Postado originalmente por
Arthur Bernardes
@Lupsmais, encontrei
isso, veja se lhe serve.
@
alissonx, estou com uns documentos legais de BGP mas algumas dúvidas me bateram e tenho certeza que tu pode me ajudar.
Simulando um cenário
multihoming com duas operadoras, o balanceamento de tráfego seria de que forma?
Entendo que o primeiro critério de desempate de uma rota que é recebida por mais de 1 neighbor é a rota com maior valor de "
weigth", caso eu queira controlar o meu tráfego upload qual atributo mais preferível? O "
weight" ou o "
local_pref"?
Agora para definir por onde vai chegar o meu download eu uso o "
prepend", certo? Mas essas rotas precisam de uma ação, qual eu usaria? "
accpet" ou "
passthroug"? Eu posso definir para o bloco 1 sair pela operadora 1 e o bloco 2 sair pela operadora 2?
Reparei também que é comum fazerem alguns filtros de saída das sessões
eBGP, usando como base o cenário que passei na linha acima, fica assim:
Código :
ISP1_OUT = prefix = bloco 1/24 = action = accept
ISP1_IN = prefix = bloco 1/24 = action = ****** (qual usar) set-local-pref = 200
ISP1_OUT = prefix = bloco 2/24 = action = ****** (qual usar) set-bgp-prepend = 3
ISP1_OUT = prefix = bloco/23 = action = accept
ISP1_OUT = action = discard
ISP2_OUT = prefix = bloco 2/24 = action = accept
ISP2_IN = prefix = bloco 2/24 = action = ****** (qual usar) set-local-pref = 200
ISP2_OUT = prefix = bloco 1/24 = action = ****** (qual usar) set-bgp-prepend = 3
ISP2_OUT = prefix = bloco/23
ISP2_OUT = action = discard
Isso me dá a impressão que meu bloco 1 somente sai pela operadora 1 onde a regra "
discard" barra qualquer rota não permitida, certo? Isso também para a outra operadora. Está certo esses passos que descrevi acima? E pode me dizer também qual "
action" usar nos atributos do BGP?
Nos meus anúncios de redes do BGP eu preciso anunciar os dois blocos
Qual a melhor maneira de balancear o tráfego? Visto que quero usar as duas operadoras?
Agora num caso típico onde tenho PTT, como eu faria esse balanceamento baseando por prefixos?
Lembrando que são dúvidas básicas de BGP antes de eu entrar num curso e ficar perdido, rsrs.
Agradeço muito a quem puder me tirar essas dúvidas.