+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhamento de Poste

    Olá a todos do fórum. Gostaria de informações sobre compartilhamento de postes pois moro na cidade de Fortaleza-CE e em um futuro próximo pretendo trabalhar com rede cabeada. A quem puder ajuda agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Compartilhamento de Poste

    Via de regra a dona dos postes é a empresa que instalou, que em geral é a detentora da outorga de única distribuidora de eletricidade.
    Em Fortaleza deve ser a Chesf.

    Ela é obrigada a compartilhar os postes que estão em area publica.

    Mas... geralmente alguma legislação estadual ou municipal estabeleze essa obrigatoriedade só pra empresas que farão uso "para o bem comum". A Chesf pode alugar pra qualquer um, mas pra empresas com SCM ou STFC ela é obrigada (Legislação recente).

    Tendo SCM ou STFC, sua empresa apenas precisa apresentar projeto (Aqui o bicho pega, muita empresa de SCM tropeça no projeto), e depois de aprovado fazer/assinar o contrato que estabelece um valor por poste (R$ 3,2, se não me engano hoje, mas já foi R$ 5 ou 6).

    Nessa locação não entra energia gratis, é só a locação de um espaço em cada poste.

    Pode ter em Recife regiões com postes baixos (6m), onde sua rede teria que ficar abaixo da rede telefonica (Que fica abaixo da rede eletrica), há necessidade de espaçamento mínimo entre as fiações, geralmente 20 a 30cm, em postes baixos simplesmente não cabe nada, a fiação tem altura mínima pra ficar sobre as ruas, mas na prática é bom colocar 50cm acima (Caminhões tem limite de altura, a carga teoricamente também, mas a altura da carga é pouco respeitada, normal carga enrroscar em fiação baixa).

    Sobre a legislação recente:
    http://www.istoedinheiro.com.br/noti...s/246017.shtml
    http://www.anatel.gov.br/legislacao/leis/829-lei-13116

    Tendo SCM (Provedor) ou STFC (Cia de telefonia) é "só" apresentar projeto e alugar a revelia. Mas o projeto precisa englobar muita coisa.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Via de regra a dona dos postes é a empresa que instalou, que em geral é a detentora da outorga de única distribuidora de eletricidade.
    Em Fortaleza deve ser a Chesf.

    Ela é obrigada a compartilhar os postes que estão em area publica.

    Mas... geralmente alguma legislação estadual ou municipal estabeleze essa obrigatoriedade só pra empresas que farão uso "para o bem comum". A Chesf pode alugar pra qualquer um, mas pra empresas com SCM ou STFC ela é obrigada (Legislação recente).

    Tendo SCM ou STFC, sua empresa apenas precisa apresentar projeto (Aqui o bicho pega, muita empresa de SCM tropeça no projeto), e depois de aprovado fazer/assinar o contrato que estabelece um valor por poste (R$ 3,2, se não me engano hoje, mas já foi R$ 5 ou 6).

    Nessa locação não entra energia gratis, é só a locação de um espaço em cada poste.

    Pode ter em Recife regiões com postes baixos (6m), onde sua rede teria que ficar abaixo da rede telefonica (Que fica abaixo da rede eletrica), há necessidade de espaçamento mínimo entre as fiações, geralmente 20 a 30cm, em postes baixos simplesmente não cabe nada, a fiação tem altura mínima pra ficar sobre as ruas, mas na prática é bom colocar 50cm acima (Caminhões tem limite de altura, a carga teoricamente também, mas a altura da carga é pouco respeitada, normal carga enrroscar em fiação baixa).

    Sobre a legislação recente:
    http://www.istoedinheiro.com.br/noti...s/246017.shtml
    http://www.anatel.gov.br/legislacao/leis/829-lei-13116

    Tendo SCM (Provedor) ou STFC (Cia de telefonia) é "só" apresentar projeto e alugar a revelia. Mas o projeto precisa englobar muita coisa.
    Não é so alugar a revelia!!!! tem que fazer o projeto com calculo de esforços e depois entregar a companhia eletrica para analise.
    .
    Cada companhia tem uma regulamentação respeito do compratilhamente que deverá solicitar para entender melhor.

    O projeto apresentado será analisado pela companhia e depois devolvido com as "adequações " a serem realizadas que pode ate incluir sustituição de postes com custo para contratante..

  4. #4

    Padrão Re: Compartilhamento de Poste

    Isso. Eu demorei um tempo pra conseguir contato e material sobre o que a cia eletrica na minha região queria (Cabo blindado pra aguentar pisão e cia, ancoragem decente, nada de AC que ofereça risco pros funcionários dela, nada de caixa na frente do poste pra atrapalhar escada (Colocar do lado)), no fim ví que era só coisa "básica" de segurança e coisas pra não atrapalhar o serviço deles, enfim, só requisitos justos.

    Quem dá suporte pra SCM acho que dá suporte ou tem algum conteúdo sobre projetos pra aluguel, eu mechi com isso em 2012 e 2013 e na época achei material sobre isso em locais diferentes, mas o que mais me ajudou foi comparar os requisitos de cias diferentes:
    http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/l...nkCategoria=14
    No fim a maioria é bem similar.

    (Ah, nem precisa avisar que quem assina o projeto deve ter crea. Quem tem SCM precisa crea igual)

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por paulosilveira Ver Post
    Olá a todos do fórum. Gostaria de informações sobre compartilhamento de postes pois moro na cidade de Fortaleza-CE e em um futuro próximo pretendo trabalhar com rede cabeada. A quem puder ajuda agradeço.

    Paulo, posso te ajudar, eu e minha equipe elaboramos inúmeros projeto na cidade de Fortaleza para uma grande empresa e tenho todas as informações necessárias para elaboração e aprovação de uso mutuo, compartilhamento nessa região.

  6. #6

    Padrão Re: Compartilhamento de Poste

    pode me enviar o teu contato? [email protected]
    Última edição por paulome; 29-05-2017 às 11:20.

  7. #7

    Padrão Re: Compartilhamento de Poste

    estou precisando que alguem faça um projeto de compartilhamento de poste da coelce(anel).
    algum pode me indicar aqui em fortaleza?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por paulome Ver Post
    estou precisando que alguem faça um projeto de compartilhamento de poste da coelce(anel).
    algum pode me indicar aqui em fortaleza?
    Paulo, tudo bem? Eu posso fazer o seu projeto, caso ainda tenha interesse em realizar o serviço estou a disposição.

    Me encaminhe um e-mail com a quantidade de poste desejada e a cidade que te passo o orçamento. O e-mail é [email protected].

    Fico no aguardo do seu contato!

    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: Compartilhamento de Poste

    Alguém que faça projetos para compartilhamento pela celg em Goiás que cobre preço justo?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olvbrasil Ver Post
    Alguém que faça projetos para compartilhamento pela celg em Goiás que cobre preço justo?
    Qual a quantidade de postes que deseja?