+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Olá
    Sou novo aqui nesse forun, mas para ser mais exato nunca tinha entrado para um. Mas vamos lá, gostaria de saber dos colegas mais experientes que tipo de AP 2.4GHz eu posso utilizar em uma torre que hoje possui uma rb 433 ah com 3 cartões 2.4 rh52n e antena setorial hyperlink 17dbi para cada cartão, e cada cartão possui media de 30 clientes conectado e com distancias entre a torre e cliente a partir de 2 km e podendo chegar até 17 km. os rádios clientes são nanostation 2 com antena grade aquário 2425. Ou seja preciso de um equipamento excelente de alta performance pois não posso substituir os equipamentos dos clientes. O problema que vem ocorrendo na rede é que os ping ficam alto e consequentemente lentidão, já troquei todos os equipamentos da torre pois pensei que estavam velhos ou com problemas mas nada adiantou.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    se não for gastar muito e antena tiver como adaptar o bulet m2 acho viavel para voce ,ja em materia de 2,4 hoje em dia eu compraria rocket m2 titanium com setorial titanium tambem.fora que se os nanoloco de seus clientes forem airmax melhor ainda ativa eles e veja a diferença.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    No meu caso isso acontecia, e era só para 3 clientes(familia). Mas com o tempo foi ficando lento, lento, lento, ressetava, configurava e nada; troquei de equipamentos, marcas, modelos e nada, alguns queimaram com um mês de uso. Alguns equipamentos, quando em inatividade no modo cliente "desliga" o wireless e se isso não acontece o aparelho trava, causando um efeito cascata em toda a rede. Instalação elétrica na torre ou nos clientes assim como no PoE pode ocasionar. O uso de cartões acima de 26dBm ou qualquer outro equipamento na torre pode só piorar. Eu uso o DHCP estático, o que pode não ser o seu caso.

  4. #4

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Groove se tiver condições coloca o metal vc vai ver uma grande diferença..

  5. #5

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    se não for gastar muito e antena tiver como adaptar o bulet m2 acho viavel para voce ,ja em materia de 2,4 hoje em dia eu compraria rocket m2 titanium com setorial titanium tambem.fora que se os nanoloco de seus clientes forem airmax melhor ainda ativa eles e veja a diferença.

    sim ficaria ótimo só que aqui os equipamentos são dos clientes, eu precisava de melhorar esses clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    olá amigo, primeiro veja o ack (tempo de resposta do cliente) veja pois se 1 estiver com uma antena cliente descalibrada (vertical ou horizontal ou os dois [direção /altura]), prejudica todos. ja tive este problema. se não for pence o seguinte não seria mais vantagem se tiver a possibilidade de colocar outra rb + 3 antenas ou 3 bullet com 3 antenas. detalhe os bullets são mais fortes ele pegaria os clientes mais longe e a rb ficaria com os mais perto da torre, por que isto? simples, melhorar o tempo do ack / resposta pois com um cliente lento (ack alto) os dados forma uma fila como um engarrafamento, pense o seguinte tem uma avenida de 1 faixa pois os radio é 1x1 (uma antena para enviar e receber dados) um carro mais lento entra na avenida todos que vem atrás é obrigado a andar na velocidade do carro mais lento. desta forma todos os clientes mais perto vai andar na mesma velocidade e quem esta longe, com 2 radios um para perto e outro para os que esta mais longe digamos quem esta perto vai na via expressa pois não depende da via mais lenta (antena dos clientes mais longe). o que determina o ack dos clientes é a qualidade da conexão e a distancia do cliente para a torre, sendo que quanto melhor a conexão menor vai ser o ack mas mesmo com uma conexão boa mas quanto mais longe o cliente esta ele se eleva pois funciona da seguinte forma, 1 o cliente solicita o pacote 2 a torre manda o pacote de dados para o cliente, 3 o radio cliente tem que mandar uma aviso para a torre que recebeu o pacote, 4 a torre ao receber a confirmação apaga o pacote da fila e manda o próximo pacote, detalhe se demorar a resposta do radio cliente ele manda o mesmo pacote até receber a confirmação do radio cliente. e o pior enquanto isto todos os seu outros clientes fica na espera para poder solicitar, enviar e receber seus pacotes. (dados para navegar) espero ter te ajudado, por este motivo deve se ter no minimo 2 antenas para cada lado. fica como meu amigo diz... não fica bom, fica fibra, kkkkkk

  7. #7

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Amigo, se vc tem nano nos clientes, porque vc não migra por etapa: Tira uma setorial e coloca base station com Rocket M2 como Naldo falou e conecta os 30 clientes deste setor, e assim faz com as outras também, até fechar os 360º graus. Depois vc vende as setoriais que tirou, e ainda ganha uma grana. vc vai ver a diferença.

  8. #8

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Amigo, se vc tem nano nos clientes, porque vc não migra por etapa: Tira uma setorial e coloca base station com Rocket M2 como Naldo falou e conecta os 30 clientes deste setor, e assim faz com as outras também, até fechar os 360º graus. Depois vc vende as setoriais que tirou, e ainda ganha uma grana. vc vai ver a diferença.
    acontece que é nanostation2 ou seja não é tecnologia M por isso que não mudei, pois aqui não posso de maneira nenhuma mudar os radios clientes pois os radios são deles e por isso tenho que melhorar, queria uma tecnologia que funcionasse bem com os nanos 2 e não importaria o valor o negocio é resolver.

  9. #9

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Genadir, mesmo as nanostation2 são 2x2, vc ainda aproveitaria a sensibilidade dos equipamentos, atualiza o firmware nos clientes e desabilita o airmax nas rockets e coloca eles em 20Mhz, que ainda fica bom. Outra opção seria colocar bullets nas suas setoriais, mas ficaria 1X1.

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Genadir, mesmo as nanostation2 são 2x2, vc ainda aproveitaria a sensibilidade dos equipamentos, atualiza o firmware nos clientes e desabilita o airmax nas rockets e coloca eles em 20Mhz, que ainda fica bom. Outra opção seria colocar bullets nas suas setoriais, mas ficaria 1X1.

    ops se eu não me engano se atualizar o firmware das nano2 da pra usar com airmax .

  11. #11

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Isso mesmo Naldo, é verdade. Vai conectar, só não vai usar o protocolo, mas de quebra os novos clientes que forem entrando poderão usar o Airmax. Bem lembrado.

  12. #12

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Isso mesmo Naldo, é verdade. Vai conectar, só não vai usar o protocolo, mas de quebra os novos clientes que forem entrando poderão usar o Airmax. Bem lembrado.

    deixa ver se eu entendi: atualizo os nanos2, e eles vão conectar em num rocket titaniun normalmente e depois os novos clientes eu instalo um radio com tecnologia M e vai funcionar simultâneo nano2 com nanolocoM2 (tipo que fosse em 5.8 um nano5 com uma airgrid trabalhando simultâneo um em 1x1 e outro em 2x2)

  13. #13

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Tanto o nano2, quanto o M2, trabalhara em 2X2(Horizontal e Vertical), a diferença é que o M2 usara o protocolo Airmax( tecnologia proprietária da UBNT que resolve problemas de colisões e retransmissões baseado no protocolo N). Pesquisa sobre Airmax na web que vc vai entender.

  14. #14

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Tanto o nano2, quanto o M2, trabalhara em 2X2(Horizontal e Vertical), a diferença é que o M2 usara o protocolo Airmax( tecnologia proprietária da UBNT que resolve problemas de colisões e retransmissões baseado no protocolo N). Pesquisa sobre Airmax na web que vc vai entender.
    Sim, mas o que quero saber é se posso colocar um rocket e conectar nano2 e nano m2 e eles trabalharem simultâneos como cliente conectados na setorial?.

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por genadir.coelho Ver Post
    Sim, mas o que quero saber é se posso colocar um rocket e conectar nano2 e nano m2 e eles trabalharem simultâneos como cliente conectados na setorial?.

    sim.

  16. #16

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    sim.

    tranquilo vou comprar Rocket M2 Airmax 2.4ghz Hp Mimo Ubiquiti. valeu


  17. #17

    Padrão Re: Qual Melhor AP "pop" 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por genadir.coelho Ver Post
    Sim, mas o que quero saber é se posso colocar um rocket e conectar nano2 e nano m2 e eles trabalharem simultâneos como cliente conectados na setorial?.
    Com certeza absoluta.