Postado originalmente por
rubem
Ah mas eu tenho muito problema com torre baixa em PTP.
Pessoalzinho acha que é só ter visada, coloca torre de 20m porque já dá pra ver luz da cidade, aí você faz o calculo e em 30Km só a zona de fresnel tem 20m, por conta de relevo e cia precisaria torre de 30m, o cliente insiste, depois fica com 80% de CCQ (Independe do rate, independente do modo), e pra ter banda decente tem que usar a desgraça dos 40MHz (Ou AC em 80MHz. Enquanto com zona de fresnel perfeita passaria todo o necessario usando só 20MHz).
Em PtMP idem, um mastro de 6m sobre a empresa já garante visada, mas e a zona de fresnel? Com zona de fresnel totalmente comprometida depois do 20° cliente de 2Mbps a rede vira um lixo, começam as desculpinhas tipo "Se usasse Airmax isso não aconteceria".
Agora... quando fala "cabo de aço", não está falando em cabo multifios tipo um 6x25 de 5/16", cujo lance de 30m pesa sozinho uns 20Kg? Aquilo por mais que se estique sempre tem barriga, pessoal estica o troço até ficar reto, puxa a torre pra baixo com toda a força aí qualquer dançada no vento faz ela dobrar como papel. Com cordoalha 7 fios (Que tem acho que 10% desse peso, portanto não fica curvada) a resistencia a tração é suficiente (Acho que 600Kg, um torre atingida por vento não excede esse torque) e não fica puxando a torre pra baixo.
(Imagina 3 lances de 34m pesando 20Kg cada, mais abaixo mais 3 pesando dessa vez uns 17Kg cada, ou naquele sistema anti-torção de cruzar os cabos de modo que ao invez de um estaio a cada 5 a 8m se usa um conj. de estaios a cada 3m, s[ó de cabo de aço pendurado passa fácil de 200Kg, enquanto com cordoalha 7 fios seriam uns 40Kg)
Só ví torre dobrando assim com cabo de aço bem esticado (Torquimetro ninguém usa, a referencia é visual, não ter barriga, daí que surge o erro. Com cordoalha a barriga some fácil, antes de exceder o torque correto), ou com antena grande e longe do anti-torção (Ou pior, torre de 30m sem anti-torção, com parabolica de 1,5m, claro que o vento vai fazer ela girar praticamente uns 30° pra cada lado), coisa tipo anti-torção a 25m e parabolica 2,4m a 32m, dobra acima do anti-torção.