Olá pessoal.
Estou pensando em formas de fazer um provedor cabeado, sem custos astronômicos. Hoje pensei em fazer cabeamento subterrâneo, ou seja, ao invés de ficar pagando mensalmente pelo aluguel dos postes, eu passo os cabos por tubulações enterradas nas ruas - tenho quase certeza que sai mais barato que passar anos pagando milhares de reais, e ainda posso alugar espaço nas tubulações para outras empresas.
Tenho duas dúvidas, espero que possam me ajudar.
*) Alguém já fez algo do tipo em cidade pequena (30 mil habitantes)? Em cidade grande (RJ, SP) isso já é comum, então deve haver diferenças, por isso o foco em pequenas.
Como é feito para conseguir autorização na prefeitura para poder colocar tubulações nas ruas?
Considerando que minha empresa será responsável por toda a mão de obra (só falta não permitirem isso...), há algum custo mensal, anual ou único que é preciso pagar à prefeitura ou algum outro órgão governamental?
*) Como é que o cabo drop sai da tubulação na rua e chega no imóvel do cliente? Eu estava pensando em deixar no tubo dos cabos um T fechado na frente de cada possível cliente, assim bastaria cavar um pouco a rua e colocar na ponta solta do T um tubo fino, por onde o cabo drop passaria, até o meio fio (a partir daí não sei como prosseguiria). Embora aqui a maioria das ruas sejam de bloquete (fácil de abrir a rua, basta levantar eles e cavar um pouco), duvido que seja assim que as operadoras fazem em SP, RJ, etc. Como é?
Além das dúvidas acima, o que pensam a respeito dessa ideia?
A tubulação a ser feita não é aquelas grandes, com cimento, ou que caibam uma pessoa dentro (quando citei essa ideia em outro tópico, falaram que seria algo na casa dos milhões de reais, acho que pensaram que seria um túnel do metrô em miniatura, hahaha). É basicamente como as redes de distribuição de água, um cano largo (talvez até de plástico, aqui a companhia de saneamento quase nunca tem problemas com plástico passando água em alta pressão) e talvez com algo dentro para dividir o espaço (dá para improvisar isso).
Fazendo assim, acho que não sai tão caro. O problema é só a autorização da prefeitura, que não sei se tem alguma taxa mensal ou anual envolvida nisso (
Vantagens de fazer uma tubulação subterrânea para passar cabos:
- se não houver alguma taxa da prefeitura, não haverá a necessidade de passar a vida pagando por algo que é dos outros. Mesmo tendo alguma taxa, pode sair mais barato que o aluguel de milhares de postes por anos e mais anos (ainda mais que aqui muitos são bem antigos e fracos, - tem até uns troncos de eucalipto - certamente a concessionária obrigaria a arcar com os custos da troca para aprovar o projeto)
- pode passar o que quiser na tubulação, desde eletricidade (com alguns poréns) a quantos cabos de rede, fibra e etc. desejar (desde que bem organizado), sem preocupar com cálculo de esforço, projeto, etc.
- não há o risco de levar um choque em uma rede primária ou mesmo secundária.
- não é preciso contratar empresas (com aqueles caminhões de manutenção de rede elétrica) para fazer o lançamento dos cabos.
- os cabos ficam protegidos da chuva, raios solares e caminhões com gigantismo que saem puxando tudo pela frente.
- é possível alugar espaço para outros provedores.
Aguardo opiniões e respostas para as perguntas acima.
Grato pela atenção.
Até logo.