Postado originalmente por
rubem
Dá uma olha em baixo, no nível de sinal e no datarate dos 2 aparelhos conectados.
Sinal -77 e ruído a -92 são ridículos 15dB de SNR, devia ter 25!
O outro tem sinal -71, são 21dB de SNR, EM TEORIA seria suficiente pra um MCS14 sem problemas. E... está mesmo em MCS14. Mas... na prática use SNR 20 ou 21 apenas em MCS0 a 3, 8 a 11 9. Acima disso é bom ter uns 25dB de SNR pra ter estabilidade (CCQ tipo 99% em MCS14. Afinal não adianta ter CCQ 85% em MCS14, vai perder pacote legítivo, o datarate teórico será maior que 99,9% de CCQ em MCS12, mas CCQ menor significa menos perdas de pacotes, o throughput você vê de cara pelo CCQ, não pelo datarate).
Pra mim você tem o classico problema do modo AUTO com sinal variando conforme o cliente, o airMAX está com capacidade péssima porque o sinal está ruim, e o throughput real deve estar ruim porque no modo auto e com 2 "clientes" o datarate variando faz muito "teste" de datarates e pacotes (Procura sempre o melhor datarate possível).
Enfim, com esse SNR acho que só terá estabilidade se fixar em MCS9 ou 10. Se quiser mais banda nos 2, vai ter que melhorar o sinal desse "UBNT", pra uns -71. Enfim, tem que equalizar os sinais, e com SNR pelo menos nos 20-22dBm.
Alias, -71 não é um sinal ruim, seu ruído é que está meio alto pro meu gosto. Se for Querencia - MT devia ser -104, se for Primavera do Leste - MT imagino que uns -97, se tem esse -92 não tem outro radio muito proximo? Ou o sinal não passa sobre rede de alta tensão? (10m pra cima de rede de 2,3KV ou mais é um problemão) Acho meio estranho esse ruído todo no interior de MT. Mas enfim, se o ruído está alto mesmo, o jeito é melhorar o sinal pra ter SNR maior, ou fixar num MCS menor pra ter sensibilidade maior.
EU só usaria airmax com SNR tipo 25dBm, e só o manteria ativo se a capacidade dele no setup fosse maior que 60%. Porque ví muuuuita perda de pacotes com sinais piores que isso, 22dB se SNR dá pra 60-70Mbps de throughput com MCS12 (400nS pelo que lembro), mas ao ativar airMAX a capacidade ficava sempre nos 50%, e o throughput baixava 10-15Mbps.
Se tiver 30dBm de SNR é claro que airMax vai fazer a banda aumentar muito, mas TODOS tem que ter esse SNR.
Equalização. -71 e -77 num provedor não é problema, vender pacote de 1 a 5M de internet com modo auto e esses sinal está ok, mas se é PTP tem que fixar o MCS pra ter estabilidade, e fazer das tripas coração pra ter SNR acima de 25dBm.
(Cuida que se baixar o MCS o SNR automaticamente sobe em metade dos casos, tipo: MCS14: 15dBm de SNR. MCS10: 21dBm de SNR. Wow... etapa de RF em MCS menor tem uns dBm a mais de potencia, e uns dBm a mais de sensibilidade.