Postado originalmente por
rubem
Mas dá uma analisada no tráfego desse cliente antes de reclamar com ele, vai que só fazem usos bobos tipo WhatsApp, isso consome pouca banda.
Tá cheio de desktop ou notebook no maldito default, rodando firulas pra noobs tipo Windows Update (2 ou 3GB por semana) antivírus (2 a 50MB por dia de atualizações), com radio online (128kbps x 10 horas = 60MB), rodar vídeo em 480p num browser de desktop consome uns 10 a 30MB por minuto de video.
Enquanto em plataforma mobile (Deve ser resolução baixa, quem contrata internet via radio não tem iPhone 6) o WhatsApp tem videos com coisa tipo 1 ou 2MB por minuto as vezes (E são sempre curtos), trafego de texto consome 10MB por dia se ficar o dia todo digitando, audio consome menos ainda, acho que uns 300KB por minuto (E nunca tem audio longo), mesmo quem usa AV ou atualização em plataforma mobile tem menos dados trafegando (2MB pra atualizar AV de Android), tem atualizações de softwares/app's mas são sempre pequenas, tipo 4 a 20MB, e video em plataforma mobile geralmente é 240p, 1/4 do trafego do mesmo video num desktop.
Android cheio de firulas, com tudo no default, gasta pelo que vejo uns 200MB por dia. Já desktop com AV pesado pra noob tipo Avast ou Kaspersky, com WinUpdate, com todos os atualizadores rodando, chega a 1GB nuns dias (Sem NINGUÉM usar, uso minha vizinha como cobaia, eu que não foi mecher naquela porcaria do win8 dela, mesmo quando viaja e deixa o note ligado (Nisso tive que dar um jeito, porcarias tipo Positivo, STI ou Philco corrompendo HD quando hiberna ou entra em espera são comuns, tive que desativar tudo) vejo trafego aumentando 1GB por dia sem nem ter ninguém em casa, nem p2p, enquanto cada smartphone dela (Me pergunto como 4 pessoas conseguem ter 6 smartphones...) consome 100 a 200MB por dia, sendo usados.
Sempre notei em cliente que só usa smartphone ou tablet um consumo bem baixo, enquanto quem usa desktop invariavelmente acaba rodando atualizações, instalando o maldito Ares (Nada contra p2p, justo o contrario, tudo a favor de p2p mas tudo contra ferramentas pra noobs tipo o Ares), rodando video no youtube em resolução alta, usando navegador sem bloquear flash ou adwares (Que ad's em flash consomem as vezes 20MB por página, sitezecos fajutos pra atrair leigos tipo ocientista.com.br consome trafego pra caramba), esse tipo de comportamento em desktop consome 20x mais trafego que um smartphone.