Olá Pessoal, tudo bem?
Estou sumido do fórum desde 2012 quando vendi meu provedor (na época com aproximadamente 80 clientes) para outro provedor maior, na época me prometeram salário e um cargo bem alto que como não estavam no contrato não foi cumprido, enfim, estou pensando em retornar a ativa e venho mexendo alguns pauzinhos e gostaria de compartilhar com vocês minha visão para o futuro dos provedores via rádio, já tinha esta visão desde 2010 e hoje ela pode se tornar realizada mais facilmente, vamos lá:
Internet de Alta Velocidade:
Atualmente as teles e vários provedores via rádio que iniciaram o cabeamento por fibra ou cabo de rede oferecem conexões na média de 50 á 100mbps (sendo que em são paulo a net e tim já oferecem 500mbps por um preço acessível) a verdade é que estas velocidades só estão disponíveis nos grandes centros (e nos centros das cidades) deixando bairros novos e afastados sem cobertura, além disso os provedores de hospedagem tem limitação na velocidade de entrega ao cliente, ou seja, não adianta o cliente ter 100...200mbps, ou que seja 1gbps sendo que o site que ele está acessando só vai liberar 2 megas de conexão para o ip/computador dele.
Enfim, acredito que a velocidade não é tudo e sim a qualidade desta conexão, na tecnologia atual MIMO da Ubiquiti, acredito ser possível entregar até 10mbps para cada cliente com 1mbps de upload, e esta velocidade será suficiente pelos próximos 5 anos, afinal a telefônica e net ainda vendem conexão de 1 mega por exemplo.
Telefone Fixo:
O Voip que no começo da internet foi muito desmoralizado ainda é a melhor tecnologia de telefonia devido a sua versatilidade, é possível montar um servidor de telefonia próprio (com conexão à operadoras de telefonia fixa e móvel) e oferecer planos de ligações ilimitadas para nossos clientes, e para numeração é possível fazer parceria com alguma operadora STF que atende na sua cidade, é assim que os provedores voip fazem: contratam uma grande quantidade de DDR de operadoras e montam um servidor na cidade.
Além disso com o voip é possível oferecer serviços diferenciados como: caixa postal com recados via e-mail, siga-me configurável, não perturbe, ramais para empresas, etc etc.
E como o servidor estaria local na empresa e as ligações sairiam por operadoras físicas não terá problemas com picotamento de ligações causados pela conexão de internet, e no wifi você pode priorizar o tráfego, além disso com o G729 ele consome cerca de 100kbps UP/DOWN.
E o equipamento para entregar a linha ao cliente (ATA) temos opções acessíveis e inclusive um modelo de roteador da TP-LINK que já vem com Wifi e 2 Linhas Voip.
TV via Satélite:
Acho que a TV é mais questão de ter o serviço disponível (para o cliente não falar: vou pra NET por que lá tem TV), por que muitos clientes hoje em dia utilizam o Gato TV, inclusive o GATO TV seria a 3º maior operadora de tv do Brasil (rsrs), então assim, aqueles clientes que desejam ter o serviço de tv por assinatura e já usam ou queiram a sua internet e telefone podem assinar com você o serviço de tv via satélite, a ISP TV lançou isso há alguns anos, agora mudou de nome (http://www.redeippi.com.br/) ainda não sei quais são as condições comerciais mas provavelmente você leva um valor inicial pela instalação e mensal para manter a cobrança, atendimento e suporte.
Enfim, dá pra oferecer tv por assinatura, é só querer.
Informática:
Aqui eu acredito que seja o grande diferencial da maioria dos provedores via rádio e o que eu pretendo levar a larga escala na minha nova empreitada: soluções em informática, hoje a maioria dos provedores via rádio nasceu muitas vezes de uma loja de informática que acabou colocando uma antena em cima da sua loja e começou a vender internet.
O serviço de informática pode ser agregado na mensalidade do cliente, por exemplo: você pode incluir o suporte técnico por telefone para dúvidas gerais na utilização do computador (muitas vezes já fazemos isso sem cobrar, afinal o cliente liga lá e diz: meu internet explorer não abre, aí temos que orienta-lo a usar outro navegador, as vezes temos que até ensina-lo como instalar), também é possível oferecer suporte via conexão remota (usando o team viewer por exemplo) e ainda incluir formatação, backup, anti-vírus, etc.
Com isso nós provedores via rádio teremos um diferencial, que na verdade já temos, porém em forma de um pacote, ou plano, mensal, imagina cobrando R$ 30,00 de cada cliente para ele ter suporte técnico em seu computador? se você tiver 100 clientes já são 3.000 mil a mais por mês, e provavelmente você não vai ter que oferecer suporte técnico à todos durante o mês, pois muitos não precisarão, outros esquecerão que pagam para isso e outros simplesmente não enchem o saco por qualquer coisa.
Atendimento e Suporte:
Não podemos nos esquecer do atendimento e suporte técnico, que como todos sabem nas grandes teles é uma porcaria, o cliente só passa raiva para resolver pequenos problemas, por isso muitos optam pelos pequenos provedores, e isso se deve a pequenas coisas:
Atendimento Personalizado: nós prestamos um atendimento único, conhecemos o cliente e sabemos quem ele é e qual sua necessidade, reclamação diária, muitas vezes o que se passa na vida dele, então esse relacionamento próximo é o que atrai e seguro muitos clientes.
Suporte Rápido e com Hora Marcada:
Quando o cliente liga na vivo por exemplo e depois de muito esperar e muitas vezes chingar eles dizem que enviarão um técnico em 48 horas, aí o cliente tem que ficar lá esperando como se ele não tivesse mais nada para fazer da vida, por isso muitos clientes preferem provedores locais, por que ele tem acesso mais fácil para ligar ou ir até lá e ver um horário que de certo para fazer a manutenção (quem ainda não oferece visita técnica com hora marcada, fora de horário ou em finais de semana ou feriado está perdendo um grande diferencial perante a concorrência, seja ela de teles ou de outros provedores).
Resumindo:
Enfim, não é por causa da tecnologia que o cliente contrata um provedor via rádio, muitas vezes ele não sabe a diferença, para ele é tudo 1 giga, quando na verdade é 1 mega, no final o que ele quer é ser bem atendido.
Na minha visão, o provedor via rádio do futuro precisa ser Multicombo, nada de triplay com o diferencial da Informática e o atendimento somos mais fortes que os 200mbps das operadoras!
#GoWireless