesh ou static mesh, dependendo de como vai ficar a topologia. No meu caso usei de inicio o dinamic só para pegar os mac das outras RBs. Depois passei para static.

    Mas no seu caso, que quer utilizar os próprios clientes como repetição de sinal, o ideal é deixar em dinamic mesh.
    A única coisa que é preciso muita atenção é mesmo canal, mesmo SSID, e mesmo data rates. Aqui é uma das grandes diferenças em relação ao wds tradicional. Se por ex. mudar o data rates no gateway, todos os outros nós cairão. Então se for fazer uma alteração dessas, tem que começar pelo fim da rede até chegar no gateway ou portal.

  8. #8

    Thumbs up Re: Mesh com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta é a idéia do mesh.
    Como já tinha minha rede implantada, acabei não fazendo isso.
    Só que você deverá ter vários gateways pois se deixar tudo sair por um só, pode criar gargalos.

    Ao criar o mesh em cada RB, voce vai determinar se é gateway ou não.

    No menu mesh voce seleciona isso. Na verdade este menu é muito semelhante ao menu bridge. Você não cria a bridge mas sim a bridge fica no mesh. Para selecionar como gateway é só marcar "portal".
    Depois adiciona as portas.
    E no wireless configura em wds como dinamic mesh ou static mesh, dependendo de como vai ficar a topologia. No meu caso usei de inicio o dinamic só para pegar os mac das outras RBs. Depois passei para static.

    Mas no seu caso, que quer utilizar os próprios clientes como repetição de sinal, o ideal é deixar em dinamic mesh.
    A única coisa que é preciso muita atenção é mesmo canal, mesmo SSID, e mesmo data rates. Aqui é uma das grandes diferenças em relação ao wds tradicional. Se por ex. mudar o data rates no gateway, todos os outros nós cairão. Então se for fazer uma alteração dessas, tem que começar pelo fim da rede até chegar no gateway ou portal.
    Obrigado pelos ótimos conselhos!

    Qual tipo de autenticação você recomenda para mesh? PPPoE ou HOTSPOT, deixa eu explicar oque tenho em mente, quero balancear 4 links ADSL de 15MB de DOWN e 1MB de UP cada em uma RB 493G, montar um cluster com 4 SEXTANT G 5HPnD, tudo GIGABIT e nos clientes usar OmniTIK U-5HnD para estender a malha!

    Mais quero usar apenas a RB 493G para balancear e autenticar, pretendo usar o MK-Auth em paralelo, oque acha ?

  9. #9

    Padrão Re: Mesh com Mikrotik

    quando não tinhamos link dedicado para atender todos tivemos que balancear o dedicado com 3 adsl. Não gostei muito, apesar de nós seguirmos ao pé da letra um tutorial dos mais elogiados aqui no Under.
    O balanceamento que mais deu certo foi quando usávamos um Tp-Link balanceador com 4 portas.
    E balanceamento na mesma RB que autentica é só para dar mais incomodo ainda.

    Autenticação, você escolhe qual vai querer. Usamos hotspot sem problemas de autenticação.

    Agora, planos de 15 mega em wireless? Não acredita muito nisso não. A prática é bem diferente. Eu aconselho a fazer planos bem menores e ir sentindo a rede. Principalmente porque você vai usar só adsl. Lembre-se que o Upload de uma adsl é baixo, mesmo quando a operadora promete te entregar download alto. É uma limitação da tecnologia adsl. Download alto e upload baixo. Não tem como fugir disso.
    Você vai querer dar um plano de alta velocidade mas a operadora não vai garantir uma velocidade alta o tempo todo. E você vai querer entregar isso por wireless. Duas situações que vão trabalhar contra você.