Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Boa noite pessoal, diante a várias pesquisas na internet e inclusive aqui no Under-linux, eu vejo que Tecnólogo em Redes pode e tem direito de tirar o CREA sim, porém eu já tentei umas 3 vezes e estou tendo problemas diante a minha instituição e com o CREA, gostaria realmente de saber se o Curso de Tecnólogo em Redes sendo Autorizado e Reconhecido pelo MEC, pode-se tirar o Registro Profissional no CREA, e alguém sabe alguma regulamentação ou site que tenha falando sobre isso mais concretamente ?

    E quanto a Cursos Técnico em Telecom, alguém sabe algum EAD que dê direito a tirar também o Registro Profissional? Grato desde já!

  2. #2

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Caso o curço esteja registrado no CREA sim, caso contrario não

  3. #3

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    CREA tem R de regional, cada estado tem autonomia pra decidir se irá aceitar tecnólogo ou não.

    Tem que ver a regulamentação no seu estado, não existe regulamentação nacional pra isso.

    No meu estado (MT) tecnólogo em redes não tem CREA, independente da instituição de ensino.
    (Convenhamos que está beeeem longe de "engenharias e arquitetura", sou tecnologo em ger. de redes mas não acho que o Crea deva aceitar esse cursinho no mesmo nível que eng. de telecom ou de eletronica)

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Se a profissão for regulamentada, e o interessado ter cursado o ensino médio completo mais o curso específico regulamentar(normalmente 18 ou 24 meses) aí pode, mas acho que ele se encaixa como técnico em informática.

  5. #5

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Como o amigo Rubem falou; nossa área esta meio longe dessas áreas . . .

    TB estou concluindo meu curso técnico de TI com Enfase em Web.

    Mas concordo com o amigo que criou o tópico; que realmente "SERIA MUIITTTAAA MÃO NA RODA" se pudêssemos ter o CREA para resolver esses probleminhas com a tia Ana . . .

    Pensando bem, seria muito bom poder ter; mas tb a Área de Informática cresceu e deve seu rápido desenvolvimento, ao fato de não precisar ter "PAPEL" pra praticar, estudar e desenvolver . . . .

  6. #6

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Lembrando que o sistema CREA/CONFEA não regulamente apenas Engenheiros, mas também os Técnicos, sejam eles de nível médio ou superior (Tecnólogo = técnico de nível superior).

    Sua profissão está presente na resolução 473/2002 do CONFEA, que trata dos Títulos Profissionais regulamentados pelo CONFEA, registrada no seguinte código:

    122-14-00 - Tecnólogo em Redes de Computadores/Tecnóloga em Redes de Computadores
    Fonte: http://normativos.confea.org.br/downloads/anexo/0473-02.pdf


    O que varia entre uma Regional e outra são as atribuições, uma vez que estas estão relacionadas com os cursos existentes na região (Ex.: pode existir um Tecnólogo em Redes voltado mais para Gestão de T.I. - Adm. - do que para a Área Técnica).

    Resumindo: No geral, Tecnólogo das áreas dentro do escopo do CONFEA tem direito a registro sim, diferindo de nós, engenheiros as atribuições (podem assinar ART por mais atividades que um técnico, menos que um engenheiro).
    Essa variação vai depender principalmente se o seu curso já estava cadastrado com base na resolução nº1.010 ou na 218/73.
    Por tanto, acesse o site do CREA do seu estado, procure sua Universidade no menu Cursos ou Instituições de Ensino, e veja qual a resolução que define as atribuições profissionais dos formados/egressos. Com base nessa resolução você verá pelo que pode ou não se responsabilizar.

    Já os cursos relacionados exclusivamente a área de Software não possuem registro pois esta área não (mais) é regulamentada pelo Conselho. Existe Engenharia de Redes, de Telecom, de Computação e por consequência suas áreas técnicas, mas não existe formalmente Engenharia de Software. Mas as áreas relacionadas a Hardware (de Técnico de Informática a Engenheiro de Computação) estão vinculadas ao CONFEA, especificamente com o Artigo 9º da Resolução 218/73, variando as atribuições e finalidades dentro desse escopo.


  7. #7

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Aqui em MS não consegui CREA com Tecnólogo "Analise de Sistema / Sistema de Informação", estou fazendo Técnico em Telecomunicações para tirar o bendito.

  8. #8

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Antes de iniciar qualquer curso com intenção de obter o registro, é vital consultar o CREA sobre a habilitação profissional.
    A grosso modo, se o curso é voltado pra software e gestão, não tem registro.
    Se é voltado a aspectos de hardware (eletrônica), é preciso verificar até onde vão as atribuições, pois variam de acordo com o conteúdo do curso.

  9. #9

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    RickBrito ta fazendo a distancia o Curso?

  10. #10

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    RickBrito ta fazendo a distancia o Curso?
    Fiz sim, vou dar entrada no Crea mês que vem já.

  11. #11

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Ola RickBrito em qual instituicao fez o curso? teve q fazer prova presencial? Sobre o CREA pelo que vi dá tudo certo neh

    Abracao

  12. #12

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Ola RickBrito em qual instituicao fez o curso? teve q fazer prova presencial? Sobre o CREA pelo que vi dá tudo certo neh

    Abracao
    Colega fiz no colegiopolivalente.com.br, fiz 2 provas presencial no curso todo, não sei se mudou alguma regra, estou esperando o diploma sair, porem vários amigos que trabalha na Oi comigo fez e já tirou o CREA, vale a pena sim para quem esta na área ou tem provedor.

  13. #13

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Pode nos informar onde é a instituição onde esta cursando o ead?

  14. #14

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Pode nos informar onde é a instituição onde esta cursando o ead?
    Colega citei a instituição e postei o site no comentário anterior. Colégio Polivalente

  15. #15

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Amigo quantas provas presenciais são no total? tem TCC ou estágio?

  16. #16

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Pelo site tem 380 horas de estágio em empresa "supervisionada", essa parte que me incomodou muito, inviabiliza o curso pra mim a 1000Km da civilização, uma pena.

    (Pra ser tecnólogo em ger. de redes não precisei estágio, mas... o Crea não aceita isso pra nada por aqui, formação inútil)

  17. #17

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Amigo quantas provas presenciais são no total? tem TCC ou estágio?
    Colega como eu disse no outro post, são 2 provas presenciais e tem que fazer estagio.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pelo site tem 380 horas de estágio em empresa "supervisionada", essa parte que me incomodou muito, inviabiliza o curso pra mim a 1000Km da civilização, uma pena.

    (Pra ser tecnólogo em ger. de redes não precisei estágio, mas... o Crea não aceita isso pra nada por aqui, formação inútil)
    Colega o estagio pode ser assinado por qualquer engenheiro ou técnico que tenha registro no CREA, como eu trabalho para a Oi eles mesmo assinaram, porem se você tiver um amigo ou conhecido de alguma empresa ai na sua cidade mesmo com CREA basta ele assinar, essa questão do estagio da para usar até de má fé se quiser, não tem muita fiscalização da instituição em cima disso.

  18. #18

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Eu mandei uma mensagem para eles (Colegio Polivalente), ontem, e eles me responderam com uma mensagem que não tem relação nenhuma com a minha pergunta (que era sobre o registro do CREA no RS, visto que eles são cadastrados só no CREA do DF).

    Porém, no final da mensagem de resposta deles, veio isso:

    "Nossa avaliação final é realizada em nossa sede no DF, caso já atue na área(Apenas para Cursos Técnicos) você poderá realizar suas avaliações por
    habilidades e competências (Online)."
    Ou seja, somente a avaliação final seria presencial, porém, ali fala que se atua no ramo "poderá realizar suas avaliações por habilidades e competências (Online).". Eu sinceramente não entendi com perfeição o que isso quer dizer. Será que, se eu ja trabalho para uma empresa SCM, eu posso fazer a avaliação final online? Sem precisar ir NENHUMA vez pro DF? Seria ótimo se fosse possível, pois é um custo considerável a menos e um tempo a menos perdido nessa viagem.

  19. #19

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Ola amigo, tbm recebi essa resposta por email. Ai enviei outro hj e nao me responderam. Tbm nao entendi, seria otimo se a ultima prova puder fazer online, posta ai se receber respostas abracao

  20. #20

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode tirar crea ou não?

    Boa Tarde RickBrito, você poderia me passar qual essa instituição que você ta fazendo o curso EAD? Fico muito agradecido, sou Tecnólogo em Redes, mais vou providenciar o curso técnico. E pretendo fazer EAD, No mais fico no aguardo, muito obrigado.