Na altura de 38mts seria o ideal, visto que sobraria 2mts acima para colocar antenas e etc...
Se colocar no topo irá perder esses 2mts, pois os cabos iram atrapalhar...
Na altura de 38mts seria o ideal, visto que sobraria 2mts acima para colocar antenas e etc...
Se colocar no topo irá perder esses 2mts, pois os cabos iram atrapalhar...
Caro Jonas, procure colocar a anti-torção no local onde vai sofrer mais ação do vento, ou seja geralmente na altura onde ficam acumulados os painéis, mas recomendo nesse caso duas anti-torção, na metade da torre e outra na extremidade logo abaixo dos paineis, pois também serve pra apoiar os pés quando precisa fazer uma manutenção. Se você tiver alguma antena de disco tipo 34dbi é recomendável que tenha uma anti-torção o mais próximo possível, pois a ação do vento é muito intensa neste ponto.
Jmayer
TechNorte Obrigado pela dica, a empresa que me forneceu as torre passo justamente essa situaçao tanto que parte do suporte ja vem soldado em um modulo ficando exatamente a 38mts.
Unica coisa que nao achei certo é estaio de 9 em 9mts
9,18,27,36 e anti-torçao a 38mts sou mais 9,15,21,27,33 e 38 oq me diz?
jmayer Estou pensando extamente em usar mais um com 19mts, vou utilizar no topo 2x algcom 32dbi de 90cm
Não sou engenheiro, mas leio muito a respeito.
E parece que nesta altura o ideal seriam dois anti-torção pois o movimento vibratório da torre pode faze-la girar bem sobre o meio da altura.
Lembrando que os estais do anti-torção devem ficar em ângulo aproximado de 90º com os estais normais.
Então uma perguntinha: quantos pontos de ancoragem no total precisam ser estabelecidos para que os anti-torção funcionem corretamente?
Aí é que está Jonas, o anti-torção tem que puxar num sentido diferente do estaio justamente para evitar a torção.
Não basta ter um braço mais largo lá em cima na torre. A puxada também influencia muito no resultado.
Então, quantas ancoragens você teria que colocar para um torre de sessão triangular?
Jonas, eu esqueci de perguntar qual é o tamanho de cada modulo da tua torre, mas digamos que seja de 3mts, como das que sempre faço...eu colocaria de 6 em 6mts, ficaríamos com o seguinte cenário; 6=>12=>18=>24=>30=>36 e 38 com anti torção...lembrando que vc poderia tbem dividir as ancoragens em 2 distancias; assim, ate os 18mts de altura vc ancora a uns 12mts da torre e de 24 aos 38 mts vc ancora no minimo a 18mts da torre...outra coisa...use as chapas equalizadoras que ja foram postadas em outro tópico...
Acredito que seja uma boa configuração...
Sao torres tubolares galvanizadas a fogo de 33x33x33 c/ Art.
Entao pensei em usar 6 base para ancoragem mais o problema é local de ficil acesso, sem agua nem nada proximo. As 3x base ja vai ser bem complicado quem dera 6.
E sao 3 torre nesse esquema acima, chapa equalizadora ja uso em todas as minha torre fica um acabamento show de bola alem de facilitar o trabalho com os esticadores.
1929 O esquema do ant-torçao passado pela empresa que me vendeu as torre é esse em anexo.
Nunca usamos assim, mas é bem interessante. Economiza 3 pontos de ancoragem.. e como tem ART, o engenheiro deve ter 1 milhão de vezes mais conhecimento. Além disso você precisa seguir o que está no projeto dele. Não se afaste "um milimetro" para não perder a validade do projeto. Não improvise nada.
Qual a distância que fica da torre a ponta de cada triângulo do anti-torção?
1929...nao entendi onde vc fala que economiza...pois pra mim anti torção só tem um jeito e nao tem como economizar cabos...vc pode me exemplificar um modelo que economize 3 pontos de ancoragem...fiquei muito curioso amigo...
edit:
me perdoe...fui olhar o desenho denovo e vi a cagada da empresa que esta vendendo pro jonas...eu nunca colocarei anti torção ancorados no mesmo lugar...tem q ser separado sem duvida alguma...sinto muito...
Amigo, valeu agora entendi como fica, o desenho simplificou muito. Mas me diga por exemplo numa torre de 24 metros, quantos estaios você colocaria em cada lado, e o antitorção você coloca 1 só na torre? Se for um só, onde ele deve ficar? Se mais que um quantos seriam ? Abraço
Só pra dar mais um método, menos eficiente mas que não exige equipto extra na torre, só 2 estaios a mais:
Simplesmente coloca 2 estaios rumo aos 2 cantos "opostos" da torre, cria o mesmo efeito das outras opções anti-torção.
Fica assim o todo:
Eles não necessariamente precisam ficar na mesma altura do estaio padrão, e se colocar isso na verdade nem precisa colocar estaio comum nessa altura.
Na hora de subir você encontra um "X" de estaios num certo ponto, atrapalha um pouco a subida (Leva 3 segundos pra você olhar onde pisa). Na imagem parece que os estaios estão longe da torre, mas na prática eles ficam a uns 2cm da torre, ficam bem juntinho dela, não atrapalha a subida.
A vantagem dessa opção é poder colocar a qualquer hora em qualquer altura sem suporte extra, e não atrapalhar tanto a subida como um anti-torção típico grande.
A desvantagem é que não é tão eficiente, isso limita muito a torção quando você sobe, mas ainda chacoalha, eu gosto dessa opção porque o custo é mínimo, só 6 estaios extras não saem tão caros (Em torre de 30m isso dá uns R$ 250 a mais com o tipo de estaio que uso).
Pra torre pequena até 30m, sem equipto de alto arrasto (Até dish 25dBi), isso tem servido bem.
Cara que idéia excelente, mas só pra confirmar um duvida, coloco esse estaio para previnir a torção somente somente lá no ultimo lugar onde vou estaiar ou seria melhor em 2 pontos?
Sempre colocamos 2 pontos, acima e abaixo da maior antena (Geralmente alguma parabolica pra PTP).
Se colocar só em cima ela pode dançar no meio. Se colocar só no meio a parte de cima pode ficar sambando, então colocamos no topo ou quase, e o outro anti-torção uns 4 a 6m abaixo.
(Ou no topo e acima do meio, caso seja um monte de antena pequena, sem nenhuma de alto arrasto)
O elemento que CRIA a torção é antena de alto arrasto, parabólica não tem só o arrasto frontal, o maior problema é vento de lado, meio de traz, que força a torre pro lado, ela torce literalmente a torre (Se em vendaval o sinal cai 5dBm, pode ter certeza que tem torção razoavel aí!), então se coloca o anti-torção bem perto de quem gera torção.
Se colocar a parabolica meio baixa, digamos a 20m de altura, ela não terá tanto vento, aí dá pra colocar anti-torção só perto do alto, e só 1.