Bom dia doutores, por causa do fim do ano estou tento mais tempo no momento e resolvi assistir alguns videos sobre o 802.11ac e comentarios, " mini-cursos " como no caso do nosso ilustre Zé Alves creio ele acertou em varios pontos mas como ele mesmo disse o conhecimento dele e limitado na área . O ponto principal que todos nos estamos correndo atrás seria "MAIS BANDA" no caso " throughput " em TCP real, creio eu que ele se equivocou um pouco em colocar os niveis de banda em throughput em niveis tao baixos, meus irmãos acho que o principio do equivoco foi quando disse:"ele disse 80MB real em 40mhz" meus irmaos vamos la quantos de nos em situaçoes criticas conseguimos 80MB em 20mhz na tecnologia 802.11N e "não 40 mhz" LOGICAMENTE que em radios com enlaces em 40mhz nao conseguirmos mais que 90MB reias nao seria por causa da tecnologia 802.11N E SIM POR MOTIVO DE BAIXA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DOS RADIOS e logico RADIOS QUE DAO TX/RX Rate 300/300 em 40mhz MAS TEM PORTA /100 MEUS IRMAO LOGICAMENTE QUE NAO EXISTE MILAGRE, e temos exemplos que varios amigos que em 802.11N e radios com porta /1000 conseguiram em seus enlaces 120 a 150MB reais em tcp logicamente que os radios tem porta /1000 mas nao tem processamento entao quando chegam em velocidades acima de 110MB o processamento do radio ja esta em 100% entao nao da para trabalhar em tais velocidades . Creio que faltou foi dricriminar que ieee 802.11 sim pode fazer o que se promete mas com radios com capacidades de processamento superiores do que nos encontramos no momento no mercado entao o problema nao esta na TECNOLOGIA IEEE 802.11 e sim na baixa capacidade de processamento dos radios e portas /100, meus irmaos so para simplificar em termos simples 802.11N EM RADIOS COM baixa capacidadede processamento e porta /100 seria a mesma coisa de que se vc tivesse uma porta de 100cm e tentar passar um bloco de 300cm sobre a mesma, TEM COM? uma noçao basica de logica de fisica né ...
Os niveis de throughput real em TCP na 802.11AC vao variar dependendo da area e niveis de interferencia entao creio eu que trabalhar em 80mhz nao sera necessario em situaçao alguma simplesmente pq os novos radios tem capacidade de processamento maior mas em velocidades acima de 350mb real ja vao dar 100% de processamento, e como disse antes em varios outros topicos trabalhar em AC para PTMP sera uma tarefa árdua e teremos que esquecer a metodologia aplicada em quase 90% dos provedores hj e começarmos a trabalhar em pequenas CELULAS de 300m a 1.5 km e somente; Creio eu que se fizermos este modelo de aplicação poderemos ter mais nivel de sinal e com isso um nivel de SNR melhor e asssim poderemos trabalhar em 40mhz e creio que em 40mhz cada setor terá por volta de 200MB a 250MB reias em tcp para se compartilhar e lembrando que o maior cosumidor de banda e terror de todo o provedor sao os servidores da google de VIDEOS e VIDEO STREAMING se podermos prover altas velocidades os Videos assistidos por nossos clientes tem uma taxa de ocupaçao de nossa rede muito menor do que em baixas velocidades lembrem disso entao a taxa de compartilhamento de megas de um provedor com altas velocidades como por ex. 10, 15, 20MB PODERAO CALCULAR SUA TAXA DE COMPARTILAHMENTO DE MEGAS PARA CIMA e nao para baixo e logico isso nao é um padrao tem provedores que tem mais sorte com cliente do que outros .
Sabemos que o padrao 802.11AC sera uma revoluçao para todos nos e creio que nos se soubermos trabalhar com a tecnologia poderemos ir longe e fazer frente com toda certeza as grandes teles com planos e velocidades mais altas e com isso poder prover um serviço de melhor qualidade para nossos clientes e sermos competitivos ao mesmo tempo e de forma alguma quis tirar a credibilidade de nosso colega ZÉ ALVES mais foi meu ponto de vista em termos de velocidades reais em throughput que é o proposito principal de nossa mudança para a nova tecnologia.
Eu fui um dos primeiros aqui no forum e no Brasil em começar a divulgar CPE em 802.11AC PARA LONG RANGE e já informava bem antes que os principais fabricantes e mostrei a aqui para os colegas que la fora ja existia CPE´S em AC disponiveis e ai bem depois foi que os principais fabrincantes começaram a produzi-las e por este motivo nao posso deixar que algum comentario possa desanimar os colegas sobre a nova e revolucioanria tecnologia 802.11AC .