Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão rocket m5 numero de clientes por ap .

    bom dia senhores .
    a gente ouve muita fabula sobre ubiquiti ,ja ouvi coisas de 111 clientes por ap ....massss gostaria de ouvir opiniões verdadeiras aqui trabalho na media de 40 clientes por ap rocket com airmax ativo com planos de 1 a 2 mega tendo um troughput no horario de pico de ate 6 megas .
    qual os numeros que voces tem por ai ?
    Última edição por naldo864; 21-11-2013 às 11:32.

  2. #2

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Boa tarde Naldo, no provedor em que trabalho, temos rocket com 40 clientes liberados com média de 30 a 35 clientes conectados, planos de 1,2,3 e 4mb, airmax ativado, trabalhando com 20dbi de potência, menor ccq 98%, mcs 5 52000. Pings de 1 a 2ms, tp já verifiquei 8, 9mb. Vlw.

  3. #3

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    A que mais tenho cliente rocket m5 c/ basestation 20dbi 90°
    16dbi 20mhz sem airmax ccq 99%

    User
    Maximo 58
    Media 48

    Trafego
    maximo 18mbps
    media de 10mbps.

  4. #4

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    são boas estimativas para o amigo naldo hehehe

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    A que mais tenho cliente rocket m5 c/ basestation 20dbi 90°
    16dbi 20mhz sem airmax ccq 99%

    User
    Maximo 58
    Media 48

    Trafego
    maximo 18mbps
    media de 10mbps.
    hummm bom eim então da pra colocar pelo menos uns 70 radios por ap ,visto que e muito dificil os clientes ligarem todos os radios ao mesmo tempo,percebi que muitos mantem eles desligados so ligando na hora de usar .

  6. #6

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    aqui são planos de 1,2,3 e 4m, 53 clientes, tudo nlm5 com airmax, nunca fica menos de 48 rádios logado, estou em 10mhz para fugir da interferência, ping 8 a 10ms, banda passante de 10 a 14megas, pior sinal -65, acho que poderia passar mais banda. Vi o desafio do chadi dizendo que em tal lugar nego colocou cento e poucos clientes em um ap, so que ele deixou de informar a banda dessa galera. Pelo que andei pesquisando, a media e de 40 a 45 clientes para planos ate 4mb, acho que nao passa disso, se alguem souber de um ap mais robusto para mais usuários deixa a dica pra galera.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    aqui são planos de 1,2,3 e 4m, 53 clientes, tudo nlm5 com airmax, nunca fica menos de 48 rádios logado, estou em 10mhz para fugir da interferência, ping 8 a 10ms, banda passante de 10 a 14megas, pior sinal -65, acho que poderia passar mais banda. Vi o desafio do chadi dizendo que em tal lugar nego colocou cento e poucos clientes em um ap, so que ele deixou de informar a banda dessa galera. Pelo que andei pesquisando, a media e de 40 a 45 clientes para planos ate 4mb, acho que nao passa disso, se alguem souber de um ap mais robusto para mais usuários deixa a dica pra galera.

    pelo que eu percebi ate agora ,a media e de 50 clientes por ap ,mas se for tudo arrumadinho da pra chegar ate uns 70 .
    sera que tem alguem por ai que passou disto .

  8. #8

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Pense em reduzir o numero de clientes e nao aumentar. Os as velocidades de clientes tendem sempre a aumentar.
    Maximo 35 clientes por ap;

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    Pense em reduzir o numero de clientes e nao aumentar. Os as velocidades de clientes tendem sempre a aumentar.
    Maximo 35 clientes por ap;

    este negocio de reduzir e complicado ,não da pra deixar de atender clientes pensando em aumentar banda no futuro afinal o cliente de 1 mega e o que paga as contas do provedor ,aumento de banda futura e melhor ja ir preparando outro plano de ataque .

  10. #10

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Claro, vc esta certo. Esqueci q voce pode reduzir o numero de clientes por painel e aumentar o numero de paineis.
    Desculpe minha falha tecnica. Utilizamos fibra aqui e os clientes wireless querem altas velocidades. Temos planos de até 6mb.
    Axo que nossa realidade eh diferente, pois os planos mudam a cada 4 meses devido a forte concorrencia.
    Pensa nisso.


  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    Claro, vc esta certo. Esqueci q voce pode reduzir o numero de clientes por painel e aumentar o numero de paineis.
    Desculpe minha falha tecnica. Utilizamos fibra aqui e os clientes wireless querem altas velocidades. Temos planos de até 6mb.
    Axo que nossa realidade eh diferente, pois os planos mudam a cada 4 meses devido a forte concorrencia.
    Pensa nisso.

    sim sim voce tambem não esta errado kkkk ,mas e que por enquanto esta inviavel por aqui trabalhar com fibra o provedor e pequeno .mas quem sabe daqui a algums meses.

  12. #12

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    Claro, vc esta certo. Esqueci q voce pode reduzir o numero de clientes por painel e aumentar o numero de paineis.
    Desculpe minha falha tecnica. Utilizamos fibra aqui e os clientes wireless querem altas velocidades. Temos planos de até 6mb.
    Axo que nossa realidade eh diferente, pois os planos mudam a cada 4 meses devido a forte concorrencia.
    Pensa nisso.

    O problema em aumentar o numero de paineis e a alta interferencia, com 7 paineis na torre tenho sempre que ficar monitorando os canais,imagina com 10 ou 12.

  13. #13

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Aqui trabalhamos com planos de 1,2,3 e 5mb, temos AP com 90 clientes, em horario de pico passa 16MB.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radio ap.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	86,8 KB
ID:      	49173

  14. #14

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Eu estou fazendo testes com o objetivo de chegar justamente a essa resposta... Uma conclusao sobre qual o numero máximo de clientes em um painel, bem como diversos outros fatores.

    Já tem uns 3 meses que estou testando e juntando informação e espero publicar até o final do ano aqui no fórum um material mais detalhado sobre esse assunto, com as conclusões que obtive.

    Vai demorar um pouco, pois eu estou migrando os clientes de 2.4 para 5.8 e o numero de clientes por painel vai aumentando conforme vou migrando o cliente. Espero ter terminado até o fim do ano.

    Mas a princípio posso adiantar o seguinte:

    O limite que eu cheguei em um Rocket foi 160 (cento e sessenta) clientes cadastrados em um Rocket M5 com planos de 1, 2 e 3 Mbps. Nesse ponto fica ruim. Mas até 120 clientes cadastrados (atenção! não é conectado e navegando ao mesmo tempo, é cadastrado) vai bem com esses planos e suportam um trafego de até 15 Mbps no setor e cliente tem a sua banda entregue sem qualquer perda.

    Nesse Rocket eu usei Airmax e sem Airmax e não notei nenhum ganho. Na verdade até achei que ficou pior quando ativo Airmax.

    No cliente estou usando nanobridge sem ativar RTS CTS.

    Agora comecei a testar a RB912G como AP e estou ativando RTS CTS nos clientes. Até agora estou bastante animado com os resultados. Está muito melhor. Acredito que vai suportar 200 clientes sem problemas, nessa nova configuração.

    Mas daqui um mes e pouco eu vou ter a resposta final.

    Ahh.... e antes de alguém me criticar por colocar 160 clientes em um unico AP, vou avisar que a intenção era justamente conhecer o limite, saber na prática até onde vai. Já distribuí esses clientes em dois painéis e está tudo bem... rsrs

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Eu estou fazendo testes com o objetivo de chegar justamente a essa resposta... Uma conclusao sobre qual o numero máximo de clientes em um painel, bem como diversos outros fatores.

    Já tem uns 3 meses que estou testando e juntando informação e espero publicar até o final do ano aqui no fórum um material mais detalhado sobre esse assunto, com as conclusões que obtive.

    Vai demorar um pouco, pois eu estou migrando os clientes de 2.4 para 5.8 e o numero de clientes por painel vai aumentando conforme vou migrando o cliente. Espero ter terminado até o fim do ano.

    Mas a princípio posso adiantar o seguinte:

    O limite que eu cheguei em um Rocket foi 160 (cento e sessenta) clientes cadastrados em um Rocket M5 com planos de 1, 2 e 3 Mbps. Nesse ponto fica ruim. Mas até 120 clientes cadastrados (atenção! não é conectado e navegando ao mesmo tempo, é cadastrado) vai bem com esses planos e suportam um trafego de até 15 Mbps no setor e cliente tem a sua banda entregue sem qualquer perda.


    amigão estamos aqui discutindo isto para servir de material para o futuro e os provedores saberem o limite de seus aparelhos ,kkkk

    Nesse Rocket eu usei Airmax e sem Airmax e não notei nenhum ganho. Na verdade até achei que ficou pior quando ativo Airmax.

    No cliente estou usando nanobridge sem ativar RTS CTS.

    Agora comecei a testar a RB912G como AP e estou ativando RTS CTS nos clientes. Até agora estou bastante animado com os resultados. Está muito melhor. Acredito que vai suportar 200 clientes sem problemas, nessa nova configuração.

    Mas daqui um mes e pouco eu vou ter a resposta final.

    Ahh.... e antes de alguém me criticar por colocar 160 clientes em um unico AP, vou avisar que a intenção era justamente conhecer o limite, saber na prática até onde vai. Já distribuí esses clientes em dois painéis e está tudo bem... rsrs

    sim amigão este post e realmente para nos que trabalhamos com isto chegarmos ao uma conclusão real do que pode ser feito com segurança com os rocket ,mas que voce e corajoso isto e ....kkkkk

  16. #16

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    agora estamos falando do rocket m5, más esquecemos que já se encontra disponivel a nova geração, dos rocket o m5 titanium já estão ai com maior processamento e memoria no final acredito que só uma reestruturação bem feita dos pop vão lhe dar um resultado satisfatório tanto em aumento de banda quanto quantidade de clientes, o que os amigos acham?

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Citação Postado originalmente por Rodriguinhow Ver Post
    agora estamos falando do rocket m5, más esquecemos que já se encontra disponivel a nova geração, dos rocket o m5 titanium já estão ai com maior processamento e memoria no final acredito que só uma reestruturação bem feita dos pop vão lhe dar um resultado satisfatório tanto em aumento de banda quanto quantidade de clientes, o que os amigos acham?
    não testei ainda os titanium mas quem sabe ano que vem.

  18. #18

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    poisé naldo se os m5 chegar no gargalo você já tem essa opção futura e vamo que vamo!

  19. #19

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    amigos já aproveitando o tópico e fugindo um pouco do assunto, estou com um problema em um dos meus clientes que faço consultoria, tem um jogo chamado point blank e esse jogo está com problemas no pcc gostaria de saber como faço para que as requisições desse jogo passem por fora do balance, obrigado.

  20. #20

    Padrão Re: rocket m5 numero de clientes por ap .

    Olá a todos,

    Tenho um PtP usando rocket m5 titanium, achei pior que o rocket m5 normal, a sensibilidade de sinal achei pior que o antigo hehehe
    Agora em Ponto Multiponto não posso dizer nada pois ainda não utilizei...