Postado originalmente por
rubem
Que antena é essa de 75 ohms? Padrão pra wireless é 50 ohms. Não sei de onde essa antena possa ter saído, porque MMDS 2,5GHz usa 50 ohms, 2,6GHz usa 50 ohms, as antenas pra GSM/CDM de 800 a 2100MHz, ou de 700 a 2700MHz, também são 50 ohms, as mais recentes pra Wimax e LTE são 50 ohms... só se usa 75 ohms em imagem e RF de baixa frequencia (Abaixo de 800MHz).
Não é daquelas antenas Orion, que usam conector F? (De TV) Não lembro se falavam em 75 ohms na antena, até comprei, mas eles nunca tiveram homologação, nunca sairam da minha casa... mas enfim, nos anuncios falava um curioso "50-75 ohms", vide:
http://todaoferta.uol.com.br/comprar...dio-PLFLC0UQIH
Corra dessas antenas,
corra! Se é que dá pra chamar aquilo de antena. São um quebra-galho barato pra banda tipo 200 ou 300Kbps, mas se precisar troughput melhor isso não serve bem, não é a toa que pararam de fabricar e nunca homologaram, a idéia até que seria boa, mas o foco do refletor de aluminio não é legal, e o dipolo tipo patch como elemento parece que não é bem planejado. Aproveite o refletor e coloque um biquad meio curvado, soldado num conector N, vai ter uns 10dB de ganho, mas o CCQ milagrosamente vai subir.
Bom, o descasamento de impedancia devia mesmo criar VSWR grande (Onda estacionária, retorno), isso derruba o CCQ completamente, e faz o nível de sinal informado variar (A etapa de RF se auto-atrapalha), ou melhor, se o equipamento for lerdo (Chipset RTL8186 ou similar de roteador domestico) vai mostrar um nível de sinal alto (Pega os picos), mas em RB que atualiza mais rapido você vê o sinal pulando de -40 pra -80dB em meio segundo.
Acho que isso explica bem como é uma impedancia descasada:
e uma casada corretamente: