+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DHCP desconectadno no fim do tempo de time ases

    PEssoal,
    Boa tarde, to com um probleminha que ta me encucando um pouco dai queria ver se alguém ja passou por isso pra me dar uma luz:
    É o seguinte, tinha um PTP pra minha loja que funcionava assim:

    RB2011 -> SXT lite5 -> 2km -> SXT Lite5 -> Roteador LOJA Tp-link -> switch TP-link (não gerenciavel) de 16 portas.

    A 2011 mandava o DHCP na faixa 100.0/24 até chegar no roteador TPlink. O roteador funcionava no modo roteador, ou seja, recebia o 100.0/24 e internamente roteava na faixa 1.0/24. As maquinas da loja sempre tiveram ip fixo e eu deixei o DHCP server do roteador com reserva pras maquinas da loja a fim do wirelles não afetar elas. bom, até aqui tava rodando tudo certinho e a sxt da loja nunca desconectava.

    Scenario novo:

    RB2011 -> RB750up ->SXT lite5 -> 2km -> SXT Lite5 -> switch TP-link (não gerenciavel) de 16 portas ->Roteador LOJA Tp-link

    O que aconteceu:
    1- entrou a RB 750 porque a 2011 é a principal dos clientes e não quero nada (regra, controle, firewall, nada, nada..nada) nela que não seja exclusivo pra internet, dai como a loja é uma coisa pessoal minha, comprei a 750up, onde fiz todas a configurações (até onde sei acho corretas) para administrar a banda da minha casa e da loja. Detalhe, botei um porta saindo pra SXT Lite com a mesma faixa de ip que tinha a loja antes pra evitar de ter de mudar tudo nas maquinas. Na outra porta da 750 botei outro DHCP pra minha casa. O DHCP pra casa deixei em 3d para a loja setei em 1d, só que a principo não precisa de DHCP pra loja pq todas as máquinas tem ip fixo.
    2- As SXT's estão com ip fixo na bridge também então não solicitam DHCP
    3- O roteador wirelles TP-link também tem ip fixo e roteia em outra faixa a loja é 1.0/24 ele roteia em 4.0/24, a fim de não se enchergarem.

    O que ta contecendo de estranho é que quando termina o tempo de leases do DHCP, ou seja 1d, da SXT do lado da loja pra baixo não acesso mais nada, dai reboto a sxt e pronto a conexão volta, dai pergunto a vcs, o que pode estar acontencedo:

    1- Sera que a oferta de DHCP sem haver demanda visto que são ip's fixos todos pode estar causando algum conflito??
    2- Sera que o fato da SXT antes estar conectada ao roterador e agora ao switch poded causar algum problema, sei la, de repente o roteador mantem a conexão aberta por solicitação de multicast coisa que um switch não faz?? Um detalhe interessante é que agora (depois que conectei a SXT direto no switch ao inves do roteador) quando entro no log da SXT pra verificar o que acontece ta sempre la (Link up / link down - link up/link down), até onde sei é normal porque quando não tem tráfego na porta ela "desarma" mas antes (quando estava no roteador) isso não acontecia (acho que porque o roteador sempre mantinha o canal aberto né?

    To ficando de cabelo branco kkkkkkkkkkkkk sera que alguém tem algum idéia com o que citei?

  2. #2

    Padrão Re: DHCP desconectadno no fim do tempo de time ases

    qual a range de DHCP - "Sera que a oferta de DHCP sem haver demanda visto que são ip's fixos todos pode estar causando algum conflito??"

    Qual a range dos ips fixo ?

  3. #3

    Padrão Re: DHCP desconectadno no fim do tempo de time ases

    Citação Postado originalmente por newboy Ver Post
    qual a range de DHCP - "Sera que a oferta de DHCP sem haver demanda visto que são ip's fixos todos pode estar causando algum conflito??"

    Qual a range dos ips fixo ?
    O range é um /24. Ontem fiz uma alteração pra ver se resolvia, reservei os primeiros 50 pra loja (que é justamente onde estão os ip's fixos), até agora não aconteceu novamente.

    Outra coisa, um amigo sujeriu a hipótese de ser a fonte da SXT, mas eu acho muito estranho pq se assim fosse a desconecção seria aleatória, mas não e, acontece sempre que acaba o tempo do leases do DHCP.

  4. #4

    Padrão Re: DHCP desconectadno no fim do tempo de time ases

    funciona assim, se as maquinas que estiverem com ip fixo estiverem usando os enderecos ... 1 2 3 4 5 6 e 7 o dhcp tem que comecar do 10 em diante se não vai dar problema mesmo

  5. #5

    Padrão Re: DHCP desconectadno no fim do tempo de time ases

    Citação Postado originalmente por newboy Ver Post
    funciona assim, se as maquinas que estiverem com ip fixo estiverem usando os enderecos ... 1 2 3 4 5 6 e 7 o dhcp tem que comecar do 10 em diante se não vai dar problema mesmo
    Exato, foi o que fiz esses dias, corrigi o leases para começar em 50, do 1 ao 50 deixie de reserva pra loja e do 50 ao 150 para o DHCP do wirelles. Bora ver

  6. #6

    Padrão Re: DHCP desconectadno no fim do tempo de time ases

    então já era provavelmente problema resolvido

  7. #7

    Padrão Re: DHCP desconectadno no fim do tempo de time ases

    Tomara porque ....***pqp***... o coisinha chata viu.

  8. #8

    Padrão Re: DHCP desconectadno no fim do tempo de time ases

    sim.. sim eu já passei por muitos problemas em rede aqui, mais eu vou fazendo testes até descobrir.!

  9. #9

    Padrão Re: DHCP desconectadno no fim do tempo de time ases

    Justo