Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Senhores, preciso fazer um enlace de 1Km visada limpa e perfeita, uma torre de 45m e outra de 18m, gostaria de usar o Intelbras APC 5M, preciso passar no mínimo 60Mb full em qualquer condição meteorológica, frio, calor ou chuva e com ping baixo. O link tem de ser robusto, mas não pode ser caro, senão colocaria rádios de frequência registrada.
    Preciso do melhor custo X benefício.

    Minha dúvida está em qual antena homologada usar.

    Em um link parecido de 1.5Km uso dois Nanobridge de 25dbi, mas como este saiu de linha e não está tendo mais para comprar, caso o link pare terei de substitui-los por outro equipamento também homologado.

    Grato a todos pelas opiniões.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Da Intelbras tem: PTP 5GHz 2N MIMO 2x2 e CPE/PTP 5GHz 18dBi MIMO 2x2
    Caro Arthur, pode passar os links desses equipamentos, por gentileza?

    Preciso analisar o custo X benefício de adquirir equipamentos com antena integrada e sem antena, pois em caso de substituição por queima, talvez o sem antena integrada tenha uma melhor relação.

    Grato.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    Se for usar realmente o APC 5M apesar de ser um canhao para matar maribondo eu usaria uma antena 2x2. Vai depender do cenario, do quanto quer pagar e da disponibilidade e aplicacoes que iram passar neste PTP.
    Caro Benefonte, esse seria o enlace principal que sai da torre do provedor e vai até uma torre secundaria onde tem alguns POPs e enlaces para outras torres com mais POPs.

    A antena teria sim de ser 2X2, mas gostaria de sugestões de antenas para usar nesse senário. Se gostar desse APC 5M, pretendo passar todos os enlaces usando ele, padronizando o que hoje é feito com Nanobridge.

    Grato.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    APC 5 M mais uma dessas duas:

    http://www.algcom.com.br/files/media...0-22-03-DP.pdf
    http://www.algcom.com.br/files/media...0-29-06-DP.pdf

    Melhor que este conjunto só partindo para licenciado.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    Entao, eu gosto dos APC 5M sao bons equipamentos em comparacao ao Rocket ele realmente passa mais banda e tem uma perfomance de PPS maior. No meu caso sempre uso Rocket Dish quando dar.


    Apesar de ser um enlance pequeno eu iria de Rocket Dish, é melhor ter sussego do que depois fica perdendo tempo. No nosso ramo tempo é dinheiro. Eu prefiro gastar mais dinheiro do que perder tempo.


    Vou dar um exemplo: hoje em dia as pessoas estao acostumadas com serviços de baixa qualidade e de demora no suporte tecnico. Na hora de instalar os equipamentos na torre é melhor voce gastar mais tempo montando, testando durante algum tempo do que ficar com latencia alta ou quedas.


    O cliente pode até nao cancelar e ir para outro serviço, mas na hora que aparecer uma oportunidade ele nao vai pensar duas vezes em mudar. Na maioria dos casos até por um combo que ele nao usa, mas desde que a internet funcione bem ele acaba assinando.


    Experiencia propria.
    Você está corretíssimo, invista em infra-estrutura e tenha sossego.

    Notei que tem experiência com a linha Intelbras. Li alguns relatos sobre a dificuldade em configurar um PTP com esses equipamento. Seria muito diferente de um UBNT ou MK?

    Para esse projeto que mencionei no início do tópico sobre o enlace de 1Km, o que me diz do APC 5M 18? Daria conta do recado, melhor que um par de Nanobridge M5 25?

  6. #6

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    APC 5 M mais uma dessas duas:

    http://www.algcom.com.br/files/media...0-22-03-DP.pdf
    http://www.algcom.com.br/files/media...0-29-06-DP.pdf

    Melhor que este conjunto só partindo para licenciado.
    Gostei da ideia.
    Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    se a grana estiver curta dish + rb912 se tiver sobrando algcom + rb912.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    se a grana estiver curta dish + rb912 se tiver sobrando algcom + rb912.
    Problema que a RB912 ainda não é homologada, já a Rochet Dish é.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    Os principios sao o mesmos, mas qualquer coisa manda MP que eu te ajudo. Eu gosto da APC 5M para ponto a ponto (por causa do PPS) e de alguns recursos na interface, o que tem contra é o conector que é N e o suporte a IPv6 que nao existe em nenhum produto da linha da Intelbras em parceria com a Deliberant.


    Nao gostei da montagem das alg com, posso ter pegado um lote com problemas ou algo do tipo mas nao vou gastar dinheiro para descobrir, entao: NAO RECOMENDO.

    Para ser sincero eu prefiro comprar um par de rocket dish um par de radome do que usar ALGCOM. Nao estou dizendo que é uma porcaria, só estou dizendo que a minha experiencia foi terrivel.

    Neste video:

    Quem tem ALGCOM e pegou o pepino que nem eu vai reconhecer qual dos equipamentos sao no video, uma dica:

    Anexo 56845


    REPITO: nao tenho nada contra a empresa, mas passei por experiencia ruim e nao obtive nenhuma resposta de ninguem na época, entao to fora dessa marca.
    Nessa ele matou a marca, até tinha me empolgado com ela, mas...
    O refletor feito de fita ficou zuado.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Eu não falo mal da Algcom não, vejo que são ótimas antenas e muitos tem resultados bons com elas.

    Mas se for olhar bem a produção da Rocket Dish nos parece ser beem superior, sem falar da isolação entre as cadeias ser acima de 35dB.

    Veja um desenho daquele disco que fica sobre o iluminador da antena.

    Anexo 56847

    Quem pode nos dar aula sobre isso é o mais conhecido @rubem, rsrs.
    Mas a coisa não é só o disco e sim o "conjunto da obra".

    Muitos devem mesmo ter obtido sucesso com essa antena, mas será que testaram o mesmo enlace com outra para comparar?

  11. #11

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    É nisso que estou pensando... Será que é exagero???

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2411783305.jpg
Visualizações:	495
Tamanho: 	33,7 KB
ID:      	56856

  12. #12

    Padrão

    Duro que não tem antena menor nesse nível de qualidade. 25dbi estaria ótimo.


  13. #13

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Algcom é muitoo superior a rocket dish, má nem comparaçao é sao agua e vinho. Voce deve ter pego um lote com problema.

    Testei em ambiente extramamente poluido, com dish nao cheguei a 70mbps em 22km, troquei por 2x algcom c/ caixa blindada. Mesmo radio mesmo canal 110mb ou seja praticamente o limite de processamento da rb912.

    Se quiser mais cases só procurar nas comunidades no face.

    Quanto ao amigo tem um fabricante que fabrica de 25dbi a 2flex, sao boas? Nao sei nunca usei, mas é uma copia identica as dish

  14. #14

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    E se a preferencia é por Intelbras, por que não a APC Mach5?
    http://redesoutdoor.intelbras.com.br...3-dbi-mimo-2x2
    Gostei dos testes:
    http://www.fullwireless.com.br/downl...CH-5-teste.pdf

    23dBi na antena, 23K PPS em pacote padrão (~1500B), 1Km devia ser tranquilo pra elas.

    Ou tá sem homologação? Pra mim que tem. Não achei nada sobre o homologação dele, mas também não achei sobre a APC 5M ou sobre a APC 5M+.


    Sobre a construção das Algcom, uma fita mal-colada numa antena dessa me diz que o engenheiro que fez a calibragem é lambão, só isso. A UBNT tem linha de produção com mais praxe nisso, o mesmo produto vai pro mundo todo então não precisa calibragens manuais no fim da linha, se todas as partes tem padrão de variação digamos de 0,1mm nas dimensões não vai precisar alterar nada no fim da linha. Antena manofaturada geralmente precisa mais ajustes, nem sempre quem faz o melhor ajuste tem mais habilidade manuais... tem ótimo engenheiro que é lambão pra caramba, aquele pessoal com mãos de alface que não só não conseguem desenhar um círculo num quadro como derrubam o Pilot e o quadro quando tentam...

    Enfim, teria que ver o desempenho, como isso é area interna da antena não dá pra ser tão cri-cri como tudo, eu acho mais feia aquela solda mig grossa, a MEU ver deviam tornear a peça inteiriça ou pelo menos sobre a solda pra garantir alinhamento e evitar cavidades pra reflexos indesejados (Mas aí até as presilhas onde parafusa a tampa são um problema, se for caprichar em tudo a antena sai por R$ 5 mil, não adianta ser linda e perfeita se a manofatura custar tanto).

  15. #15

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Se usava Nanobridge 25dBi, porquê não usa Nanobeam?
    Porque não são homologados.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E se a preferencia é por Intelbras, por que não a APC Mach5?
    http://redesoutdoor.intelbras.com.br...3-dbi-mimo-2x2
    Gostei dos testes:
    http://www.fullwireless.com.br/downl...CH-5-teste.pdf

    23dBi na antena, 23K PPS em pacote padrão (~1500B), 1Km devia ser tranquilo pra elas.

    Ou tá sem homologação? Pra mim que tem. Não achei nada sobre o homologação dele, mas também não achei sobre a APC 5M ou sobre a APC 5M+.


    Sobre a construção das Algcom, uma fita mal-colada numa antena dessa me diz que o engenheiro que fez a calibragem é lambão, só isso. A UBNT tem linha de produção com mais praxe nisso, o mesmo produto vai pro mundo todo então não precisa calibragens manuais no fim da linha, se todas as partes tem padrão de variação digamos de 0,1mm nas dimensões não vai precisar alterar nada no fim da linha. Antena manofaturada geralmente precisa mais ajustes, nem sempre quem faz o melhor ajuste tem mais habilidade manuais... tem ótimo engenheiro que é lambão pra caramba, aquele pessoal com mãos de alface que não só não conseguem desenhar um círculo num quadro como derrubam o Pilot e o quadro quando tentam...

    Enfim, teria que ver o desempenho, como isso é area interna da antena não dá pra ser tão cri-cri como tudo, eu acho mais feia aquela solda mig grossa, a MEU ver deviam tornear a peça inteiriça ou pelo menos sobre a solda pra garantir alinhamento e evitar cavidades pra reflexos indesejados (Mas aí até as presilhas onde parafusa a tampa são um problema, se for caprichar em tudo a antena sai por R$ 5 mil, não adianta ser linda e perfeita se a manofatura custar tanto).
    O caso do APC Mach 5 é que tem antena integrada. Um par desses rádios custariam perto de R$2.500,00 com nota e se um queima lá se vão R$1.250,00. Já queimar antena só se cair um raio nela, sendo assim é só trocar o radio com um custo bem menor.

  17. #17

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Se quiser arriscar solução integrada, põe aterramento no equipto, para-raios com fiação isolada da torre e num aterramento separado, e põe protetor de surto na lan tipo:
    http://www.kabum.com.br/produto/2881...o-eletrico-pps
    ou
    http://www.lojaeletrica.com.br/prote...ept,17001.aspx
    ou
    http://www.winetwork.com.br/produtos...-al-cat5vw.php
    Um em cada ponta do cabo ethernet, todos aterrados bonitinhos, com cabo blindado ou não, e suas chances de dano na solução integrada caem nuns 90%.

  18. #18
    Avatar de Marcelo_R
    Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    Rua Ernesto Zanrosso, 3430
    Posts
    14

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Bom dia Benerofonte, verifiquei seu relato acima e gostaria muito de conversar em pvt ( m[email protected]) para entender o que aconteceu no seu caso e podermos tomar as medidas corretivas internas para que isso não se repita. Ressalto que sempre primamos pelo atendimento aos nossos clientes, transparência nas relações e no aprendizado mútuo.

    Com relação a qualidade posso citar que estamos em constante processo de melhoria dos nossos produtos, seja pelo desenvolvimento de novos materiais ( mais nobres, mais leves...), compra de novos equipamentos para teste e medição, desenvolvimento de novas soluções, investimento em melhorias fabris e também pela utilização de ferramentas de gestão e controle de qualidade, como é o caso da ISO 9001.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Algcom é muitoo superior a rocket dish, má nem comparaçao é sao agua e vinho. Voce deve ter pego um lote com problema.

    Testei em ambiente extramamente poluido, com dish nao cheguei a 70mbps em 22km, troquei por 2x algcom c/ caixa blindada. Mesmo radio mesmo canal 110mb ou seja praticamente o limite de processamento da rb912.

    Se quiser mais cases só procurar nas comunidades no face.

    Quanto ao amigo tem um fabricante que fabrica de 25dbi a 2flex, sao boas? Nao sei nunca usei, mas é uma copia identica as dish
    Ai não Jonas, você ja entrou com as ALGcom com tres vantagens a frente, ( Poluiçao, Radome , Cx Blindada), ai nao vale né..!!!

  20. #20

    Padrão Re: Enlace com Intelbras APC 5M - Qual antena usar??

    @maxibelo, aquela caixa é uma puta mao na roda mas tbm um tiro no é muito parafuso e apertada d+ da conta pra instalar o radio. Na bancada ja deu trabalho nao quero nem ver o inferno que é pra trocar em produçao kkkk