+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida PPPoE sobre VPLS

    Olá pessoal, tenho um laboratório montado em bancada com 4 RB's 750 (Routeros 5.26 as 4 rbs).

    As quatro RB's estão em uma topologia em anel com rede roteada (dinâmica) com OSPF com nuvem MPLS e tenho um túnel VPLS entre R1 e R3.

    Posição das RB's em sentido anti horário R1 - R2 - R3 - R4

    Nesta rede conecto um laptop na R3 que autentica PPPoE em um servidor PPPoE na R1. Funciona blz. So que pelo fato de o servidor pppoe rodar encima da vpls quando eu desconecto um dos cabos por exemplo na R2 e o link junto com a vpls cai por alguns segundos e voltam a funcionar vindo em sentido contrario pela R4 o PPPoE não volta a conectar pelo fato que em / ppp pppoe server interface fica como desconhecido pois por alguns segundos o túnel vpls desconecto.

    Existe alguma maneira de fazer este meu lab. trabalhar com alta disponibilidade e failover como estou tentando ou sou obrigado a colocar um servidor pppoe em cada rb?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida PPPoE sobre VPLS

    Está trabalhando com Loopback?
    Se você montou a VPLS em cima de Loopback e pelos 2 lados as rotas conhecem as loopbacks não tem porque ficar como desconhecido o servidor PPPoE...
    Se subiu a VPLS não pode ficar desconhecida...

    Reveja as rotas, as MTUs, veja se está anunciando no OSPF de forma passiva as loopbacks..
    Diminua o tempo do OSPF..
    Experimente mudar o network type..
    Para servidor PPPoE a partir da versão 6.15 está bem estável.. sugiro testar para ver se tem algum resultado diferente.

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: Duvida PPPoE sobre VPLS

    Opa fiz os devidos testes.

    Uso loopback tanto para o OSPF como no mpls/vpls, o MTU por enquanto esta tudo em 1500 depois quero chegar no melhor MTU acredito que 1500(TCP/IP) + 8(MPLS/VPLS) + 8(PPPoE)= 1516. Abaixei o tempo do OSPF agora volta muito mais rapido em torno de 15seg no max. O servidor PPPoE nao esta ficando como desconhecido nao e o tunel VPLS não esta mais caindo. Porem logando um cliente PPPoE com windows se eu fazer um link cair ele so volta se eu desconectar e conectar o PPPoE cliente do windows manualmente (sera bug do windows?).

    A outra dificuldade que estou tendo é que quando conectado o usuario pinga as rb porem nao pega gateway. como devo configurar o ip local do pppoe usando a vpls?

    desde já obrigado pela ajuda

  5. #5

    Padrão Re: Duvida PPPoE sobre VPLS

    Opa ia esquecendo as minhas loopback estao com /32 e sao passivas.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida PPPoE sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por Micoli Ver Post
    Opa fiz os devidos testes.

    Uso loopback tanto para o OSPF como no mpls/vpls, o MTU por enquanto esta tudo em 1500 depois quero chegar no melhor MTU acredito que 1500(TCP/IP) + 8(MPLS/VPLS) + 8(PPPoE)= 1516. Abaixei o tempo do OSPF agora volta muito mais rapido em torno de 15seg no max. O servidor PPPoE nao esta ficando como desconhecido nao e o tunel VPLS não esta mais caindo. Porem logando um cliente PPPoE com windows se eu fazer um link cair ele so volta se eu desconectar e conectar o PPPoE cliente do windows manualmente (sera bug do windows?).

    A outra dificuldade que estou tendo é que quando conectado o usuario pinga as rb porem nao pega gateway. como devo configurar o ip local do pppoe usando a vpls?

    desde já obrigado pela ajuda
    Opa, ta melhorando.. hehe.
    Bom, experimenta colocar um roteador para discar e ai analisa o resultado. Coloca uma RB ou um roteador doméstico mesmo.

    Esses 15 segundos pode diminuir mais ainda...

    As loopbacks tem que ser /32 mesmo.

    Acredito que seja isso...
    Está com uma redundância na VPLS.. funcionando..

  7. #7

    Padrão Re: Duvida PPPoE sobre VPLS

    Bom peguei uma quinta RB dessa vez uma 2011 (as outras são 750) coloquei ela para autenticar e realmente o bug de nao pegar gateway era do discador do windows já o PPPoE quando conectado e um dos links cai e só volta de se eu desligar o cabo do cliente e ligar de novo.


    Sobre o tempo eu baixei o tempo do hello de 10 para 5 e o de dead de 40 para 15 se eu baixar mais não vai aumentar muito o processamento?

    Realmente a redundância do OSPF VPLS esta OK o problema parece ser com o PPPoE, vou fazer update em todas as RB's para ver.

    Assim que tiver mais novidades posto mais uma resposta.

    Obs: estou leendo agora o PDF que mandaram acima muito bom ele.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida PPPoE sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por Micoli Ver Post
    Bom peguei uma quinta RB dessa vez uma 2011 (as outras são 750) coloquei ela para autenticar e realmente o bug de nao pegar gateway era do discador do windows já o PPPoE quando conectado e um dos links cai e só volta de se eu desligar o cabo do cliente e ligar de novo.


    Sobre o tempo eu baixei o tempo do hello de 10 para 5 e o de dead de 40 para 15 se eu baixar mais não vai aumentar muito o processamento?

    Realmente a redundância do OSPF VPLS esta OK o problema parece ser com o PPPoE, vou fazer update em todas as RB's para ver.

    Assim que tiver mais novidades posto mais uma resposta.

    Obs: estou leendo agora o PDF que mandaram acima muito bom ele.
    Boa Tarde amigo,

    Estou com esse mesmo problema exatamente o mesmo quando autentico pppoe com windows autentica normalmente navega sem problema porem se eu interromper um segmento o mesmo para de pingar só volta se desconectar e conectar novamente por acaso vc conseguiu resolver seu problema abraço.


    Hideraldo Fogo

  9. #9

    Padrão Re: Duvida PPPoE sobre VPLS

    Ola boa noite.
    Tambem estou com problemas com mtu do vpls + pppoe alguem pode me dar uma ajuda?

    Desde ja agradeço

  10. #10

    Padrão

    klabundee

    Poderia só reforçar uma duvida, para diminuir o tempo do ospf, você diz para eu ir em OSPF, Instancia, e altera Network type, da porta a onde esta fazendo o roteamento ? no network as opções que tenho e broadcas, nbma, point to point, é isso mesmo ?

    Obrigado!

  11. #11

    Padrão Re: Duvida PPPoE sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por JeffersonSato Ver Post
    klabundee

    Poderia só reforçar uma duvida, para diminuir o tempo do ospf, você diz para eu ir em OSPF, Instancia, e altera Network type, da porta a onde esta fazendo o roteamento ? no network as opções que tenho e broadcas, nbma, point to point, é isso mesmo ?

    Obrigado!
    Bom dia, essa alteração só muda a forma como o OSPF estabelece seus vizinhos..
    Na teoria não deve mudar muito a velocidade de convergência. O que você pode fazer é ir em: Routing->OSPF->Interfaces e ali diminuir o intervalo de tempo entre os testes.
    Mas isso tem que ser feito em todos. Testa e vê se muda para você.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ospf.jpg
Visualizações:	103
Tamanho: 	13,1 KB
ID:      	60792

  12. #12

    Padrão

    Galera que está com esse problema no windows, já fiz esse teste realmente ele cai, vou tentar explicar mais ou menos o que sei, quando você se conectada com pppoe, ele cria um tunel até sua maquina para passar todos os protocolos de navegação, se você esta com roteamento em redundância, e for fazer um teste eliminando uma rota, o que ira acontecer, esse tunel do pppoe ira se desfazer por que a rota que ele estava fazendo não existe mais por isso tem a queda, na hora que ele for subir por outra rota o pppoe da sua maquina fica travado, por que usa discagem manual, teve casos que voltava a pinga, mas a maioria das vesses não volta, então como nosso amigo disse ai em cima coloca um roteador ou cpe qualquer para fazer a discagem automática do pppoe, vocês notara a diferença! quando cair o pppoe o cpe identificara e ele começa a refazer a discagem, para possível acesso ate a segunda rota subir.

    Se caso falei alguma besteira me corrijam por favor!
    Obrigado!

  13. #13

    Padrão Re: Duvida PPPoE sobre VPLS

    Tenho uma Mikrotik-ap Omnitik Upa-5hnd Licença Nível 4 para usar como AP bridge comprei recentemente, fiz as devidas configurações de portas, nat, firewall, DNS Serve e cliente. Mais na hora de finalizar com a configuração de PPPoE cliente ou PPTP para o MK disca direto no moldem não disca.

    Meu senário: Moldem TELSEC t-9000 em modo brigd link 10mega> Ether1 configurada como entrada link, ether2 e ether3 saída para clientes. Quando crio o discador ele não fica conectado la no status mostra apenas conectando... e nada acontece.

    A rede ap Brigde1 wan1 (wi-fi) esta funcionando perfeita

    Já reconfigurei dando um reset configurações e refiz mais continua sem conectar gostaria de uma ajuda para fazer esse processo...fico no aguardo.