+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question NanoStation5 L

    Olá pessoal,

    Sou leigo no assunto NanoStation, instalei internet via rádio e foi colocando um NanoStation, só não sei qual modelo é ao certo, sei que ao entrar no software da antena aparece no canto "NanoStation5 L", esse é o modelo do meu equipamento? Pois entrei no site da UBNT para ver se tinha firmware recente, só que não sei qual é o modelo do equipamento (Plataform, Product Group e Model), pois não acho nada com nome parecido ("NanoStation5 L"). Não sei se ajuda, mas a firmware atual é "XS5.ar2313.v3.5.4494.091109.1459".

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation5 L

    O L é de Loco. Loco quer dizer Low Coast.
    é um rádio da Ubiquiti que tem antena integrada.
    Me diga uma coisa, voce assinou com um provedor e eles colocaram um rádio e lhe deram a senha do rádio para você acessar o firmware?

    Ou pior ainda, deixaram com a senha e o IP default da Ubiquiti?

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation5 L

    Obrigado pela resposta... sim eles deixaram o ip default (192.168.1.20) e com usuário e senha padrão (ubnt, ubnt), com tudo disponível. Então posso atualizar como modelo "locoM5"?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	72,5 KB
ID:      	56120

  4. #4

    Padrão Re: NanoStation5 L

    Citação Postado originalmente por azotarelli Ver Post
    Obrigado pela resposta... sim eles deixaram o ip default (192.168.1.20) e com usuário e senha padrão (ubnt, ubnt), com tudo disponível. Então posso atualizar como modelo "locoM5"?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	72,5 KB
ID:      	56120
    Não te aconselho. Vai que surge algum problema seja pela atualização, seja pelo próprio serviço e eles vão dizer que tu mexeu e daí tiram o corpo fora.
    A minha pergunta foi porque desconfiei que o provedor não é tão profissional como gostaríamos que fosse.
    Veja bem, provedor que presa pelo seu serviço, que se preocupa com a qualidade e principalmente, cerca as possíveis situações de interrupção de serviço, não deve deixar login e senha dos rádios em default. Também não deixa o IP default.
    Estas medidas simples já barram 99% das situações onde um usuário mexe e pode por inexperiência ou por não conhecer a topologia da rede, tirar todo mundo fora da net. E daí tem que correr atrás para descobrir onde foi o problema.

    Além disso, a atualização quando disponível não vai acrescentar praticamente nada com relação a configuração do seu rádio. Ele está configurado como Station e daí não tem muita novidade para ser corrigida. Poucas vezes eu vi efeitos práticos em atualizações e uma delas foi em relação a versão 4.0 do AirOs da Ubiquiti.
    As versões anteriores não permitiam que o rádio quando configurado em AP+WDS utilizassem a criptografia WPA2. Só permitiam WEP.
    Segundo me informaram na Ubiquiti, isso se devia a um problema inerente ao chipset Atheros utilizado. Mas a verdade é que na versão 4.0 isso foi corrigido.
    Outra mudança na 4.0 é que permitiu que rádios sem airmax pudessem se conectar normalmente em redes com airmax.
    Fora isso, nunca vi nada de prático nas atualizações. Por isso posso te dizer com segurança, deixa assim.
    Se tu está tendo problemas de desempenho em relação ao plano contratado, fale com o provedor para que ele veja o que pode estar ocorrendo.
    Mas já fico com preconceito com relação ao provedor, pelo fato dele deixar login, senha e ip expostos. Me parece um marinheiro de primeira viagem. (com todo o respeito 'que dá para conceder' a esta situação).

  5. #5

    Padrão Re: NanoStation5 L

    É que como meu roteador Wi-Fi queimou, e eu ainda estou aguardando a chegada de um novo que comprei, me falaram que a nanostation tinha a possibilidade de disponibilizar o sinal Wi-Fi (como se fosse um roteador comum), mas ai fui tentar achar algum tutorial pra saber se o meu modelo tinha a tal possibilidade, e pesquisava com o termo "NanoStation5 L" e não encontrava nada, aproveitando a sua boa vontade, esse meu modelo oferece essa opção de disponibilizar Wi-Fi para conectar dispositivos móveis (até o meu roteador chegar)?