Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Registro de Serviço de Internet

    Boa tarde meus caros, gostaria de saber dos mais experientes qual seria o procedimento ou se não os passos para regularizar o meu "mine" provedor, como a maioria estou começando nessa área e hoje possuo 4 clientes e estou querendo investir só que da forma correta. Não quero nada grande somente no meu município e apenas distribuir o serviço de banda larga, já andei lendo algumas coisas no site da Anatel sobre a nova lei referente a taxa de R$ 400,00, porem minhas duvidas são:

    - Alem dessa taxa preciso pagar o que mais?
    - Como sou analista de sistemas eu mesmo posso elaborar o meu projeto?
    - Quais são os custos fixos mensais? (Retirando os valores com pessoal)

    Resumindo, qual seria o primeiro passo?

    Desde já agradeço e peço que não me vejam como "mais um concorrente" e sim uma pessoa que esta iniciando e quer fazer a coisa correta.

  2. #2

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Também estou para iniciar amigo! E essa também é uma das minhas maiores dúvidas, quero acompanhar junto contigo, permite-me? Obrigado!
    Com certeza, já procurei muito aqui na internet os passos, mas não tem nada tipo Passo a Passo ou ao menos onde dar o primeiro passo, acho que é ai que muitos desistem e partem para clandestinidade, deveria no próprio site da Anatel ter algo com uma linguagem mais simples, pq eles regulamentaram essa nova lei, mas não explica i caminho. Vamos esperar uma alma caridosa que possa nos clarear as ideias

  3. #3

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Não existe "mini" ou é ou não é. Acho nobre sua atitude, está começando de maneira correta. tem que abrir uma empresa, tirar SCM, fazer projeto, registrar no CREA, licenciar as estações.... ou seja se tá começando recomendo contratar um serviço de consultoria. Aqui no fórum tem vários.

  4. #4

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por SIDLOAD Ver Post
    Com certeza, já procurei muito aqui na internet os passos, mas não tem nada tipo Passo a Passo ou ao menos onde dar o primeiro passo, acho que é ai que muitos desistem e partem para clandestinidade, deveria no próprio site da Anatel ter algo com uma linguagem mais simples, pq eles regulamentaram essa nova lei, mas não explica i caminho. Vamos esperar uma alma caridosa que possa nos clarear as ideias
    SIDLOAD, isto eu tenho dito: Não adianta nada baixar a SCM para R$ 400,00. Tem que ter política de incentivo para o pequeno, igual como fizeram para o MEI. Agora advinha quem banca os políticos para votar os projetos?

  5. #5

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Não existe "mini" ou é ou não é. Acho nobre sua atitude, está começando de maneira correta. tem que abrir uma empresa, tirar SCM, fazer projeto, registrar no CREA, licenciar as estações.... ou seja se tá começando recomendo contratar um serviço de consultoria. Aqui no fórum tem vários.
    Obrigado pela resposta, então eu já sou micro empreendedor individual, possuo o cnpj e minha modalidade é manutenção em computadores e sala de acesso a internet, posso aproveitar esse cnpj?

    A parte que vc fala de "con$ultoria"... Aqui não é um fórum? a ideia do fórum não é ajuda mutua sem fins lucrativo ou por aqui as coisas são diferentes?

  6. #6

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por SIDLOAD Ver Post
    Obrigado pela resposta, então eu já sou micro empreendedor individual, possuo o cnpj e minha modalidade é manutenção em computadores e sala de acesso a internet, posso aproveitar esse cnpj?

    A parte que vc fala de "con$ultoria"... Aqui não é um fórum? a ideia do fórum não é ajuda mutua sem fins lucrativo ou por aqui as coisas são diferentes?
    Retificando: O fórum é somente um veiculo de comunicação. O que quero dizer que existe muitos "participantes" do fórum que prestam este serviço, cabe a vc se for conveniente, filtrar o que lhe for correto.
    Em relação a MEI, acho que para provedor não serve não, tem que ser limitada e ter sócios, mas isto não tenho certeza não, espere alguém tirar essa dúvida para vc.

  7. #7

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Retificando: O fórum é somente um veiculo de comunicação. O que quero dizer que existe muitos "participantes" do fórum que prestam este serviço, cabe a vc se for conveniente, filtrar o que lhe for correto.
    Em relação a MEI, acho que para provedor não serve não, tem que ser limitada e ter sócios, mas isto não tenho certeza não, espere alguém tirar essa dúvida para vc.
    Entendi Ronei Suas informações estão sendo sendo de grande valia, pois é eu estava olhando nas atividades do MEI e realmente não existe essa possibilidade, pois como falei inicialmente não tenho pretensões de expandir mais que o meu bairro, que nesse caso botando na balança só seria viável todos esses tramites se a intenção fosse uma torre e tals... Vamos aguardar mais opiniões, e mais uma vez muito obrigado

  8. #8

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    também estou precisado de uma licença para atuar em minha cidade, Eu ja ouvir fala que existe a possibilidade de outros provedores cumbrirem com a sua licença outros provedores, Gostaria de sabe como isso funciona por favor se alguem ou algum consultor pode entra em contato comigo meu e-mail e esse [email protected]

  9. #9
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Amigo, primeiro passo fazer a extinção do MEI e criar uma ME, ou outra maior, mas lembre-se de constar a atividade primária como provedor, não me lembro o código da atividade, as isto pode ser visto com seu contador, depois contrata um engenheiro elétrico com CREA que atenda seu estado, ele fará todo o processo de licença SCM, também vai te orientar sobre toda papelada junto à ANATEL, uma vez homologado seu processo de SCM, vai precisar da parte física, torres com ART, equipamentos homologados, link dedicado, e o principal clientes, pois o valor do SCM de 400,00 reais nãos significa que o serviço ficou barato, pois os outros custos continuam os mesmos, vai precisar pagar contador, emitir nota fiscal para cada cliente, pagar taxas mensais e anuais para ANATEL.
    Entra neste site terá muita informação sobre o processo de SCM: http://www.solintel.com.br/site/
    Espero não ter te desanimado com esta lista de coisas que vai precisar.
    Boa sorte ai no seu negócio. Não esqueça a estrelinha.

  10. #10
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Desanimou não, pelo contrário, animou!! Eu prefiro trabalhar com o provedor licenciado e funcionando 100% pra depois não ter dores de cabeça.

    Só tenho outra dúvida, esse "emitir nota fiscal" seria a emissão de boleto bancário para pagamento e contrato para o cliente?

    O MK-Auth pode ser usado para emitir os boletos? Quanto ao contrato, quais seriam as cláusulas presente no mesmo?

    Obrigado pela ajuda!!
    Não amigo, o boleto é para o cliente pagar, a nota fiscal é o comprovante de arrecadação do fisco (imposto), não tenho certeza, mas parece que é obrigado a emissão de nota fiscal eletrônica modelo 21. Dá uma pesquisada no site da receita federal sobre a emissão de nota fiscal. O MK-Auth vai te atender tanto nos boletos quanto as notas e gerenciamento do provedor, no próprio programa já tem um modelo de contrato padrão, basta fazer as alterações que precisar.

  11. #11

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Amigo, primeiro passo fazer a extinção do MEI e criar uma ME, ou outra maior, mas lembre-se de constar a atividade primária como provedor, não me lembro o código da atividade, as isto pode ser visto com seu contador, depois contrata um engenheiro elétrico com CREA que atenda seu estado, ele fará todo o processo de licença SCM, também vai te orientar sobre toda papelada junto à ANATEL, uma vez homologado seu processo de SCM, vai precisar da parte física, torres com ART, equipamentos homologados, link dedicado, e o principal clientes, pois o valor do SCM de 400,00 reais nãos significa que o serviço ficou barato, pois os outros custos continuam os mesmos, vai precisar pagar contador, emitir nota fiscal para cada cliente, pagar taxas mensais e anuais para ANATEL.
    Entra neste site terá muita informação sobre o processo de SCM: http://www.solintel.com.br/site/
    Espero não ter te desanimado com esta lista de coisas que vai precisar.
    Boa sorte ai no seu negócio. Não esqueça a estrelinha.
    Amigo primeiramente queria dizer muitissimo obrigado, pessoas como vc estão sempre contribuindo para um mundo melhor e mais justo para todos, Vou dar uma olhada no material que vc indicou e assim que eu entrar pelo pc mando +1 rsrsrsrara, realmente o processo e um pouco burocratico, eu tinha visto uma materia que era permitido depois dessa lei, compartilhar wifi com "vizinhos" e a birocracia seria bem menor, mas de qialquer forma muito obrigado, e realmente me desanimou um pouco =/ pq nao tinha pretençao de por torres nem nada parecido, mas vou ver o que eu faço, pois o brasil só contribui para pessoa viver na ilegalidade, com altas taxas e burocracia, dai quem e pobre fica cada vez mais pobre e quem e rico cada vez mais rico.

  12. #12

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Alguns pode ate achar a ele quer fazer um provedor de fundo de quintal, mas sinceramente o serviço que as empresas daqui prestam e uma porcaria mas agora entendo o motivo, por pagar quase todo lucro para o governo empurra no "rabo" do cliente oferecendo um serviço lento e sem qualidade, não estou generalizando viu pessoal, minha vizinha pagava 100 reais e tinha um link de 2 megas... Na teoria pq na pratica nao batia 500 kbps, tenho gvt de 150 mega nao preciso nem contar o final da história... Mas agora entendo os motivos, e digo mais pagar tantos impostos a esse governo corrupto sinceramente... Niguem pode dizer que nao tentei fazer as coisas correta, pois terça a gvt vai instalar 150 mb no apartamento do meu irmao que e o sindico do predio de 50 apartamentos ja viu né...

  13. #13

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Cara tem uma cartilha da Telebras que te dá o passo-a-passo certinho, com todas as informações necessárias, inclusive com vários modelos de declarações que a Anatel exige. Segue o link abaixo:
    http://www.telebras.com.br/inst/wp-c...s_10022011.pdf

  14. #14

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por etnet Ver Post
    Cara tem uma cartilha da Telebras que te dá o passo-a-passo certinho, com todas as informações necessárias, inclusive com vários modelos de declarações que a Anatel exige. Segue o link abaixo:
    http://www.telebras.com.br/inst/wp-c...s_10022011.pdf
    Amigo obrigado pela resposta, mas já tinha visto o material proposto e percebi que ela esta desatualizada nesta parte

    "A inscrição estadual e/ou municipal devem comprovar que a empresa atua como Prestadora de Serviçode Telecomunicações. A Anatel não aceita Provedor de Internet, por se tratar de provedor de conteúdo,
    e representa uma das ações com o maior número de rejeições de autorizações;"

    Como algumas pessoas sabem a lei mudou e existe outra forma só não sei como é por isso busquei esse forum inclusive passou no jornal...
    nessa cartilha não tem nada referente a Resolução n.° 614, de 28 de maio de 2013, e sei tb que muitos provedores que pagaram 9 mil estão se mordendo pela concorrência que vem por ai, vou procurar um contador pra me informar melhor e "tentar" fazer a coisa certa

  15. #15

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Ainda não entendi uma coisa, essa taxa de R$:9000,00 baixou para R$:400,00 como estão falando? É isso mesmo?
    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...utoriza%E7%E3o

  16. #16

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por SIDLOAD Ver Post
    Amigo obrigado pela resposta, mas já tinha visto o material proposto e percebi que ela esta desatualizada nesta parte

    "A inscrição estadual e/ou municipal devem comprovar que a empresa atua como Prestadora de Serviçode Telecomunicações. A Anatel não aceita Provedor de Internet, por se tratar de provedor de conteúdo,
    e representa uma das ações com o maior número de rejeições de autorizações;"

    Como algumas pessoas sabem a lei mudou e existe outra forma só não sei como é por isso busquei esse forum inclusive passou no jornal...
    nessa cartilha não tem nada referente a Resolução n.° 614, de 28 de maio de 2013, e sei tb que muitos provedores que pagaram 9 mil estão se mordendo pela concorrência que vem por ai, vou procurar um contador pra me informar melhor e "tentar" fazer a coisa certa


    Ate onde eu sei só mudou o valor de r$ 9k para r$ 400,00...

  17. #17

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Ainda não entendi uma coisa, essa taxa de R$:9000,00 baixou para R$:400,00 como estão falando? É isso mesmo?
    Sim, só isso. O resto continua o mesmo. O vilão agora é o CREA.

  18. #18

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Sim, só isso. O resto continua o mesmo. O vilão agora é o CREA.
    Cara aqui no Piauí tem a vantagem do CREA-PI aceitar Téc. em Eletrônica como responsável técnico de provedor de internet. Que há de convir que sai muito mais barato que engenheiro.

  19. #19

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O que o CREA tá fazendo pra nos esfaquear? ;D
    Não é o CREA( os caras estudaram para estar lá), e sim a Lei. O projeto precisa ser assinado por um engenheiro cadastrado no CREA, e ai já viu.

  20. #20

    Padrão Re: Registro de Serviço de Internet

    Citação Postado originalmente por etnet Ver Post
    Cara aqui no Piauí tem a vantagem do CREA-PI aceitar Téc. em Eletrônica como responsável técnico de provedor de internet. Que há de convir que sai muito mais barato que engenheiro.
    Poxa que legal, facilita muito, penso um dia em morar em Parnaíba minha família é dai.