Postado originalmente por
rubem
Esses carregadores as vezes detonam as baterias, são os chamados carregadores de emergencia, ou pra carga cíclica. você carrega a bateria até ela atingir o nível maximo, despluga do carregador e usa, elas mantém uma flutuação em baixa corrente devido a resistencia interna da bateria mas o foco delas não é uso 24x7, elas mantém a flutuação por minutos ou horas até você ir desligar.
Fonte com trafo hoje é considerado atraso de vida, eu não vejo assim, meu problema com trafo é o rendimento, fonte chaveada rende 70 a 80% (Perdas de 20 a 30%), mas fonte com trafo geralmente rende 40%, você desperdiçar 60% pra dar carga na bateria pra poder dar partida no carro as vezes é uma coisa, mas deixar ligado 24x7 pesa na conta! (Se o equipamento consumir 50W essa fonte com trafo irá consumir em AC uns 100W no mínimo, esses 50W da diferença por hora são 1,2KW por dia (24h), ou 36KW por mes (30 dias), que na minha conta de luz dá R$ 19, ou seja, em 9 meses pago a diferença entre uma fonte com trafo (R$ 140) e uma fonte chaveada (R$ 300))
Carregador com trafo é coisa simples, tá cheio de projeto disso na web, tipo:
http://www.circuitstoday.com/lead-acid-battery-charger
http://www.sentex.ca/~mec1995/gadgets/labc.htm
http://www.4shared.com/photo/AsbK9e0...y-charger.html
Esses circuitos custam uns R$ 6 em componentes, um trafo 12V 10A deve estar uns R$ 60.
Mas... se isso fosse suficiente, porque fabricantes de renome como a Xantrex fariam controladores complexos de US$ 400, quando poderia usar um simples LM324 e um LM317 de US$ 4? Porque controladores simples detonam as baterias, permitindo desequalização, além de ter rendimento ruim.
(No lugar de leds pra indicar estado, poderiam colocar voltimetros, olha o preço de umas opções:
http://www.ebay.com/itm/Mini-DC-2-5-...item3a87822025 , mas nada disso adianta, quando as celulas se desequalizam a medida fica falsa, carregador simples não investe nesse tipo de coisa)
A opção que já falei muito aqui no forum, que é usar trafo ou fonte chaveada de 16V, pra alimentar controlador de painel solar, também está longe de ser perfeita, mas sempre citei isso porque é algo BARATO, o custo não chega nem perto do R$ 140, fora que é modular, se pifar a fonte você troca a fonte, se pifar o controlador você troca o controlador, é barato ter peça sobressalente, mas a vida útil da bateria seria tão bem cuidada quanto com esses "carregadores" do ML quanto com nobreak AC carregando bateria externa (Nobreak AC não tem nada fantastico, não sei porque a recomendação de usa-los, é um TRAFO carregando uma bateria, controlador mais ou menos eficiente, mas não tem nada de verificação de temperatura, tensão de equalização, NADA, nobreak AC é um carregador comum. Não pergunte aos vendedores, pergunte a quem tem formação na area, procure engenheiros eletronicos (Alguns tecnicos são apenas praticos e não conhecem sobre baterias nem conhecem a teoria dos carregadores, é muita area de conhecimento pra se estudar), os vendedores raramente tem formação ou conhecimento profundo da area em que trabalham (Se tivessem ainda seriam mais vendedores?), uma coisa é contar as experiencias que tem visto, mas é um tiro no escuro recomendar qualquer nobreak AC ou DC pra qualquer bateria, procura ver se no fabricante dos nobreaks DC tem algum engenheiro ou técnico com que se possa falar, antecipe o cenario que o aparelho teria, mas não fale em modelos ("Nanostation 2") e sim em consumo (50W de consumo fixo, 24x), em temperatura do ambiente, em necessidade de ventilação do equipamento, e ouça do fabricante uma garantia que não haverá desequalização das celulas com o uso X oy Y, quando ouver a desequalização (Com carregador abaixo de R$ 500 quase sempre há) cobre dele uma explicação. Se ele falar pra você fazer uma carga com outro carregador 1x por mes, siga o procedimento, deve reduzir a desequalização, mas não seria com esse carregador de R$ 140 do ML, que só vai até 13,9V, precisaria um que sobre até uns 15,2V, isso os nobreaks AC também não fazem, se é pra ter que arranjar outro carregador incomum, então os nobreaks DC de R$ 300 são mesmo uma boa opção? Eu cada vez mais acho que eles fazem exatamente o mesmo que uma fonte chaveada e um controlador de painel solar, que custam entre 30 e 50% do valor dos nobreaks DC.