Eu concordo em absoluto com o @
1929, alias...
Vou até um pouquinho mais além. De 1 ano e pouco para cá o forum está com diversos topicos meus abertos solicitando ajuda para diversos problemas que tive com equipamentos Mikrotik e Ubiquiti. A maioria das situações era bug, versão de firmware, determinada coisa que não podia usar assim ou assado e etc...
Desses anos todos tomando paulada se alguém me perguntasse HOJE qual seria a estrutura que eu montaria, baseado na minha experiência ela seria a seguinte:
Para Ponto Multi Ponto:
ePMP 1000 GPS como AP e ePMP 1000 CPE nos clientes. Celula de no MÁXIMO 4 ou 5k.
É o MÍNIMO hoje. A melhor relação custo x beneficio é Cambium. Depois disso tem outras marcas muito parrudas e excelente, porém, você vai gastar o triplo ou mais.
Para Ponto-a-Ponto:
SXT AC para PTP até 2km
no MÁXIMO e se precisar de até 60/60mbps.
RB912OUT para PTP acima de 60mbps de necessidade e acima dos 2km. (pode até soar um exagero mas é como eu faria).
UBNT Rocket AC. Tem cases muito bacanas de PTP com eles aqui no Brasil e la fora. Eu gostaria muito MESMO de colocar a mão em um par desses e realizar o teste pois parece bem promissor se você esquecer os travamentos atuais por uma firmware mal construida.
Acima dos 40/50km. Rádio Digital e ponto final. Pode escolher: Huawei, Cambium, Ericsson...
Antena para Ponto Multi Ponto
Qualquer uma das setoriais da Ubiquiti desde que sejam de 90º para menos. Nada de 120º. Se puder comprar as da Linha AC então melhor ainda. São a melhor relação custo beneficio e bem construidas. Tem o melhor VSWR também. Atentar-se ao fato da sua densidade de clientes ao redor do POP para dimensionar a quantidade e a configuração de abertura dos seus painéis no caso da linha AC/Titanium de Antenas.
Antena Omni?
NUNCA.
Antenas Ponto a Ponto:
ALGCOM e ponto final. O resto é chamado de resto mesmo e não adianta inventar moda.
Rack para acomodação de equipamento:
Esquece os famosos quadros de comando frequentemente instalados.
Rack Outdoor é DKL TELECOM. (Tem outras marcas muito boas como Huawei, Woben, (esqueci como escreve essa) e etc mas a melhor relação custo x beneficio é DKL)
OBS: Eles estão lançando uma linha de racks menores com valores mais baixos mas com a mesma qualidade que a marca trabalha. Devem estar no mercado em algumas semanas.
Como CORE:
A linha CCR da Mikrotik desde que, acima da versão 6.22 de firmware ou uma RB1100 AHX2.
Nos POPs EdgeRouter e/ou EdgeSwitch. Nada de patch panel, rb XXX, fontezinha A ou B e etc.
Fonte de alimentação:
É um dos itens mais importantes e que proporciona sua paz ou não, que evita que você terá muita dor de cabeça ou muito prejuízo. É o item que vai permitir você dormir tranquilo e viajar no final de semana.
www.xps.com.br - esqueça o resto. Sério.
Cabos:
Para instalação nas torres (sim, aquele cabo que vai subir).
1º Lugar: FURUKAWA BLINDADO OUTDOOR e/ou TELCON
2º Lugar: Não existe segunda opção decente.
Clientes:
1º Lugar: Furukawa BLINDADO OUTDOOR e/ou TELCON
2: Lugar: LAN EXPERT OUTDOOR
Como eu sei que é um cabo CARO, recomendo a linha da
LAN EXPERT OUTDOOR. Sim, aquele pretinho da caixa branca. Ele é fácil de trabalhar, MUITO resistente ao tempo e tenho instalações a mais de 1 ano com ele sem problemas nenhum. Para o CLIENTE eu só estou usando estes.
Alguém ai pode querer falar do HÉRCULES da Lan Expert. Eu não gostei por dois motivos:
Primeiro que é um cabo dificílimo de trabalhar. Ele enrosca, torce, range, lati e mia e segundo que das 2 bobinas que comprei para testes as DUAS vieram com defeito e eu tive que refazer toda a instalação e tomei o maior prejuízo. Foram 2 dias de técnico adicional + cabos, conectores e etc. Ele é um cabo para ser utilizado em posteamento, porém, essa modinha só existe em país subdesenvolvido. Nunca mais quero ver esse cabo na minha frente.
Outros cabos? Lixo. São cabos para instalação de câmeras, varal, ou algo do tipo, menos para transmissão de dados.
Conectores:
1º Lugar: Furukawa/AMP
2: Lugar: GTS Network (sim, da Lan Expert).
Essa é a minha receita de bolo. Foram ANOS tomando prejuízo, pedindo ajuda, não dormindo e jogando dinheiro no lixo. Um monte, assim como TODOS nós aqui já o fizemos.
Muita gente vai ler minha recomendação acima e vai me xingar. Ou vai dizer que tenho muita grana para gastar (e eu não tenho, eu divido o almoço para comprar o jantar) ou vai dizer que eu sou louco. Que essas recomendações para quem estão começando é um absurdo.
Então eu digo: Não comece. Arrume outra coisa para fazer ou então, escolha alguns dos itens que estou recomendando e trabalhe com eles inicialmente. Espere mais tempo para começar, junte o dinheiro primeiro e só então DEPOIS, invista de verdade e saia arrebentando de ganhar dinheiro, porém, com qualidade, com custo operacional baixo, com reclamação de cliente inexistente ou bem próxima a zero. Seja caprichoso nas suas instalações e você NUNCA mais vai ter que pisar no mesmo lugar. Isso no fim das contas se traduz em menos horas trabalhadas, menos técnicos, menos dor de cabeça é claro, MAIS dinheiro no bolso.
Faço até uma relação:
Se você não tem dinheiro para tomar aquela sua cerveja de 10 reais, vai tomar aquela de 1 real que é ruim? É claro que não. No minimo você vai comprar a de 5 reais para ter ao menos um pequeno prazer.
Se você quer comprar um carro mas não tem dinheiro para a famosa BMW mas também não quer o chevetão 76 o que você faz? É melhor ainda comprar o popular novinho com 3 anos de garantia do que o completão com 20 anos de uso.
A mesma relação faço para as escolhas dos equipamentos. Não ADIANTA ir no mais barato. UBNT, MK, Intelbras vende SÓ por que é mais barato. A qualidade mesmo... nunca existiu. E só estudar e perceber a diferença.
A Mikrotik até hoje não tem 1 funcionário no Brasil. Não adequou 1 tomada ao nosso padrão de energia.