+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    bom pessoal, blz ?!!
    preciso da ajuda dos Senhores...

    possuo essas duas antenas, e nao consigo configura-las da maneira como citei no titulo...

    uso o M5 como AP, e o 5 como station
    configuro a rede com 40Mhz para ter uma taxa de transferencia maior, mas o nano 5 nao encontra o sinal

    deixei a especificaçao do nano 5 em United States, para que o 40Mhz fique habilitado....
    ja tentei de varias formas, mas estou chegando a conclusão que esses 2 modelos somente se comunicam em 20Mhz

    em 20Mhz consigo configurar tranquilo, o problema e que em 20Mhz a taxa de transferencia chega só até 54Mbps
    e como compartilho internet de 25 mega o sinal nao chega completo....

    alguem tem alguma dica para que eu consiga terminar essa comunicação....

    Obrigado desde já!

  2. #2

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    Amigo a nano 5 só vai funcionar a 20 mhz, pois ela é somente banda A 54 mhz.

  3. #3

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    Modo A ou G com canal de 40MHz seria datarate de 108M, que não é padrão ieee.

    SE o NS 5 suportasse isso pode ter certeza que estaria estampado na caixa "108M", afinal datarate é mais ferramenta de marketing mesmo.
    (Assim como os 150M ou 300M de N, são datartates com canal de 40MHz e GI longo, coisas que quase ninguém usa)

    Modo A em 54M trafega uns 20-22Mbps de trafego real, precisa mais que isso realmente? Pra um equipto tão antigo acho que está bom.

  4. #4

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    amigo, NANO 5 NAO TRABALHA EM 40 MHZ, USE 20MHZ OU COMPRE OUTRO M5

  5. #5

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    no final eu consegui configurar os 2 aparelhos, utilizando a chave em WEP, mas na pratica, a velocidade da internet nao passou dos 20 megas

    em 20MHz a rede fica mais estavel, irei deixar do jeito que esta mesmo...

    o M5 por ser 150Mpbs a quanto que a internet pode chegar ???

  6. #6

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    60 a 65Mbps com 2 NS M2 ou M5 com sinal suficiente (-45 provavelmente).
    Em full-duplex não sei, nunca ví alguém precisar.

    Com canal de 20Mhz em N dá pra conseguir 30Mbps fácil fácil, dizem que dá pra chegar a 40Mbps mas o que consegui foi só 35Mbps e deu trabalho.

  7. #7

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    minha internet sao de 25 mega

    e na casa do meu amigo nao chega tudo, so queria deixar o link full pra ele...

    mas com esse nano 5 ja vi que nao vai rolar.... ou ele troca a antena, ou vai ser assim mesmo...

    acho que vai acabar deixando do jeito que esta... pois comprar um M5 que custa quase 300 reais pra ter 5 mega a mais.... nao e interessante, no meu ponto de vista

  8. #8

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    Sua conexão tem 25M de down e 25M de up? Isso seria full duplex

    Provavelmente seu up é de uns 2 a 5Mbps, e se usar todo esse upload provavelmente o broadcast de retorno fica tão ruim que não trafega mais que uns 20Mbps em down. Então... precisa mesmo uma conexão full-duplex? 30M halfl dá na mesma que 25 num sentido e 5M em outro, na verdade geralmente dá um pouco mais, onde 30M half-duplex se você limitar um sentido a 17M o outro vai permitir 17M também. É só usar gerenciador de download (Todos determinam velocidade automaticamente, mude pra config. manual, limita a 20M), e se mover arquivos via rede use gerenciador de copias, recomendo o SuperCopier 2.2 beta, ele pode ser configurado pra limitar a velocidade também, eu limito a 15M (Pra que sobre um pouco pra navegação e boradcast de retorno). Enfim, conexão half-duplex precisa outros cuidados, se apenas conectar e usar será uma porcaria mesmo, tem que otimizar o uso (Ao invez de assistir vídeos online no Youtube configura o Gpodder e inscreve uns canais nele, deixa aberto 24x7 ao lado de p2p, compartilha na rede a pasta de videos dele, e configura nele um limite de download, tipo 6Mbps, como ele fica aberto 24x7 dá na mesma que um p2p, melhor conexão limitada 24x7 do que consumir 100% da banda uns minutos por dia, isso só atrapalha o outro usuario da rede sem motivos.

    Eu me interessaria mais em ter um ping -l 1450 fixo em 4ms, dá pra conseguir isso com um par de NS M2 ou M5, só que tem que ter zona de fresnel perfeita, e configurar bem.

    Sem zona de fresnel limpa (80% obstruída, eu acho) eu troco com a cpe da minha irmã uns 20Mbps real, PC a PC (Conteúdo multimídia compartilhado via rede), mesma coisa se fosse PC ao modem.

  9. #9

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    na verdade e 25 de down e 1 de up

    e a visibilidade e sem obstaculos, de uma antena a outra da 500 metros mais ou menos..

    a unica coisa que acho estranho, e que a conexao mostra que esta com tudo no maximo CQQ 100%, mas a conexao nao e estavel la...
    tem hora que da 18 mega, tem outra que ta 10 ...

  10. #10

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    Citação Postado originalmente por nEVER Ver Post
    na verdade e 25 de down e 1 de up

    e a visibilidade e sem obstaculos, de uma antena a outra da 500 metros mais ou menos..

    a unica coisa que acho estranho, e que a conexao mostra que esta com tudo no maximo CQQ 100%, mas a conexao nao e estavel la...
    tem hora que da 18 mega, tem outra que ta 10 ...
    Amigo, diminui a potência do rádio, nessa distância ai pode ir colocando o mínimo e deixa seu enlace fechar mais ou menos em uns -60 de sinal e faz o teste.
    deixa em 20mhz pra funcionar, altere a frequencia caso necessário pra fugir de interferência, cuidado pra não sair muita da faixa liberada no brasil, use DFS.
    faz o teste e coloque os resultados.

  11. #11

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    a distancia eu deixei 0.6Km
    a potencia que vc diz e o Dbm ??
    qual vc recomenda ? tinha deixado em 18

  12. #12

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    Citação Postado originalmente por nEVER Ver Post
    a distancia eu deixei 0.6Km
    a potencia que vc diz e o Dbm ??
    qual vc recomenda ? tinha deixado em 18
    isso, os Dbm, pode diminuir ai pra uns 8... vai vendo o sinal como fica...
    deixa o sinal ai em torno de uns -60 ou até -63 e faz o teste... e verifica o ccq também sempre ficando ali no 100% ou beirando pelo menos !

  13. #13

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    isso, os Dbm, pode diminuir ai pra uns 8... vai vendo o sinal como fica...
    deixa o sinal ai em torno de uns -60 ou até -63 e faz o teste... e verifica o ccq também sempre ficando ali no 100% ou beirando pelo menos !
    ok vou tentar a noite, quando chegar em casa...
    so uma duvida... o sinal perfeito e na casa de -60 a -63 ? sempre isso ou existe alguma tabela para cada situaçao ?

    desculpa as perguntas, mas pra entender melhor o que estou fazendo rsrs

  14. #14

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    Citação Postado originalmente por nEVER Ver Post
    ok vou tentar a noite, quando chegar em casa...
    so uma duvida... o sinal perfeito e na casa de -60 a -63 ? sempre isso ou existe alguma tabela para cada situaçao ?

    desculpa as perguntas, mas pra entender melhor o que estou fazendo rsrs
    Não que exista uma tabela, mas as vezes voce trabalhando com muita potência no rádio, além de você diminuir a vida útil do produto voce trabalha com saturação no rádio, assim trabalhando com rádio além de seu limite e gerando interferência pra você mesmo...
    então sempre bom trabalhar com a potência no ideal, nem muita potência e nem tão pouca pra não perder sinal e taxa de ccq ficar baixo...

  15. #15

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    fiz o teste aqui
    abaixei o dbm para 7
    coloquei a distancia em 0.3 milhas
    que da uns 500 metros...

    o sinal no Nanostation 5 mostra força cheia e sinal com -64dbm
    o CCQ fica oscilando de 95% a 75%
    habilitei o DFS no estaçao
    mas notei que a conexao nao passa de 10 mega

    no nano M5 ele mostra que o dbm ta -95dbm, pq da essa diferença do nano 5

    alguma dica...

  16. #16

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    vai aumentando a potencia até estabilizar o CCQ.... deixa a distancia automática...

  17. #17

    Padrão Re: Comunicação NanoStation 5 + NanoStation M5 operando em 40Mhz = **AJUDA**

    resolvi trocando de canal, quando coloquei no scan do estaçao, tinha uns 4 AP`s configurado no mesmo canal,
    mudei para um que ninguem usava, e ficou bom.... dando 20 direto...