Postado originalmente por
rubem
Esse TX rate de 36M, e o RX Rate de 24M são datarates de 802.11a.
(802.11a é aquela velharia ridícula de 1999)
Você tem equipto AC mas não está usando nem N, está usando A, que é a pior desgraça do mundo.
Com tanto datarate marcado o software fica sambando de um lado pro outro, trocando datarates conforme a banda necessaria, isso geralmente só gera mais delay nos pings (Atrapalha, não ajuda).
E o AMPDU você devia fazer o contrário, marcar os mais baixos (Agregará pacotes de prioridade de numero menor, portato mais importantes), se não quiser marcar todos, ou de 0 a 4, marque apenas 0, mas não faça isso de marcar de 4 pra cima (Só agrega dados de prioridade meio irrelevante).
Na aba wireless, como está o modo? Não tem opção N-only?
Teria que fixar isso em algo tipo MCS12, porque em 30Km o link margin é de 27dBm. Ou seja, a margem entre o sinal presente (-47dBm) e a sensibilidade (Ver no datasheet, provavelmente -74dBm em MCS15 com 20MHz) deve ser de 27dBm ou mais. Nesse caso -47 - 27 = -74, ou seja, está "por um fio" de sinal suficiente pra ter estabilidade em MCS15.
Mas... veja que você na verdade NÃO TEM -47dBm. Veja o TX/RX no Chain0 e no Chain1.
O TX do chain0 (Talvez seja a vertical) é de -52dBm.
O TX do chain1 (Talvez seja a vertical) é de -52dBm. Ou seja, o sinal da RB onde você tirou o print até a outra RB chega como -52. Lá esse será o RX.
Já o RX do chain0 e 1 são respectivamente -49 e -50dBm.
Ou seja, a vertical sentido B > A entrega sinal em -49, já a horizontal no sentido A > B entrega sinal em -52dBm.
Não adianta ter sinal suficiente somente em 1 chain e somente num sentido, precisa sinal suficiente nas 2 polarizações e nos 2 sentidos.
Se pegar -52dBm como sinal útil, e aplicar 27dBm de margem, isso dá -52 - 27 = -79dBm, que deve ser a sensibilidade em MCS13 talvez!
Mas levando em conta pequenas variações de 1 ou 2dBm conforme chuva, poeira, ou algo na zona de fresnel, talvez seria mais sensato usar fixo em MCS12.
Nâo tenho prática com AC em PTP, não sei como anda a possibilidade de fixar datarates de 802.11n no RouterOS, mas desmarca essa montoeira de datarate de 802.11a (De 6M a 54M), SE precisar deixar 1 marcado teste só 1 então (54M), 1 como supported e 1 como basic.
Na opção VHT mais abaixo não tem opções tipo 0-5? Aí ele variaria entre MCS8 (2 MCS0) e MCS13.
E... Nstreme é meio que uma velharia hoje (É de lá por 2005, se não me engano), testa NV2, que é muito mais moderno.
Se quer mesmo usar AC... cuida que a margem de sinal necessaria com 256QAM é muito maior, eu acho que você com esse equipto não necessariamente terá estabilidade em 64QAM, que dirá passar pra 256 pontos. MCS12 tem uma bela diferença de sinal com relação a MCS13 porque MCS12 usa 16QAM, são só 16 pontos, é muito mais fácil ter legibilidade com menos pontos, e com muitos pontos conforme aumenta a distancia eles vão ficando mais ilegíveis, fica mais difícil separar em qual quadrante cada ponto está (Isso impede de o CCQ chegar em 100%), algo assim:
No canto inferior esquerdo um sinal 16QAM em digamos 1Km com 15dBm de margem (Sinal/sensibilidade), no canto superior direito o mesmo sinal com 15dBm de margem, mas depois de digamos 60Km, uns 60% dele está ilegível, na prática não teria nem CCQ de 60% (É só exemplo, isso não é medida real de osciloscópio).
AC usa ao invez de 16 ponto um total de 256 pontos, nesse espaço onde tem 16 teria 256, levaria uma distancia muito menor pro sinal ficar tão ilegível como esse da imagem.
A diferença seria algo tipo:
AC é a 4ª imagem de cada linha, 256QAM, sempre mais ilegível que 16QAM (2ª imagem de cada linha), na prática o que muda é o alcance, onde 16QAM chega com CCQ de 98% provavelmente nem 64QAM (MCS13, 14 e 15) prestará, que dirá 256QAM (MCS8 e 9 de AC, não confundir com MCS8 e 9 de N).