Pessoal, tenho uma nova dúvida, e acho que pode ser a de outros muitos.
É o seguinte: quando comecei a estudar sobre redes ópticas passivas (PON), a primeira topologia que compreendi foi a de árvore, ou estrela(s). Me parecia a topologia ideal (ou a única), até recentemente ter visto vários posts qui no fórum onde é recomendado fazer a rede em um modelo barramento, a fim de economizar fibras.
Realmente é bem interessante a topologia barramento para esse fim, usando vários splitters desbalanceados 1:2 na mesma fibra, até o sinal não ser mais suficiente. Mas encontrei algumas desvantagens em comparação ao modelo de árvore:
- maior gasto com splitters, 1 para cada CTO (pode ser compensado pelo uso de cabos com menos fibras, mas se lançar no mínimo 8FO nos postes, já fica mais caro que a outra topologia);
- se precisar colocar uma CTO nova no meio da fibra, ou mudar algo em um splitter 1:2 já instalado, todos clientes a partir daquele ponto são desconectados;
- não pode trocar um splitter 1:2 97/3 por um 95/5, por exemplo, no meio da rede por algum motivo, senão deteriora o sinal chegando nas últimas caixas, tem que recalcular tudo dali para frente;
- é bem mais complicado calcular as perdas (nas primeiras CTOs, o sinal dos clientes pode chegar forte de mais, aí tem que usar atenuador, mais complexidade);
- muito mais fusões terão de ser feitas (além de mais trabalhoso, se contratar alguém para fazer as fusões por não ter máquina própria, se torna bem custoso).
Me parece um retrocesso às antigas redes coaxiais em topologia barramento, engessadas, complicadas, tudo isso para usar cabos de 1FO (e não poder expandir sem ser nas pontas), ou 2FO...
Já li um tópico aqui no fórum onde é questionado quando usar splitter desbalanceado, e entrou-se nessa questão da topologia, mas não consegui perceber nesse tópico ou outros qual das duas formas está sendo de fato adotada pelos provedores.
Pode ser que alguma das duas topologias é apenas viável tecnicamente, mas não algo que deva ser aplicado na prática.
Gostaria de saber de quem já possui estrutura FTTH ou o projeto de uma, como foi feito nessa questão, se alguém realmente encontrou motivos para já começar a rede em barramento, ou se fez em árvore e mudou depois (e o que motivou), ou ainda o contrário.
Creio que uma discussão sobre esse assunto pode evitar muita gente começando a trabalhar com fibra de fazer do jeito mais caro, menos escalável, etc., uma vez que tenho visto indicação para a topologia árvore (a maioria) nos tópicos, bem como para a topologia barramento, geralmente sem nem ao menos apresentar argumentos para embasamento (talvez por ser a única que a pessoa conheça).
Até logo.