Postado originalmente por
diorges
Primeiro, desde quando temos que dizer nossas qualificações antes de querer discutir um tópico?
Segundo em que hora eu disse que não pode ter ASN quem usa API? Se você ler direito eu falei em outras palavras que não é viável, eu tenho certeza que lá não está escrito "se você usa API não pode ter ASN". Amigo você não leu direito o que eu escrevi e ainda interpretou de forma errônea.
Mas já que faz questão de saber meu know-how:
Sou Bacharel em Ciência da Computação, sou consultor Oficial MikroTik, tenho ASN, tenho Provedor, e também sou programador em PHP com enfase em MVC e atualmente trabalho com a framework Laravel 5, e posso afirmar que com certeza
não é possivel gerenciar e (re)aproveitar IPs e distribuir de forma eficaz usando API. (coloquei em negrito pra dar enfase no que estou tentando dizer).
E estamos falando em redes roteadas, no caso, de autenticar os clientes nos POPs, cada POP deve ter sua faixa de IP e o OSPF irá fazer essa distribuição, se o provedor usa IP privado, não tem problema algum em usar API.
Imagine que você tem um bloco /22 e você possui 800 clientes distribuídos em 15 POPs, como será feita a distribuição de IP nessa rede sem ter desperdício? Como garantir que até os 1000 clientes todos vão ter um IP publico?
E claro usando API, fica ai minha duvida.
Amigo, entenda, não quis ser desrespeitoso em nenhum momento para você chegar com tanta agressividade, mas vamos conversar e chegar em uma conclusão amigável.
@
julioalmada se quiser entrar em contato comigo via inbox, posso ajudar você a resolver seu problema.