Postado originalmente por
Roberto21
Olá pessoal, bom dia!
Voltando ao under depois de um tempo encontrei tudo mudado ''novamente'' e estou em dúvida se estou postando no lugar certo !
Mas vamos ao assunto:
Alguém sabe informar se as portas SFP da cloudcore 1036 podem ser utilizadas como OLT ? Por que se puder será excepcional para a implantação de fibra em qualquer rede.
Outra dúvida é se a RB 260GS já foi utilizada por alguém como ONU/ONT, e se sim qual adaptador Gbic foi utilizado ?
Algum ''guru'' aqui sabe das intenções da Mikrotik nesse sentido ?
Alguém que já esteja fibrando e usando FTTx que solução usou ? O que achou mais barato ?
Penso que se for possível usar as portas SFP como OLT (cloudcore/cloudswitch) ficaria mais barato o projeto, teríamos total controle da rede usando S.O Mikrotik, se existisse alguma intenção no sentido de GPON/GEPON por parte da Mikrotik ao menos haveria esperança de hardware acessível nesse segmento (atualmente).
A questão da fibra é que precisamos para ontem, outra questão é que a industria sabe que precisamos e os preços continuam altos (apesar de já ter baixado) para diversos projetos pequenos. Colocar uma ONT no cliente (com wireless) que custa R$ 380.00 não vejo como um bons olhos, ou usar um conversor de mídia na casa do cliente onde esse conversor custa em média R$ 250,00 também não vejo com bons olhos. Estou pensando em usar o projeto hibrido, ou seja, fibra até as ONU (nos postes) e cabo UTP descendo para casa do cliente, qualquer cliente que queira fibra até dentro de sua casa, e para satisfazer o seu ego ai sim usaria FTTH/ONT mas o cliente teria que arcar com os custos. Que acham ?