Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pra quem gosta de um Load Balance.


    Em breve o meu Sistema de Gestão para Provedor vai sair.
    Se estiver pensando em trocar o seu, aguarde!!!

  2. #2

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Muito bom,mas é necessário mesmo marcar a opção "Allow Remote Requests" em Dns?
    Aqui no meu só marquei na Rb que faz o gerenciamento.

  3. #3

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Muito bom,mas é necessário mesmo marcar a opção "Allow Remote Requests" em Dns?
    Aqui no meu só marquei na Rb que faz o gerenciamento.
    Se for PC pode deixar marcado

  4. #4

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    No tem isso se for Pc Ou Se for Rb...
    Se você for usar a Rb como dns, Tem que marcar.
    Se não for marcada não vai permitir que o Mikrotik faça a consulta em outros Dns...
    No Caso do David é provável que tenha mais de uma Rb, só deve marca na Rb que sai para os clientes...

  5. #5

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    No tem isso se for Pc Ou Se for Rb...
    Se você for usar a Rb como dns, Tem que marcar.
    Se não for marcada não vai permitir que o Mikrotik faça a consulta em outros Dns...
    No Caso do David é provável que tenha mais de uma Rb, só deve marca na Rb que sai para os clientes...
    Bom coloca 150 clientes numa rb 450 que é ao que maioria faz e veja o processamento. Por isso Pc, mas um detalhe router não é servidor de dns o problema que o pessoal tem umas culturas meia loucas de colocar tudo no mesmo hardware

  6. #6

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Não,o balance é numa Rb 750.

  7. #7

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    No tem isso se for Pc Ou Se for Rb...
    Se você for usar a Rb como dns, Tem que marcar.
    Se não for marcada não vai permitir que o Mikrotik faça a consulta em outros Dns...
    No Caso do David é provável que tenha mais de uma Rb, só deve marca na Rb que sai para os clientes...
    Exatamente amigo. Uso duas RBs.

  8. #8

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Você tem algo contra rb amigo?
    Você diz se for pc pode marcar, o que leva a crer que você pensa que o Dns come muito processamento, Não usa muito processamento é apenas um cache a requisição é repassada ele só armazena o que foi requerido e caso outra pessoa solicite ele já entrega de imediato.
    450g = 350 R$, me diga um pc novo aew nessa faixa de preço que faça a mesma coisa que ela, que tenha 5 Placas de rede e que você ainda vai ter que comprar a licença, caso use no pc...
    Pc = Robustez, Rb gasta menos energia, Menor e sem contar que no tem trilhões de peças que podem falhar Hd, Ram, Cpu, Fonte, Placa Mãe, Placa de Rede.
    Quanto ao Dns , Router é Router, Mais por isso ele não pode assumir o papel de Dns ?, Se tem memoria e processamento sobrando, Não existe problemas.
    Tem Rb450g de amigo meu rodando 250 Clientes cadastrados (Concentrador), Com picos de 70% de processamento, agora veja bem ela ta bem configurada, praticamente só faz autenticação.
    E Concordo contigo, prefiro descentralizar as funções aqui, mais se o orçamento ta apertado e funciona certinho, nada impede de usar a rb como Dns (Cache Apenas).
    Aqui tenho 3 Rbs, Ja penso usasse um pc para Ros que tenho?

  9. #9

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Não tenho duvida disso, concordo plenamente, Acontece que A CCR Ainda não é totalmente muito estável pois só trabalha com Ros 6...
    Tem gente que poem 1500 PPOE autenticando e não faz nem cocegas, já tem gente que com 300/500 users tem sérios problemas, aew o pessoal costuma Monta uns Xeon e por a 5.26...
    Mais não tem nem comparação o estrago que um Hardware Otimizado pra aquela função pode fazer (CCR), e se conta o que disse um pc tem muitos mais peças com tendencia a ter falha (Numero de possibilidades).

  10. #10

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Removida de Outro fórum... Quero começa com a 1009 em breve. Depois uma 1016 e quem sabe a 1036...
    Mais quando vejo as configs dessa rb é muita estupidez pra meu link...
    Seria equipamento pro vizinho ver e baba (No Meu cenário, Não tem necessidade).
    http://forumspp.vr-zone.net/500/btest_profile.png

  11. #11

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Sim eu tenho mesmo concento que você, não gosto de desperdiça dinheiro, Muito menos ter uma rb pro "vizinho" ver.
    Tenho uma 1100Ahx2 Com quase 200 Clientes e ta com 11 a 20% No Maximo...
    O que vou fazer com Uma routeboard com 9 Nucleos ? 16? ou 36...
    Na foto a CCR ta rodando 2.6Gbps rindo.
    Minha 1100Ahx2 que é dual core eu no to usando a 1/5 da capacidade dela, Imagine um monstro desse, O que conta a Favor do Edger/VyOS é a estabilidade, acho que uma hora a mikrotik acerta no Ros 6 dentro da CCR.

  12. #12

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Gente.....
    Que tes@o essa 1036...putz..

  13. #13

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Tenho a 1016, coloquei no lugar da rb1200 essa sim foi o pior investimento que fiz no provedor.

  14. #14

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Ja fui da 6.7 ate a 6.19.
    Unica que nao tive problemas com queda de pppoe foi a 6.7 o restante so dor de cabeça!

  15. #15

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    O problema da Mikrotik talvez seja não ter equipamentos mais específicos.
    Se eles vendessem um equipamento específico para BGP um específico para PPPoE que realmente fosse testado e mostrado seus limites eu não veria problema algum.

    Mas eles não dizem por exemplo:
    Essa CCR suporta 3 full routing com tráfego de 1Gb.
    Essa CCR é para 2000 clientes PPPoE autenticado com tráfego de 200Mb.

    E isso gera muita confusão e dor de cabeça, não sabemos os limites.

  16. #16

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Olhem O Changelog...
    What's new in 6.20 (2014-Oct-01 10:06):*) cert scep - use fingerprints for transaction ids;
    *) ipsec - support fqdn as my id;
    *) fetch - allow fetching files larger than 4G;
    *) fetch - fixed problem where files fetched over https were trimmed in size;
    *) fixed problem - it was not possible to see %26 uninstall dude package;
    *) stores are replaced with folders and disks are now managed under /disk menu;
    *) added support for SMSC750x USB Gigabit Ethernet on x86;
    *) ups - support selftest for smart and hid UPS;
    *) pppoe client - increase connection timeout to make connection establishment possible on busy pppoe server;
    *) dhcp server - change default lease time from 3 days to 10 minutes to avoid running out of IPs;
    *) ipsec - allow binding modeconf address to username;
    *) eoip/eoipv6/gre/gre6/ipip/ipipv6/6to4 tunnels have new features: auto mtu (enabled by default for new tunnels); dscp (inherit/specific value, inherit by default for new tunnels); clamp-tcp-mss (yes by default for new tunnels);
    *) eoip/gre/ipip/6to4 tunnels have dont-fragment option (inherit/no, no by default for new tunnels);
    *) bridge has auto mtu feature (enabled by default for new bridges);
    *) pppoe-server has auto mtu feature (enabled by default for new pppoe servers);

    Gostei disso

    *) pppoe client - increase connection timeout to make connection establishment possible on busy pppoe server;
    *) pppoe-server has auto mtu feature (enabled by default for new pppoe servers);
    Mais só vou atualizar na segunda. Quero sossego esse final de semana...

  17. #17

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Você tem algo contra rb amigo?
    Você diz se for pc pode marcar, o que leva a crer que você pensa que o Dns come muito processamento, Não usa muito processamento é apenas um cache a requisição é repassada ele só armazena o que foi requerido e caso outra pessoa solicite ele já entrega de imediato.
    450g = 350 R$, me diga um pc novo aew nessa faixa de preço que faça a mesma coisa que ela, que tenha 5 Placas de rede e que você ainda vai ter que comprar a licença, caso use no pc...
    Pc = Robustez, Rb gasta menos energia, Menor e sem contar que no tem trilhões de peças que podem falhar Hd, Ram, Cpu, Fonte, Placa Mãe, Placa de Rede.
    Quanto ao Dns , Router é Router, Mais por isso ele não pode assumir o papel de Dns ?, Se tem memoria e processamento sobrando, Não existe problemas.
    Tem Rb450g de amigo meu rodando 250 Clientes cadastrados (Concentrador), Com picos de 70% de processamento, agora veja bem ela ta bem configurada, praticamente só faz autenticação.
    E Concordo contigo, prefiro descentralizar as funções aqui, mais se o orçamento ta apertado e funciona certinho, nada impede de usar a rb como Dns (Cache Apenas).
    Aqui tenho 3 Rbs, Ja penso usasse um pc para Ros que tenho?
    Amigo nada contra RB, mas sim em fazer tudo em um unico hardware, agora lhe pergunto seu provedor é wireless, pois se for blz; ate concordo com vc que funcione acima de 150 clientes, mas experimentar colocar em uma rede cabeada pra vc ver o broadcast na rede, então conclui-se que por menor que seja o consumo do dns faz diferença na hora do broadcast ainda mais quando se fala do tracking ativado no firewall.

  18. #18

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    @romulorenatoss meu provedor é 100% cabeado se quiser posso te mostra via Teamviewer tanto meu provedor como maiores rodando o dns do mk com mais que 200 users...
    Aqui temos vlan e usamos ppoe, o broadcast é nulo.
    Ideal pode não ser mais garanto que roda bem é algo simples apenas "cacheia" nada que seja um bicho de 7 cabeças.
    Tenho Unbound aqui rodando né um i3, um exagero =/.
    Mais tive problemas com ele já que mesmo setando ele no mk como dns primário o mikrotik insiste em joga algumas requisições no dns secundário é mole ?
    resultado que só metade da rede usava o Unbound.

  19. #19

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    @Arthur Bernardes, Um dia de uptime aqui e vi algumas configs novas...
    era bom a cada mk ter um tópico especifico pra discutimos sobre as novidades.
    Não me guentei e atualizei ;0

  20. #20

    Padrão Re: Pra quem gosta de um Load Balance.

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    @romulorenatoss meu provedor é 100% cabeado se quiser posso te mostra via Teamviewer tanto meu provedor como maiores rodando o dns do mk com mais que 200 users...
    Aqui temos vlan e usamos ppoe, o broadcast é nulo.
    Ideal pode não ser mais garanto que roda bem é algo simples apenas "cacheia" nada que seja um bicho de 7 cabeças.
    Tenho Unbound aqui rodando né um i3, um exagero =/.
    Mais tive problemas com ele já que mesmo setando ele no mk como dns primário o mikrotik insiste em joga algumas requisições no dns secundário é mole ?
    resultado que só metade da rede usava o Unbound.
    Vamos marcar sim, pois o ideal mesmo é vc ter um server de dns.
    add [email protected], só add no skype tb.