Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Referencias de Antena para PTP

    Pessoal mais uma vez venho pedir ajuda aos amigos que possuem mais experiencia aqui do forum afim de evitar gastar dinheiro com equipamento que poderá não me atender ou me decepcionar. Preciso fazer um enlace de cerca de 1km com visada limpa porem muita interferência de outras antenas na região. Pretendo passar 100 megas VDSL da GVT nesse ptp e apos alguma pesquisa pensei em comprar um par de antenas Ubiquiti Nanobeam M5 Nbe-m5-300 5ghz 22dbi.

    Encontrei elas novas com garantia saindo por 400 reais cada uma na minha região.

    Quem já utilizou o equipamento recomenda ?? se não poderia indicar um outro equivalente a minha situação ? preciso fechar esse enlace até sexta-feira!

    Obrigado desde já para quem puder me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    As antenas da Ubiquit, ás Nanobeam M5 Nbe-m5-300 5ghz 22dbi são boas, consigo passar 98Mega Full em um PTP de 3,8km com Muita interferência, muita mesmo.

    São boas antenas, não tive problemas com elas a não ser com raios.

    Porém a configuração é um pouco enjoada de fazer, mas quando tudo ajustado, é uma maravilha.
    CCQ 98,4%, -57dbm, AirMax Quality 98% e AirMax Capacity 77%.

    Eu recomendo o uso delas, bem ajustado e configurado fica um luxo.

    Se ajudei dá um like

  3. #3

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Compra mikrotik sxt, se quiser melhor pode comprar o SXT AC!

    Terá que comprar um level 4 pra servir de AP e compra um outro level3 pra fazer modo client, pode ate ser o sxt lite.

    Mikrotik resiste melhor as descargas e tem maior possibilidade de configuração !

  4. #4

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    pode comprar duas level 3 e configura com ptp. que consegue sim. nao precisa ser ap.. e so pesquisar. ok.

  5. #5

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Pode colar um print da tela desse link?
    Att

    Citação Postado originalmente por genesistelecom Ver Post
    As antenas da Ubiquit, ás Nanobeam M5 Nbe-m5-300 5ghz 22dbi são boas, consigo passar 98Mega Full em um PTP de 3,8km com Muita interferência, muita mesmo.

    São boas antenas, não tive problemas com elas a não ser com raios.

    Porém a configuração é um pouco enjoada de fazer, mas quando tudo ajustado, é uma maravilha.
    CCQ 98,4%, -57dbm, AirMax Quality 98% e AirMax Capacity 77%.

    Eu recomendo o uso delas, bem ajustado e configurado fica um luxo.

    Se ajudei dá um like

  6. #6

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Possuo dois links com elas. Troquei das antigas Nanobridges 23dbi. Um de 700 metros e outro de 3,9km. half vc ateh consegue passar os 100Mb. Mas nao por muito tempo, o CCQ cai.


    Citação Postado originalmente por nunnols Ver Post
    Pessoal mais uma vez venho pedir ajuda aos amigos que possuem mais experiencia aqui do forum afim de evitar gastar dinheiro com equipamento que poderá não me atender ou me decepcionar. Preciso fazer um enlace de cerca de 1km com visada limpa porem muita interferência de outras antenas na região. Pretendo passar 100 megas VDSL da GVT nesse ptp e apos alguma pesquisa pensei em comprar um par de antenas Ubiquiti Nanobeam M5 Nbe-m5-300 5ghz 22dbi.

    Encontrei elas novas com garantia saindo por 400 reais cada uma na minha região.

    Quem já utilizou o equipamento recomenda ?? se não poderia indicar um outro equivalente a minha situação ? preciso fechar esse enlace até sexta-feira!

    Obrigado desde já para quem puder me ajudar.

  7. #7

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Aqui está

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print.png
Visualizações:	177
Tamanho: 	36,6 KB
ID:      	57541

  8. #8

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Nanobeam e nanobridge não aguentam 100 Mbps de tráfego real. No teste da Ubiquiti pode até dar esse valor, mas na prática não consegue, pois o processador do equipamento não consegue dar conta da quantidade de pacotes.

    Na verdade, com equipamento desses mais baratos nenhum consegue os 100 Mbps Full Quem chega mais próximo disso é as RB912 que suportam uns 100 Mbps Half.

  9. #9

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Nanobeam e nanobridge não aguentam 100 Mbps de tráfego real. No teste da Ubiquiti pode até dar esse valor, mas na prática não consegue, pois o processador do equipamento não consegue dar conta da quantidade de pacotes.

    Na verdade, com equipamento desses mais baratos nenhum consegue os 100 Mbps Full Quem chega mais próximo disso é as RB912 que suportam uns 100 Mbps Half.

    Eu obtive estes valores não foi usando o SpeedTest da Ubiquit foi tráfego real mesmo.
    Tráfego Real da Rede, sem pegadinhas de SpeedTest da Ubnt.

  10. #10

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Citação Postado originalmente por TiagoSp Ver Post
    pode comprar duas level 3 e configura com ptp. que consegue sim. nao precisa ser ap.. e so pesquisar. ok.

    Da sim, Problema que não muda o SSID... Fica somente "Mikrotik" !!

  11. #11

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Compra mikrotik sxt, se quiser melhor pode comprar o SXT AC!

    Terá que comprar um level 4 pra servir de AP e compra um outro level3 pra fazer modo client, pode ate ser o sxt lite.

    Mikrotik resiste melhor as descargas e tem maior possibilidade de configuração !
    Nesse meu caso, vou passar o link puro em um PTP, sem gerenciamento.. ou seja, nao terei clientes conectando no wi-fi, apenas duas antenas uma enviando outra recebendo, na antena que ira receber, entregarei o link via cabo utp no servidor rb450g e esse sim fará esse gerenciamento entendeu ? Voce acha que realmente uma mikrotik SXT vai me atender ?

    A visada é limpa e a distancia é relativamente curta de 1km o problema todo é que tem MUITA interferencia de outras antenas... bem proximo desse local possuo 2 Maxxstation Mimo 5ghz em um ptp passando 35 megas em uma distancia de 1,2km, e ha uns 3 dias venho tendo problemas no horario de pico onde esses 35 megas caem bruscamente para 2 ou 3 megas. Então pra nao cair na bobeira de economizar com equipamento e ter a dor de cabeca que venho tendo, nesse segundo link pretendo ter antenas de qualidade mas logico gastando somente o necessario.

  12. #12

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Olha, se vc quer ter garantia mesmo, compra duas antenas Rocket Dish 30 dBi e fecha esse enlace usando RB922. Como a distancia é bem pequena, se usar essas antenas, vc terá um nível de sinal altíssimo e receberá menos interferencia do que se usar SXT, pois quanto menor o ganho da antena, maior a abertura do sinal irradiado e recebido.

    Usando essa solução que estou propondo vc vai conseguir fazer um enlace muito bom mesmo, vai conseguir até mais do que os 100 Mbps que tá precisando se configurar direitinho.

    Deve gastar uns 2.500 nesses equipamentos, mas fica realmente tranquilo.

  13. #13

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Outra ótima opção, considerando a pequena distância, é vc passar uma fibra.

    Coloca um conversor de mídia em cada ponta e passa um cabo Drop mesmo. Fica muito estável, com baixissima latencia e talvez fique até mais barato que o rádio.

  14. #14

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Olha, se vc quer ter garantia mesmo, compra duas antenas Rocket Dish 30 dBi e fecha esse enlace usando RB922. Como a distancia é bem pequena, se usar essas antenas, vc terá um nível de sinal altíssimo e receberá menos interferencia do que se usar SXT, pois quanto menor o ganho da antena, maior a abertura do sinal irradiado e recebido.

    Usando essa solução que estou propondo vc vai conseguir fazer um enlace muito bom mesmo, vai conseguir até mais do que os 100 Mbps que tá precisando se configurar direitinho.

    Deve gastar uns 2.500 nesses equipamentos, mas fica realmente tranquilo.
    Nesse caso irei extrapolar d+ meu orçamento infelizmente...

    So posso gastar no momento ate 1200 reais, se eu conseguir passar esses 100 megas nesse local conseguirei me manter por mais de um ano ja que possuo outros links e esses servirão apenas para me auxiliar nos horarios de pico.

    Esse projeto de ampliar o link é justamente para me dar uma folga na rede, pois como o link de 35 megas esta dando problemas no horario de pico e sempre preciso ficar mudando configuracoes ate ele melhorar, perco muito tempo indo e voltando em outra cidade (a minha rede fica em uma cidade e moro em outra) e esse tempo para ficar configurando antena que esta dificil para mim no momento porque meu filho irá nascer agora em março

    Logo, preciso de uma solução um pouco mais economica visando o custoxbeneficio entendesse. mas obrigado de qualquer forma pela sugestão.

  15. #15

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Outra ótima opção, considerando a pequena distância, é vc passar uma fibra.

    Coloca um conversor de mídia em cada ponta e passa um cabo Drop mesmo. Fica muito estável, com baixissima latencia e talvez fique até mais barato que o rádio.
    Tambem pensei em fibra mas é inviavel devido a localizacao, obrigado mesmo assim pela sugestão.

  16. #16

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Só tem R$1.200,00, cara?
    Arruma mais uns R$350 aí e compra o Cambium eForce 110 (kit PTP completo): http://www.connectivitatelecom.com.b...-25dbi-200mpbs (ou na Ceu Telecom).

    Excelente qualidade, acima de qualquer Ubiquiti e MikroTik (pesquise pela fabricante, vai ver que é coisa séria). Nessa distância aí, deve passar 200Mbps fácil fácil (confiando na afirmação da fabricante).

    Se decidir fazer o PTP com Cambium, dá um retorno aqui no fórum depois mostrando como o equipamento se saiu.

  17. #17

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Só tem R$1.200,00, cara?
    Arruma mais uns R$350 aí e compra o Cambium eForce 110 (kit PTP completo): http://www.connectivitatelecom.com.b...-25dbi-200mpbs (ou na Ceu Telecom).

    Excelente qualidade, acima de qualquer Ubiquiti e MikroTik (pesquise pela fabricante, vai ver que é coisa séria). Nessa distância aí, deve passar 200Mbps fácil fácil (confiando na afirmação da fabricante).

    Se decidir fazer o PTP com Cambium, dá um retorno aqui no fórum depois mostrando como o equipamento se saiu.
    Se fosse em uma outra situacao ate poderia testar maninho, mas meu problema no momento é orçamento curto e falta de tempo.. por isso busco uma solucao mais barata e que o pessoal tenha experiencias a respeito... Logo prefiro me manter na linha ubiquiti ou mikrotik.. por me familiarizar melhor e acho que sera mais facil encontrar informacoes caso precise. mas obrigado mesmo assim pela sugestão.

  18. #18

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Citação Postado originalmente por TechMaycon Ver Post
    1km...acima de 100mb...R$ 1.200,00....nao tem nada combinando ai parceiro...ou vc melhora o orçamento ou baixa a banda...e acredito q pra quem precisa de 100mb de banda nao pode ter problema com o orçamento...
    Amigão seu comentario nao me acrescentou qualquer solução e/ou experiencia ao assunto aqui abordado.

    Não preciso passar acima de 100mb.. como falei em mensagens anteriores, com 35mb de um outro link que possuo meu problema e resolvido, mas esse link esta dando problemas em determinados horarios de pico e estou sem tempo de ficar caçando canais e configurando antena quando isso ocorre como ja falei anteriormente... o fato aqui é que tenho como trazer esse link de 100mb que na verdade ja contratei e ja vou comecar a pagar, apenas para me dar uma folga nesse periodo que pretendo visitar a rede o minimo possivel, pelo motivo tambem ja citado anteriormente...

    Logo, não é minha intenção nem nada do tipo ser grosseiro ou algo assim, mas preciso fazer essa compra ate dia 26 sexta a tarde pra instalar no sabado, se Vsa Execelencia puder ajudar otimo ficarei muitissimo grato, caso contrario guarde sua opinião pois ela nao me ajuda de qualquer maneira no momento.

    Pessoal, tenho esses 100mb disponiveis mas se eu conseguir ao menos passar acima de 70mb ja estarei feliz.. pois com os 35mb que chegam da outra antena + os links que tenho no local a rede trabalha com folga... então tenho um pessoal dando suporte no local da rede mas os rapazes apenas puxam cabo, configuram roteador, essas coisas mais simples; configurações, antenas eles não mexem. Então esse é o motivo de minha correria. Pois sei que quando o pirralho nascer vai ser complicado arrumar tempo nos primeiros dias pra ficar visitando a rede.

  19. #19

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    Pessoal lembrando, criei esse topico buscando informações de quem utiliza algum equipamento em cenario parecido e que poderia indicar uma antena apresentando um bom custo x beneficio; ate o momento continuo achando que a melhor opção seria a nanobeam m5 300... Mas como não tenho muita experiencia com antenas e ainda nao comprei o equipamento estou aberto a quaisquer sugestão dentro do contexto

    Agradeço mais uma vez a quem esta tentando ajudar!

  20. #20

    Padrão Re: Referencias de Antena para PTP

    ola, olha cara aqui no meu serviço aconteceu uma situação parecida,queríamos passar uma banda boa e gastar pouco, entao meu chefe comprou umas antenas da AlgCom, elas possuem porta lan gigabit, alta taxa de transferência, sistema sistema operacional da mikrotik, e elas são nacionais, se vc se interessar taqui o link http://www.algcom.com.br/provedores