Pessoal,
Procurei um pouco na net, assisti alguma aulas da cisco, vi alguns manuais mas, no geral não consegui sanar minhas duvidas para tanto peço auxilio a vcs pra que me indiquem algum material de estudo ( se for video melhor) para sanar algumas duvidas iniciais de quem esta começando e desbravar o mundo da Vlan, vejam, óbvio que como todo Back bone temos nosso Core, porém, como muitos aqui acredito, logo percebemos que nosso core não tem portas suficientes para tudo que se faz, aliás, nem é indicado, o correto mesmo acredito ser ter no core apenas o cache, o autenticador algumas NAS da vida, em fim, só o básico mesmo, tudo o resto saindo por outro router ou switch, porém tenho duvidas em Vlan, por exemplo:
1 - como trablahar com VLAN?? crio a vlan no core e ligo ela no switch e neste ultimo faço o gerenciamento??
2 - Acredito que todos ( ou a maioria) dos switch existentes devem ter seu SO baseado no IOS da cisco, porém sabemos que este ultimo é uma pancada$$$$, seu valor se justifica pela confiabilidade mas as experiencias de vcs tem a relatar qual custo benficio??
3- Os que tem Poe injetado são boa opção ou travam por conta desse recurso??
4 - Pessoal, minha maior duvida é justamente na administração da Vlan, como proceder.
Toda equalquer contribuição construtiva é bem vinda.