+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mudar exta 4 para ext3

    Galera,

    antes tarde do que nunca, decidi mudar da plataforma microsoft para plataform gnu/linux, adotei a disto debian. estou realmente muito satisfeito com o apoio dos forumeiros e documentação. mas como toda criança com brinquedo novo, gosta de brincar um pouco, aliás preciso aprender estas novas feramentas, mas vamos lá

    ja instalaei debian 7 algumas vezes e sempre criava as patições assim: / - ext4 e /home - ext3

    na minha ultima instalação eu instalei ext 4 nas duas:

    tem como eu excluir a partição /home e recriala como ext3 ?

    não preciso de de nenhuma informação desta partição

    Att,
    Alex

  2. #2

    Padrão Re: mudar exta 4 para ext3

    Caro Alex,

    você possui ambiente gráfico no Debian instalado?
    Se sim, inicialmente instale uma ferramenta chamada gparted, caso não esteja instalada.

    No terminal como root, execute o comando a seguir para instalar a ferramenta:

    # apt-get install gparted

    Após a instalação, procure no menu do gnome o programa gparted, geralmente está no menu de administração.
    Com esta ferramenta você poderá realizar o "downgrade" do sistema de arquivos.

    Para isso, desmonte pela própria ferramenta a partição /home e execute uma nova formatação, agora escolhendo o filesystem ext3.

    Isso resolverá seu problema.

    Mas cuidado, para não executar operações em uma partição errada. Ações como esta "destroem" os dados existentes.

    Se você não se sentir à vontade para realizar o procedimento com o gparted por falta de conhecimento, procure na internet tutorial de uso. A ferramenta gráfica é bem simples de usar ( e muito poderosa), mas a melhor fonte de consulta é o man da ferramenta.

    Espero que te ajude.

    Francisco.

  3. #3

    Padrão Re: mudar exta 4 para ext3

    Citação Postado originalmente por fdcdsp Ver Post
    Caro Alex,

    você possui ambiente gráfico no Debian instalado?
    Se sim, inicialmente instale uma ferramenta chamada gparted, caso não esteja instalada.

    No terminal como root, execute o comando a seguir para instalar a ferramenta:

    # apt-get install gparted

    Após a instalação, procure no menu do gnome o programa gparted, geralmente está no menu de administração.
    Com esta ferramenta você poderá realizar o "downgrade" do sistema de arquivos.

    Para isso, desmonte pela própria ferramenta a partição /home e execute uma nova formatação, agora escolhendo o filesystem ext3.

    Isso resolverá seu problema.




    Se você não se sentir à vontade para realizar o procedimento com o gparted por falta de conhecimento, procure na internet tutorial de uso. A ferramenta gráfica é bem simples de usar ( e muito poderosa), mas a melhor fonte de consulta é o man da ferramenta.

    Espero que te ajude.

    Francisco.

    Olá colega, obrigado pela atenção no tópico. eu conheço o gparted sim. minha duvida é quando eu exlcuir esta partição os dados serão deletados... portanto irei fazer copia dos dados. agora, eu tenho duvidas no procedimento, creio:
    entrar em modo de recuperação, encluir a partição, recriar a partição /home em ext3 e adcionar o usuario novamente, correto?




    Mas cuidado, para não executar operações em uma partição errada. Ações como esta "destroem" os dados existentes.

  4. #4

    Padrão Re: mudar exta 4 para ext3

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Formate para "ext4", com certeza seus dados serão apagados, mantenha um backup.

    Outra coisa, para definir a home novamente, defina-a no "/etc/fstab", identificando pelo seu UUID, que pode ser descoberto com o comando "blkid", veja como está minha home e o resultado do "blkid".

    Código cat /etc/fstab:

    UUID=bac3dbc9-8d5b-40e2-a68c-469c6a25ca91 /home ext4 defaults





    Código sudo blkid:

    /dev/sda1: UUID="d8c491fd-1a95-4eaf-8dd0-03c0356440a7" TYPE="ext4" /dev/sda2: UUID="d2f7a86a-f429-419c-b73b-b1d323decca5" TYPE="swap" /dev/sda5: UUID="bac3dbc9-8d5b-40e2-a68c-469c6a25ca91" TYPE="ext4"


    ATENÇÃO LEITORES...........

    Eu acabei reinstalando meu debian novamente por que não havia lido a ultima citação "acima" do colega.

    quando eu formatei a partição para ext3... aparecia um erro que agora eu fui a descobir que a solução era esta. kkkk
    obrigado pelo esclarecimento, com certeza na próxima vez não pecarei de novo

    Abraços
    Alex