+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Olá Pessoal, a minha situação é a seguinte, tenho uma RB 450G com 11 clientes conectados via Hotspot, tenho um link de 10mb da Oi em modem roteado, planos de 720kb download por 64kb upload e silmultaneamente tenho entre 5 e 7 clientes conectados. Tive reclamações de lentidão, onde os clientes reclamam que a conexão cai para 300kb de download. Não sei qual é o problema, visto que meu link de 10mb deveria dar conta dos 11 clientes com muita sobra, certo? Quem poderia me ajudar a melhorar minha rede e sanar este problema? Agradeço!!

  2. #2

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    link adsl nem sempre é constante, na minha opinião nao seria a melhor forma de distribuir, mas pelo visto, voce esta começando agora.

    veja se o problema nao esta sendo no seu adsl.
    Última edição por faelldantas; 19-03-2015 às 11:28. Razão: correção de portugues

  3. #3

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Pelo relatado o problema me parece esta no seu link adsl e forma que vc o conecta.
    Primeiro vc deverá colocar o seu modem em bridge e por o mk para discar.Pois os modens comuns não aguentam rotear muitas conexões.
    Depois vc terá que ver o tráfego dos seus clientes e link do adsl dentro da rb.Dentro da rb pingue para algum site e vê se perde pacotes etc.
    Os links adsl normalmente tem trafic shaping então quando colocamos muitos clientes em um link adsl nunca se atinge o velocidade máximo do link.Ex:eu tinha um link da oi de 15M,em um computador chegava os 15M direitinho mas quando jogava na rede chegava no máximo 8M.

  4. #4

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Muito Obrigado pela ajuda até agora, alguém mais poderia expor sua visão da situação? Agradeço!

  5. #5

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Citação Postado originalmente por MateusW Ver Post
    Muito Obrigado pela ajuda até agora, alguém mais poderia expor sua visão da situação? Agradeço!
    Posso sim. Com ADSL da OI, ou de quem quer que seja, não vai mesmo. Dividir adsl é o passo inicial de muitos Provedores (quase todos) mas você ainda não é um Provedor, vc tão somente divide ADSL... Eu tenho no meu escritório ADSL GVT de 15 Mbps que muitas e muitas vezes não dá para navegação adequada de 3 máquinas que temos no setor comercial. Imagina 11 clientes. Aqui no escritório , se tivéssemos 11 máquinas teríamos que ter no mínimo mas 1 ADSL. Aí a pergunta, não seriam mais ASLS: não, com o aumento dos "consumidores" não se dá um aumento direto de consumo de banda E dois ou quatro ADSL's na hora da encrenca, se de um único fornecedor, provavelmente todos dariam pau. Passada a fazer do saber conectar cliente, não deixa queimar o nome , procure na sua região um link dedicado. Até porque le será simértico e pessoal hoje não fica sem um upload legal (videos, fotos..). Outro detalhe: ADSL da GvT tem 1 Mbps de up,o da OI só 300 Kbps

  6. #6

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Se só você plugar no modem (Roteado ou em bridge, tanto faz) e entrar num site de teste de velocidade, a velocidade vai pra 70-80% do contratato logo que começa o teste?

    Tenho esses supostos 10M da Oi, seriam uns 480Kbps de upload (Datarate no setup do modem, contrato não fala em upload), o teste completo de velocidade sempre aponta algo tipo 80% mesmo, mas... o velocimetro visual varia, vai subindo aos poucos. Tá, chega sempre em 80%. Mas e o upload? Esse varia mais, sobe lentamente.

    O problema é mais ou menos assim pelo que noto:
    - Download só chega em velocidade alta com multiplas instancias. Tipo gerenciador de download. Ou espera uns segundos enquanto a melhor rota vai sendo encontrada.
    - Upload tem o pior desempenho possível quando tem multiplas conexões nele. Bota 4 clientes FTP fazendo upload de conteúdo, pode limitar a 50Kbps cada, teoricamente consome menos da metade do upload contratado. Mas... você não vai mais navegar direito. Download não falta, ou que falta é espaço pra broadcast de dados genericos, cada requisição é atrasada um pouco e o todo da navegação (Que é o download de múltiplos elementos que formam uma página inteira) fica horrível, mas os downloads são feitos numa rota já conhecida, e há a informação prévia tanto do servidor como do browser que serão trocados 50 mil pacotes pra download completo do arquivo, se um perder pode mandar o outro e mandar o atrasado daqui a pouquinho sem problema, dá uma quedinha na velocidade mas nada grave.

    Já na navegação moderna essas pequenas demoras complicam a vida da web dinamica. O servidor monta a página e manda pro browser, mas o servidor não pode ficar esperando meia hora (Nem 500ms) pra cada resposta, ele dá prioridade pra novas requisições e não pro reenvio de frame que ele já enviou. Uma página basicona (HTML puro, com imagens) mesmo que tenha 50 partes separadas e tenha 1MB de tamanho será aberta mais rapido nessas conexões lixo que uma página dinamica de mesmo tamanho, uma coisa é atrasar a abertura de uma imagem, ela vai sendo aberta aos poucos mas o grosso (html) o usuario já vai visualizando. Mas em página dinamica (95% do que os usuarios comuns acessam) empaca em cabeçalho e cia, o usuario vê uma página que não abriu "nada" (Pra ele! Pode até ter mais dados que um *.htm simples sem imagens, mas ele não está vendo nada útil). Tem truques em servidores pra acelerar a abertura da página, fazendo multiplas conexões, mas... quando o broadcast do PC até o site é limitado demais cada uma dessas múltiplas conexões é feita mais lentamente que se fosse apenas 1 conexão.

    Então o problema tá no tipo de trafego que os clientes criam, milhões de conexões pra servers diferentes, é tanta demora no broadcast entre PC e servidor (Pelo gargalo que é o upload do cliente, e o maior gargalo que é o upload da ADSL, que essa sim parece tem bloqueios duros na dslam na operadora) que o link adsl não consegue chegar em velocidade alta, o download aguentaria 1000 conexões de 10Kbps cada, mas os gargalos do upload são tantos que ele só consegue trafegar respostas adequadas de umas 100 conexões ou 200, como são 10Kbps cada o download fica limitado, e não é limitação no download por parte da operadora, é nas respostas de cada pacote ou conexão entre seu cliente e o servidor lá na web.

    Se usar P2P e configurar muitas conexões abertas ou semi-abertas terá isso também, 200Kbps em 500 conexões abertas e você não navega mais, porque cada uma dessas conexões precisa trocar dados EXTRAS (Não-uteis pro cliente) pra ser mantida ativa.


    Hoje tenho ADSL de 10M só pra mim e não dá, skype falha em ligação, video online só 240p e de madrugada, o único jeito de ver velocidade alta é com gerenciador de download em 10 ou 15 instancias, ou ir em teste de velocidade, porque o resto é todo lerdo. Antigamente pelo menos pro Youtube eu tinha alta velocidade, 600 a 700KB/s em download dos vídeos, porque eu pegava de algum cache da Oi ou de um GCC (Cache do Google nalgum PTT ou operadora), mas nos últimos 2 meses nem essa alegria a ADSL me dá, é 40KB/s (320Kbps) cada download (Ou cada instancia, mas a partir de umas 5 instancias cada uma cai pra uns 10 ou 15KB/s, de modo que em 20 instancias de 10 downloads não chego em 5Mbps (600KB/s) ao todo nunca indo para o Youtube. Deve ser questão de rota... a 2 meses.
    (Em outros servidores nacionais consigo 500KB/s com só 1 instancia, sem sofrimento, é gargalo na porca estrutura da Oi bem longe de mim, não tem relação com meu modem, ou minha linha (Afinal eu atendo só empresas hoje, a maioria com ADSL empresarial de 5 a 10Mbps, ontem mesmo numa empresa com só 4 micros eu nem consegui baixar o GoogleDriveSync.exe, que é um executável de 700KB, tive que instalar um gerenciador de download, e nos outros micros não tinha nada de p2p, adwares, desligar e ligar modem não resolvia, um tracert apontava falha bem longe daqui (Mas ainda na rede da Oi). Esse tipo de lerdeza toda empresa com varios micros tem, o jeito é otimizar colocando cliente de email pop3 e enviar/receber só a cada 20 minutos, instalar filtro pra ad's nos browsers pra não desperdiçar conexão com isso, bloquear plugins (Clique pra reprodozir no Chrome, no FF tem que colocar coisa tipo Flash Block pra evitar que esse lixo ridículo das porcarias em flash (Quem meche com essa desgraça tem o que na cabeça? Deve ser designer ou cabeleireiro pra não ver o desperdício de processamento e banda só pra dar um suposto visual bonito...), enfim, tem que mecher em todos os PC's e instruir os funcionários sobre como usar internet sem desperdiçar banda. Mas com cliente de internet você consegue fazer isso?

    Eu tinha provedor com dedicado misturado com adsl, e era uma porcaria, ADSL por algo tipo R$ 900 a 1200 por Mbps, e ADSL com esse problema de broadcast limitado pelo upload, um balance com 3 ADSL de 8 a 10Mbps cada não dava navegação decente pra 10 pessoas (Mas só 1 dessas ADSL não era nem é decente pro meu ponto de vista nem pra 2 usuários), tem que meter um link dedicado do lado porque ele tem upload melhorzinho, dá uma desafogada legal pelo visto, porque o percentual de trafego em cada entrada (Num balance você vê isso fácil) não muda tanto (3 ADSL sozinhas consomem uns 2Mbps das primeiras e 500Kbps da terceira. Já se colocar o dedicado de digamos 1M só passa a ter nele mais uns 800Kbps) só que a sensação de navegação na web em babaquices tipo facebook e redes sociais similares (Ou sites com o tipo de dinamicidade deles) muda totalmente.

    ADSL da Oi mesmo em balance só se elas sozinhas forem muito boas, mas por aqui todas são péssimas, todas as DSLAM estão configuradas pra capar muito trafego pelo visto, além de superlotadas (Nunca tem porta disponível, a cada 3 anos a operadora coloca uma DSLAM nova e e enquanto as 192 portas não são lotadas até que as conexões por ADSL nessa DSLAM são boas, tem DSLAM com 192 portas, com clientes de 4 a 10Mbps, mas o link de entrada da dslam é de 30 a 50Mbps. Mas com tanta gente usando P2P mal-configurado (O fato do Ares ser usado por noobs não é problema, o problema é o DEFAULT de tudo, todo p2p tem default sem limite de velocidade) é só ter 50 clientes que pelo menos 25 deles estarão consumindo 24x7 uma banda razoavel, gente com a MALDITA mania de ouvir radio online (Radio é unidirecional, nada unidirecional devia ser usado na web) tem aos montes, e pior, gente assistindo TV online (Denovo, se é conteúdo unidirecional (Você não dá retorno de informação) pra que desperdiçar a web com isso? Satelite existe pra isso, o satelite apenas transmite e sua antena de satelite apenas recebe, você assiste TV por uma estrutura 1000x mais BARATA que uma rede bidirecional com fibra e radios digitais pelo país) também infelizmente são muitas, fora os tontos que entram no Youtube e botam vídeo 480p pra rodar mas só querem ouvir o audio (São burros demais pra baixar o conteúdo no mundo warez mas não querem gastar comprando o conteúdo...), de modo que o link que as DSLAM tem pra distribuir é geralmente muito pequeno pros usuarios de 2015, mal dá pra um usuário típico, que dirá pra redistribuir isso colocando mais gargalos no meio!

    O tipo de navegação, ou de consumo de internet hoje, exige muita banda, gasta muitas conexões abertas, mas o gargalo nas ADSL da Oi geralmente está não na taxa de upload, mas no roteamento dado pros pacotes de upload, e na falta de um link de saída decente nas DSLAM. Um dedicado de 2Mbps da Oi custa R$ 1500 a 3000 (Preço que eu paguei) porque é um link desse que ela coloca na entrada de uma DSLAM ADSL que atende 192 clientes de 600K, 1M e 1,5M. Em DSLAM ADSL2 ou ADSL2+ ela coloca link maior tipo 10M a 50M, mas aí passa a vender conexões adsl de 4 a 15M, isso se não é uma DSLAM de 384 portas com clientes de até 15M, com link de entrada de apenas 40Mbps. Ela tira leite de pedra (Financeiramente) com esses links, por isso o dedicado é tão caro pra ela. Mas fazendo isso (192 portas com clientes de 600 a 1500Kbps com dedicado de 2Mbps) cada porta dessa terá uma conexão lixo, sem chance de prestar pra dividir com vizinho. Só presta onde tem DSLAM pouco lotada e com link de entrada bem grande, ACHO que nas DSLAM ADSL2+ de 192 portas que ela usa a entrada é limitada a 100Mbps, então mesmo que ela queira não conseguiria planos tão bons.

    Então provedor tem que procurar links dedicados na região, pode pendurar ADSL e redirecionar pra ADSL as futilidades tipo facebook, sites de times, sites de fofocas, a conexão pra esses sites vai ser um lixo mas isso vai ajudar no desumburrecimento dos clientes já que eles deverão começar a acessar outro sites.

  7. #7

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se só você plugar no modem (Roteado ou em bridge, tanto faz) e entrar num site de teste de velocidade, a velocidade vai pra 70-80% do contratato logo que começa o teste?

    Tenho esses supostos 10M da Oi, seriam uns 480Kbps de upload (Datarate no setup do modem, contrato não fala em upload), o teste completo de velocidade sempre aponta algo tipo 80% mesmo, mas... o velocimetro visual varia, vai subindo aos poucos. Tá, chega sempre em 80%. Mas e o upload? Esse varia mais, sobe lentamente.

    O problema é mais ou menos assim pelo que noto:
    - Download só chega em velocidade alta com multiplas instancias. Tipo gerenciador de download. Ou espera uns segundos enquanto a melhor rota vai sendo encontrada.
    - Upload tem o pior desempenho possível quando tem multiplas conexões nele. Bota 4 clientes FTP fazendo upload de conteúdo, pode limitar a 50Kbps cada, teoricamente consome menos da metade do upload contratado. Mas... você não vai mais navegar direito. Download não falta, ou que falta é espaço pra broadcast de dados genericos, cada requisição é atrasada um pouco e o todo da navegação (Que é o download de múltiplos elementos que formam uma página inteira) fica horrível, mas os downloads são feitos numa rota já conhecida, e há a informação prévia tanto do servidor como do browser que serão trocados 50 mil pacotes pra download completo do arquivo, se um perder pode mandar o outro e mandar o atrasado daqui a pouquinho sem problema, dá uma quedinha na velocidade mas nada grave.

    Já na navegação moderna essas pequenas demoras complicam a vida da web dinamica. O servidor monta a página e manda pro browser, mas o servidor não pode ficar esperando meia hora (Nem 500ms) pra cada resposta, ele dá prioridade pra novas requisições e não pro reenvio de frame que ele já enviou. Uma página basicona (HTML puro, com imagens) mesmo que tenha 50 partes separadas e tenha 1MB de tamanho será aberta mais rapido nessas conexões lixo que uma página dinamica de mesmo tamanho, uma coisa é atrasar a abertura de uma imagem, ela vai sendo aberta aos poucos mas o grosso (html) o usuario já vai visualizando. Mas em página dinamica (95% do que os usuarios comuns acessam) empaca em cabeçalho e cia, o usuario vê uma página que não abriu "nada" (Pra ele! Pode até ter mais dados que um *.htm simples sem imagens, mas ele não está vendo nada útil). Tem truques em servidores pra acelerar a abertura da página, fazendo multiplas conexões, mas... quando o broadcast do PC até o site é limitado demais cada uma dessas múltiplas conexões é feita mais lentamente que se fosse apenas 1 conexão.

    Então o problema tá no tipo de trafego que os clientes criam, milhões de conexões pra servers diferentes, é tanta demora no broadcast entre PC e servidor (Pelo gargalo que é o upload do cliente, e o maior gargalo que é o upload da ADSL, que essa sim parece tem bloqueios duros na dslam na operadora) que o link adsl não consegue chegar em velocidade alta, o download aguentaria 1000 conexões de 10Kbps cada, mas os gargalos do upload são tantos que ele só consegue trafegar respostas adequadas de umas 100 conexões ou 200, como são 10Kbps cada o download fica limitado, e não é limitação no download por parte da operadora, é nas respostas de cada pacote ou conexão entre seu cliente e o servidor lá na web.

    Se usar P2P e configurar muitas conexões abertas ou semi-abertas terá isso também, 200Kbps em 500 conexões abertas e você não navega mais, porque cada uma dessas conexões precisa trocar dados EXTRAS (Não-uteis pro cliente) pra ser mantida ativa.


    Hoje tenho ADSL de 10M só pra mim e não dá, skype falha em ligação, video online só 240p e de madrugada, o único jeito de ver velocidade alta é com gerenciador de download em 10 ou 15 instancias, ou ir em teste de velocidade, porque o resto é todo lerdo. Antigamente pelo menos pro Youtube eu tinha alta velocidade, 600 a 700KB/s em download dos vídeos, porque eu pegava de algum cache da Oi ou de um GCC (Cache do Google nalgum PTT ou operadora), mas nos últimos 2 meses nem essa alegria a ADSL me dá, é 40KB/s (320Kbps) cada download (Ou cada instancia, mas a partir de umas 5 instancias cada uma cai pra uns 10 ou 15KB/s, de modo que em 20 instancias de 10 downloads não chego em 5Mbps (600KB/s) ao todo nunca indo para o Youtube. Deve ser questão de rota... a 2 meses.
    (Em outros servidores nacionais consigo 500KB/s com só 1 instancia, sem sofrimento, é gargalo na porca estrutura da Oi bem longe de mim, não tem relação com meu modem, ou minha linha (Afinal eu atendo só empresas hoje, a maioria com ADSL empresarial de 5 a 10Mbps, ontem mesmo numa empresa com só 4 micros eu nem consegui baixar o GoogleDriveSync.exe, que é um executável de 700KB, tive que instalar um gerenciador de download, e nos outros micros não tinha nada de p2p, adwares, desligar e ligar modem não resolvia, um tracert apontava falha bem longe daqui (Mas ainda na rede da Oi). Esse tipo de lerdeza toda empresa com varios micros tem, o jeito é otimizar colocando cliente de email pop3 e enviar/receber só a cada 20 minutos, instalar filtro pra ad's nos browsers pra não desperdiçar conexão com isso, bloquear plugins (Clique pra reprodozir no Chrome, no FF tem que colocar coisa tipo Flash Block pra evitar que esse lixo ridículo das porcarias em flash (Quem meche com essa desgraça tem o que na cabeça? Deve ser designer ou cabeleireiro pra não ver o desperdício de processamento e banda só pra dar um suposto visual bonito...), enfim, tem que mecher em todos os PC's e instruir os funcionários sobre como usar internet sem desperdiçar banda. Mas com cliente de internet você consegue fazer isso?

    Eu tinha provedor com dedicado misturado com adsl, e era uma porcaria, ADSL por algo tipo R$ 900 a 1200 por Mbps, e ADSL com esse problema de broadcast limitado pelo upload, um balance com 3 ADSL de 8 a 10Mbps cada não dava navegação decente pra 10 pessoas (Mas só 1 dessas ADSL não era nem é decente pro meu ponto de vista nem pra 2 usuários), tem que meter um link dedicado do lado porque ele tem upload melhorzinho, dá uma desafogada legal pelo visto, porque o percentual de trafego em cada entrada (Num balance você vê isso fácil) não muda tanto (3 ADSL sozinhas consomem uns 2Mbps das primeiras e 500Kbps da terceira. Já se colocar o dedicado de digamos 1M só passa a ter nele mais uns 800Kbps) só que a sensação de navegação na web em babaquices tipo facebook e redes sociais similares (Ou sites com o tipo de dinamicidade deles) muda totalmente.

    ADSL da Oi mesmo em balance só se elas sozinhas forem muito boas, mas por aqui todas são péssimas, todas as DSLAM estão configuradas pra capar muito trafego pelo visto, além de superlotadas (Nunca tem porta disponível, a cada 3 anos a operadora coloca uma DSLAM nova e e enquanto as 192 portas não são lotadas até que as conexões por ADSL nessa DSLAM são boas, tem DSLAM com 192 portas, com clientes de 4 a 10Mbps, mas o link de entrada da dslam é de 30 a 50Mbps. Mas com tanta gente usando P2P mal-configurado (O fato do Ares ser usado por noobs não é problema, o problema é o DEFAULT de tudo, todo p2p tem default sem limite de velocidade) é só ter 50 clientes que pelo menos 25 deles estarão consumindo 24x7 uma banda razoavel, gente com a MALDITA mania de ouvir radio online (Radio é unidirecional, nada unidirecional devia ser usado na web) tem aos montes, e pior, gente assistindo TV online (Denovo, se é conteúdo unidirecional (Você não dá retorno de informação) pra que desperdiçar a web com isso? Satelite existe pra isso, o satelite apenas transmite e sua antena de satelite apenas recebe, você assiste TV por uma estrutura 1000x mais BARATA que uma rede bidirecional com fibra e radios digitais pelo país) também infelizmente são muitas, fora os tontos que entram no Youtube e botam vídeo 480p pra rodar mas só querem ouvir o audio (São burros demais pra baixar o conteúdo no mundo warez mas não querem gastar comprando o conteúdo...), de modo que o link que as DSLAM tem pra distribuir é geralmente muito pequeno pros usuarios de 2015, mal dá pra um usuário típico, que dirá pra redistribuir isso colocando mais gargalos no meio!

    O tipo de navegação, ou de consumo de internet hoje, exige muita banda, gasta muitas conexões abertas, mas o gargalo nas ADSL da Oi geralmente está não na taxa de upload, mas no roteamento dado pros pacotes de upload, e na falta de um link de saída decente nas DSLAM. Um dedicado de 2Mbps da Oi custa R$ 1500 a 3000 (Preço que eu paguei) porque é um link desse que ela coloca na entrada de uma DSLAM ADSL que atende 192 clientes de 600K, 1M e 1,5M. Em DSLAM ADSL2 ou ADSL2+ ela coloca link maior tipo 10M a 50M, mas aí passa a vender conexões adsl de 4 a 15M, isso se não é uma DSLAM de 384 portas com clientes de até 15M, com link de entrada de apenas 40Mbps. Ela tira leite de pedra (Financeiramente) com esses links, por isso o dedicado é tão caro pra ela. Mas fazendo isso (192 portas com clientes de 600 a 1500Kbps com dedicado de 2Mbps) cada porta dessa terá uma conexão lixo, sem chance de prestar pra dividir com vizinho. Só presta onde tem DSLAM pouco lotada e com link de entrada bem grande, ACHO que nas DSLAM ADSL2+ de 192 portas que ela usa a entrada é limitada a 100Mbps, então mesmo que ela queira não conseguiria planos tão bons.

    Então provedor tem que procurar links dedicados na região, pode pendurar ADSL e redirecionar pra ADSL as futilidades tipo facebook, sites de times, sites de fofocas, a conexão pra esses sites vai ser um lixo mas isso vai ajudar no desumburrecimento dos clientes já que eles deverão começar a acessar outro sites.
    Pq os adsl sempre limitam o up?

  8. #8

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Porque é um jeito de limitar o trafego sem limitar o download em 1 instancia tipo em teste de velocidade.

    Pode vender 10Mbps, e medir 10Mbps num teste de download, tendo um link de entrada péssimo. Ou seja, o marketing não é afetado ("Até 10Mbps!") mas a prática é de conexão bem limitada.

    Na prática todo mundo faz milhares de conexões menores, com essas conexões bem limitadas o concentrador já sofre, imagina se ele tivesse que lidar com milhares de conexões de velocidade alta (Upload alto).

    Roteador wifi barato trava quando você seta um P2P pra coisa tipo 500 conexões simultaneas. Se você está baixando só 1 ou 2 arquivos, com download ilimitado e upload limitado até que o roteador sofre pouco. Mas quando o roteador lida com 500 conexões simultaneas de saída (upload ilimitado) ele costuma travar, é muuuuuito pacote pra gerenciar num buffer.

    DSLAM não é igual roteador de mesa barato, é 400 vezes melhor. Mas... DSLAM por sua vez não controla a conexão com só 1 cliente, mas sim com 400, aí no fim dá tudo na mesma! :-)

    E isso é nativo de ADSL, DSL Assimetrica, os padrões nem permitem upload percentualemte alto (Não mais que 24M down, 5M up), isso começou como assimetria pouca, mas foi piorando, os modens transmitem com pouca qualidade, ou com ruído, ou com potencia baixa, de modo que o que chega na DSLAM nem sempre é tão legível, pra DSLAM não perder processamento com bobeira começou essa prática de limitar bastante o upload.

    No brasil em muita fiação o que se consegue (Max rate) é algo tipo 10M down e 1M up, tamanha a diferença de potencia entre a DSLAM transmitindo (Download) e o modem ADSL transmitindo (Upload).

    HOJE as operadoras tem metade dessa culpa, a outra metade é dos fabricantes de modens, mas ao longo do tempo a culpa foi mudando, a legislação permite rede telefonica meio perto de rede AC, isso atenua dado demais, e atenua os mais fracos, que são os modem>dslam, ao ponto de num local o sinal dslam>modem ser suficiente pra algo tipo 5M, mas o sinal modem>dslam é mais baixo e portanto mais propenço a ruído que ele chega ilegível na dslam, e nem a conexão é estabelecidade.

    Com wifi também tem essa diferença de potencia nos 2 lados da conexão, dependendo da rede você é obrigado a usar assimetria pra ter qualidade.
    Em rede 3G, 4G e wimax a assimetria também é regra, upload bem baixo. Simplesmente colocar esse tipo de conexão (Assimetrica) num link dedicado te dá um rede muito boa, mas se fizer mais um trabalho de otimização no upload você consegue aproveitar muito melhor esse link dedicado, com mais gente usando. É o que as operadoras tem feito (No mundo todo. No brasil talvez exagerem mais, mas rede ruim tem no mundo todo, upload limitado é regra no mundo todo, a diferença é que nalguns lugares assinar um servidor com link dedicado (Longa da sua casa) é mais em conta, muito mais em conta que deixar seu PC ligado 24x7, tlavez as ADSL brasileiras sejam piores parcialmente por culpa do uso dado também, muito p2p (Não comparar com japão ou suiça, comparar com países de nível de riqueza e tamanho meio parecidos, algo tipo china, russia, mexico...).

    Upload de ADSL nasceu pra ser baixo (Senão seria DSL simétrico), mas as operadoras no brasil baixam ainda mais como forma de atender mais gente com a mesma rede interna saturada delas.

    Provedor de internet via radio geralmente faz o mesmo, upload limitado, vende coisa tipo 128K de upload e 2M de download, como forma de otimizar o uso do link que tem, o link é caro pro provedor comprar, mas também não sai barato a operadora passar mais fibra país a dentro pra ter links melhores, o país é grande, com 500Km de fibra você mal liga 50 mil habitantes no interior do brasil (Areas de densidade alta são minoria), enquanto na Coreia do Sul com 500Km de fibra você atravessa o país todo interligando 50 milhões de habitantes! O percentual da população que contrata esse serviço também é maior lá, fácil ter 10 mil clientes por Km de fibra instalada, no brasil é difícil tem 1 mil.

  9. #9

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Amigo vou ser bem simples e direto. Testa primeiro seu modem direto no PC e vê se bate os 10 MB. Caso positivo o problema é em alguma ponto entre seu provedor até o cliente. Config etc. Você ta usando qual radio e antena no AP? Banda B G ou N? Eu g
    Falo isto porque eu tinha um link de 10mb e segura uns 13 clientes a 1mb cada, rodando bala.

  10. #10

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Amigo vou ser bem simples e direto. Testa primeiro seu modem direto no PC e vê se bate os 10 MB. Caso positivo o problema é em alguma ponto entre seu provedor até o cliente. Config etc. Você ta usando qual radio e antena no AP? Banda B G ou N? Eu g
    Falo isto porque eu tinha um link de 10mb e segura uns 13 clientes a 1mb cada, rodando bala.
    Amigo, eu conecto os clientes tudo cabeado, tem um switch onde todos os clientes estão conectados e ele é conectado no meu servidor mikrotik rb 450g que é conectado a meu modem que é conectado a internet. Tudo via Hotspot. Já me disseram que eu deveria conectar a web discando através do Mikrotik e não no modem, também não sei se meu Hotspot ficou bem feito, pois fui eu que fiz com pouco conhecimento sobre redes que tenho. Gostaria muito que vocês me ajudassem a resolver isso. Desde já, obrigado!

  11. #11

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    Vou te passa uma informação, Coloca más 1 link ADSL de 10mb, faz load balace, ficara com 20Mb....

    Você altera o plano para 1Mb / 1Mb..

    Você vai ter mas clientes e vai ser bem falado,

    Você hoje tem 11, Esta ótimo, Ja está na hora de você coloca um ADSL ou de 35Mb ou mesmo 10Mb,
    Oque importa também é o "upload"

    Espero lê ter ajudado!

    A respeito da net cair amigo se você sabe configurar, Mikrotik, Da uma resetada nele e ver se ele melhora, mas recomendo se você não souber, mande alguém de confiança fazer, Boa sorte!

    Enviado via LG-D337 usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Rede 1 Link ADSL 10mb - 11 Clientes e Reclamações

    olha tenho uma dica começa a a download como torrent e site de baixar mp3, video, jogos si quizer pega essa regras aqui para torrent eu uso so copia e colar no New Terminal

    bloquer torrent.

    /ip firewall layer7-protocol
    add comment="Block Bit Torrent" name=layer7-bittorrent-exp regexp="^(\\x13bitt\
    orrent protocol|azver\\x01\$|get /scrape\\\?info_hash=get /announce\\\?inf\
    o_hash=|get /client/bitcomet/|GET /data\\\?fid=)|d1:ad2:id20:|\\x08'7P\\)[\
    RP]"

    /ip firewall filter
    add action=add-src-to-address-list address-list=Torrent-Conn \
    address-list-timeout=2m chain=forward layer7-protocol=\
    layer7-bittorrent-exp src-address=192.168.88.0/24 src-address-list=\
    !allow-bit
    add action=add-src-to-address-list address-list=Torrent-Conn \
    address-list-timeout=2m chain=forward p2p=all-p2p src-address=\
    192.168.88.0/24 src-address-list=!allow-bit

    /ip firewall filter
    add action=drop chain=forward dst-port=!0-1024,8291,5900,5800,3389,14147,5222,59905 protocol=tcp \
    src-address-list=Torrent-Conn
    add action=drop chain=forward dst-port=!0-1024,8291,5900,5800,3389,14147,5222,59905 protocol=udp \
    src-address-list=Torrent-Conn

    =========================================================

    Limita torrent.

    /ip firewall layer7-protocol
    add name=L7-Torrent regexp="^(\\x13bittorrent protocol|azver\\x01\$|get /scrap\
    e\\\?info_hash=get /announce\\\?info_hash=|get /client/bitcomet/|GET /data\
    \\\?fid=)|d1:ad2:id20:|\\x08'7P\\)[RP]"

    /queue tree
    add limit-at=256k max-limit=256k name=Torrent-Download packet-mark=\
    Torrent-Conn parent=global priority=5 queue=default

    /ip firewall filter
    add action=add-src-to-address-list address-list=Torrent-Add \
    address-list-timeout=2m chain=forward layer7-protocol=L7-Torrent \
    src-address=192.168.96.0/24
    add action=add-src-to-address-list address-list=Torrent-Add \
    address-list-timeout=2m chain=forward p2p=all-p2p src-address=\
    192.168.96.0/24
    add action=add-src-to-address-list address-list=Torrent-Add \
    address-list-timeout=2m chain=forward p2p=bit-torrent src-address=\
    192.168.96.0/24

    /ip firewall mangle
    add action=mark-connection chain=prerouting comment=Torrent-Conn dst-port=\
    !0-1024,8291,5900,5800,3389,14147,5222,59905 new-connection-mark=\
    Torrent-Conn protocol=tcp src-address-list=Torrent-Add
    add action=mark-connection chain=prerouting dst-port=\
    !0-1024,8291,5900,5800,3389,14147,5222,59905 new-connection-mark=\
    Torrent-Conn protocol=udp src-address-list=Torrent-Add
    add action=mark-connection chain=prerouting new-connection-mark=Torrent-Conn \
    p2p=all-p2p src-address-list=Torrent-Add
    add action=mark-connection chain=prerouting new-connection-mark=Torrent-Conn \
    p2p=bit-torrent src-address-list=Torrent-Add
    add action=mark-packet chain=prerouting connection-mark=Torrent-Conn \
    new-packet-mark=Torrent-Conn passthrough=no

    ==========================================================

    e essa é para priorizar a navegação e limita download


    /ip firewall mangle<font></font>
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=conn-download passthrough=yes protocol=tcp dst-port=80 connection-bytes=1000000-0 comment="CONN-DOWNLOAD"<font></font>
    add chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=download-packet passthrough=no connection-mark=conn-download<font></font>
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=conn-browsing passthrough=yes protocol=tcp dst-port=80 connection-bytes=0-1000000 comment="CONN-BROWSING"<font></font>
    add chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=browsing-packet passthrough=no connection-mark=conn-browsing<font></font>


    /queue tree
    add name="paket browsing" parent=global-in packet-mark=browsing-packet limit-at=0 queue=default priority=1 max-limit=0 burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s
    add name="paket download" parent=global-in packet-mark=download-packet limit-at=0 queue=default priority=8 max-limit=200k burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s