Olá a todos.
Não sou um membro ativo no fórum, porém pratico leitura praticamente diária de todos os assuntos que abordam aqui e através das experiências dos membros eu consigo alimentar meus conhecimentos.
Recentemente tive a dúvida sobre a virtualização do RouterOS, pois estava tendo a necessidade de ter um computador ligado 24hrs para receber alguns logs que estava criando através do Mangle, e como uso o RouterOS num x86, logo pensei na possibilidade.
-Muitas pessoas falaram muito bem.
-Muitas falaram bem, mas falavam para usar só em bancada e nunca na situação real.
-Muitas falaram que tiveram problemas estranhos no qual não conseguiram solucionar.
Enfim, continuei com as dúvidas e resolvi fazer os testes eu mesmo! E venho aqui agora compartilhar com os companheiros daqui do fórum o meu relato sobre os testes que fiz.
A primeira coisa que fiz foi procurar uma plataforma boa de virtualização. Procurando pela internet, cheguei em 03 softwares.
-VMware.
-Proxmox
-XenServer
E dentre eles após ver um comparativo, optei pelo XenServer, que é excelente! Mas como o intuito do tópico é o teste de performance do RouterOS, não entrarei em detalhes.
Configuração do meu servidor.
Intel Xeon X3220 (8M Cache, 2.40GHz, 1066Mhz FSB
Placa Mãe SuperMicro PDSML-LN1
4GB DDR2 667mhz
HD SATA 160GB Toshiba
04 Portas LAN 10/100/1000 Atheros AR8131/M
02 Portas LAN 10/100/1000 Intel 82573V
02 Portas LAN 10/100/1000 Intel 82546
RouterOS versão 5.25
Xenserver 6.2
NetTraffic 1.27 com atualização a cada 500ms.
Servidor sempre muito estável, usei o RouterOS por 5 meses e nunca tive problemas.
Enfim, vamos aos testes.
Instalei o XenServer no servidor e usei o ZenCenter para controla-lo a partir do meu notebook via rede. Criei a máquina virtual com todos os recursos que estavam disponíveis. Coloquei os 04 núcleos dedicados a VM, deixei 3GB de memória pois o Zenserver consome 1GB, e criei um disco virtual de 10GB para instalar o RouterOS, sem novidades.
A instalação foi super rápida, coloquei pra rodar o RouterOS e fiz as configurações básicas para o funcionamento. Peguei a ether1 e configurei como DHCP-Client pra pegar um IP de outra RB que tenho, e criei um DHCP-Server na Ether2 pra entregar um IP para o meu notebook, e pra finalizar criei uma regra de NAT para mascarar a rede.
Pluguei o cabo que saiu da porta 2 do servidor no meu notebook (um patchcord Cat6 de 1.5M) e logo ele pegou as configurações da lan e saiu navegando na internet.
Com isso, usei as ferramentas "Btest" que a mikrotik fornece para teste de banda e NetTraffic para medir o tráfego da rede. Fiz todos os testes possíveis e registrei para que pudesse comparar com o RouterOS rodando diretamente na máquina.
Todos os testes de banda eu começava a contagem após 02 minutos do teste iniciado para que a conexão já estivesse estabilizada, e todas duraram exatamente 05 minutos.
Teste Send TCP.
No teste "Send TCP" se refere ao fluxo a partir do meu notebook, no caso, o tráfego era gerado no Btest do meu notebook em direção ao servidor usando o protocolo TCP.
Vemos aqui que o sistema nativo conseguiu uma taxa de transferência média 127% maior que o sistema virtualizado e 128.14% a mais de bandwidth, e ambos se mostraram instáveis como podem ver no gráfico.
Teste Send UDP.
No teste "Send UDP" se refere ao fluxo a partir do meu notebook, no caso, o tráfego era gerado no Btest do meu notebook em direção ao servidor usando desta vez o protocolo UDP.
Neste teste o sistema nativo conseguiu ser 67.05% mais rápido que o sistema virtualizado e conseguiu um bandwidth 128.24% maior. Esta diferença esmagadora está relacionado ao lamentável fato da instabilidade do sistema virtualizado, que ficou semelhante a um monitor de batimentos cardíacos. (Analisem a consequência disso no provedor de vocês!)
Teste Receive TCP.
Neste teste o fluxo é inverso, o tráfego é gerado a partir do RouterOS em direção ao meu notebook e recebido pelo Btest usando o protocolo TCP.
Aqui o sistema nativo conseguiu uma taxa de transferência 272,10% maior que o sistema virtualizado, e conseguiu um bandwidth 268.40% maior. Porém, com uma taxa de transferência menor o sistema virtualizado se mostrou mais estável que o nativo, que teve pequenas quedas no tráfego.
Teste Receive UDP.
Neste teste, o tráfego é gerado a partir do RouterOS em direção ao meu notebook e recebido pelo Btest usando o protocolo UDP.
Aqui vemos que o sistema nativo conseguiu ser 212,98% mais rápido que o sistema virtualizado, e conseguiu a incrível taxa de transferência média de 928.09Mb/s, quase que no limite do hardware. O sistema nativo também conseguiu um bandwidth 212.41% maior, e atenção aos gráficos, o sistema virtualizado teve oscilações muito grandes durante o teste, oscilações estas que ao meu ver não tem uma justificativa certa, uma vez que o servidor estava sendo usado exclusivamente para este teste.
Teste Both TCP.
Neste Teste é gerado o tráfego em ambos os lados ao mesmo tempo, e por isso é considerado uma simulação mais real de como o servidor se comportaria funcionando em um provedor, vamos aos testes usando o protocolo TCP.
Aqui em ambos os testes houveram muitas oscilações, mas novamente o sistema nativo se comportou muito melhor que o sistema virtualizado. Em download, o sistema nativo foi 452.51% mais rápido, e em upload 649.14% mais rápido. Calculando o bandwidth total vemos uma diferença de 592.07%. Novamente, a instabilidade do gráfico do sistema virtualizado chama a atenção.
Teste Both UDP.
Neste Teste é gerado o tráfego em ambos os lados ao mesmo tempo, agora usando o protocolo UDP.
Neste teste tivemos bem pouca oscilação, se comparado com o teste em TCP. O sistema nativo conseguiu em download uma taxa 233.05% maior que o virtualizado, enquanto em upload a taxa foi 100.51%. A diferença de bandwidth total ficou em 142.54%. Novamente analisando os gráficos, vemos uma instabilidade maior no virtualizado e com direito a um pico assustador chegando ao final do teste, tão assustador quanto inexplicável.
Resumindo pessoal. Venho aqui passar minha experiência a vocês, pois pesquisei muito sobre isso e nunca achei nada muito concreto nesse quesito. Sei que existem muitos outros testes que devem ser feitos antes de dizer que não se deve usar o RouterOS virtualizado, mas eu, pelo que vi nestes testes estou convencido que não é a forma ideal a ser usado, ou como muitos já concluíam, é pra ser usado em bancada e não em uma situação real. Acredito que o mais agravante dos fatos que vimos acima, é a instabilidade da conexão. Em 6 testes, tivemos estabilidade em somente uma, e em todas que estavam instáveis não era só uma pequena oscilação, o maior dos exemplos foi o teste "Both TCP" que é o mais real de todos os testes, com um gráfico assustador.
Volto a freezar que foi usado o mesmo computador, a mesma versão do RouterOS, a mesma mídia de instalação, as mesmas NICs, o mesmo patchcord, e a configuração mais básica para que fosse possível a conexão com a internet.
A todos os membros, fiquem a vontade para comentarem e se tiverem alguma dúvida em relação aos testes, responderei com prazer.
Abraços.