+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Para raio

    Boa noite galerinha tudo bem com vocês ? Tive uma situação atípica hoje. Um vizinho veio reclamar que minha torre de 9m está atraindo raios e queimando direto seus equipamentos eletrônicos. O senhor mora na casa da frente da torre, sendo que os aparelhos da mesma nunca tiveram problemas com queima, nem mesmo na casa onde esta a torre.

    Alguem ja passou por tal situação ? Por lei tenho que colocar para raio ?

    Grato pelos comentários

    abraços

  2. #2
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Para raio

    Amigo, não sei se a lei obriga fazer isso, mas para sua própria segurança e economia, pois vai queimar menos equipamentos, pelo menos o aterramento da torre tem que fazer, só um detalhe para-raios sem um bom aterramento é pior do que não ter nada. Procura no google sobre SPDA vai achar bastante material sobre o assunto.

  3. #3

    Padrão Re: Para raio

    Por experiencia propria, faça o que nosso amigo @Djaldair lhe recomendo. Essa semana pego um em cheio na torre da loja prejuizo material
    - ccr 1016
    - patch volt
    - ar condicionado 18btu
    - tv 50"
    - nobreak 1.5v
    - alguns metros de cabo de rede

    Por sorte ninguem ferido, pra garantir um vou mandar aferir com terrometro e nem que tenha que usar 50 haste vou zera essa missera

  4. #4

    Padrão Re: Para raio

    Citação Postado originalmente por Ricardo-nick Ver Post
    Boa noite galerinha tudo bem com vocês ? Tive uma situação atípica hoje. Um vizinho veio reclamar que minha torre de 9m está atraindo raios e queimando direto seus equipamentos eletrônicos. O senhor mora na casa da frente da torre, sendo que os aparelhos da mesma nunca tiveram problemas com queima, nem mesmo na casa onde esta a torre.

    Alguem ja passou por tal situação ? Por lei tenho que colocar para raio ?

    Grato pelos comentários

    abraços
    a própria torre já é um para-raio.
    A questão é fazer bem o aterramento dela.


    sobre esse vizinho, diga o seguinte:
    1 - A torre é uma segurança a mais para a vizinhança no quesito raio.
    2 - Não podemos escolher quando e onde o raio vai cair.
    Mas em 90% dos casos, o para-raio ajuda a puxar o raio para si, evitando que o raio atinja uma casa.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    a própria torre já é um para-raio.
    A questão é fazer bem o aterramento dela.


    sobre esse vizinho, diga o seguinte:
    1 - A torre é uma segurança a mais para a vizinhança no quesito raio.
    2 - Não podemos escolher quando e onde o raio vai cair.
    Mas em 90% dos casos, o para-raio ajuda a puxar o raio para si, evitando que o raio atinja uma casa.
    E outra coisa....
    Diga ao seu vizinho que ele é um ignorante em eletromagnetismo (mas diga de uma forma simpatica kkkkkk)
    Brincadeira a parte, se o ponto mais alto da vizinhança é sua torre, óbvio que ela vai servir de proteção para a vizinhança (desde que ela esteje devidamente aterrada) porque, como o colega acima citou, ela atrai pra ela por 2 motivos:
    1º- pelo magnetismo (material condutor com o qual ela é construida);
    2º- por ser o ponto de saida mais próximo para os elétrons que sobem em direção a nuvem (desde que ela seja o ponto mais alto claro).

  6. #6

    Padrão Re: Para raio

    Bom galera pessoal veio aqui hj pela manha e meu aterramento estava em 6.55, apos puchar mais um cabo e instalar mais algumas hast e juntar tudo ao atual caio pra 0.12.

    Ta bom né?

  7. #7
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Para raio

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Bom galera pessoal veio aqui hj pela manha e meu aterramento estava em 6.55, apos puchar mais um cabo e instalar mais algumas hast e juntar tudo ao atual caio pra 0.12.

    Ta bom né?
    como faço essa verificação aqui? qual equipamento?

  8. #8

    Padrão Re: Para raio

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    como faço essa verificação aqui? qual equipamento?
    Eu contratei um eletrecista, mas voce pode comprar/emprestar um terrometro

  9. #9
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Para raio

    obrigado @JonasMT