+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Novato.

    Boa Tarde Pessoal


    Estou iniciando um projeto que ira prover acessoa internet para pessoas de uma comunidade em SP
    O Projeto esta em fase inicial, estou estudando empresas de assessorias para obter o SCM e licenças do tipo, e as demais exigências feitas pela Anatel.
    Meu serviço sera cabeado em uma área de 600 metros linha reta , pequeno mas é o projeto inicial sem rádios transmissores
    logo depois pretendo ir para outra cidade no interior de São Paulo e já gostaria de saber se a licença e valida para todo o estado de SP ( Uma duvida é essa)
    Outra duvida e sobre o tipo de cabo que quero usar Hercules Cat5e ( http://lanexpert.us/index.asp?dep=99...tos&idProd=312 )
    Desculpem o péssimo projeto abaixo =/
    Vou tentar explicar
    é uma Viela que corta um quarterão todo casa de ambos os lados.
    O cabo sai do meu Servidor com uma ou mais RB e a cada 90mts vai ter um router ou Switch para distribuir para as casa que contratarem ( acho que da pra ter uma noção pela imagem )
    Qual Material devo usar para esse serviço?
    Lembrando que inicial somente 50 pontos foram contratados, podendo expandi com contratação de novos clientes porque tem mais famílias no local.


    https://under-linux.org/attachment.p...id=60962&stc=1
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	671
Tamanho: 	22,2 KB
ID:      	60962  
    Última edição por ab5x2; 16-09-2015 às 08:54.

  2. #2

    Padrão Re: Novato.

    Bom dia o cabo e de ótima qualidade e vc tem que pensar como vai passar o cabo se é pelos postes vc tem que ter autorização para cada switch vc tem que ter alimentação para eles pelo que vejo no seu projeto são 6 pontos para alimentar o projeto está bom mas tem que dar uma melhorada para evitar gastos desnecesarios

  3. #3

    Padrão Re: Novato.

    Boa tarde caro amigo Hugomatosk

    meu projeto ainda esta no papel, como citei acima o tipo de cabo para rede externa, tenho uns equipamentos em vista, como esses da Volt ( http://volt.ind.br/produtos-rede-cabeada ).
    Mas acho que eles continuam com a limitação de 100mts por cabo certo ?
    E em cada ponto um Switch de 24 portas com equipamentos de energias adequados.
    Minha Duvida ou uma delas é qual tipo de RB usar, se é viável montar servidores para cache, já que inicialmente o projeto é para 50 pontos Clientes.
    Link Dedicado de 50Mb
    outra duvida sobre o Link
    50Mb dedicados serão suficientes para 50 clientes

  4. #4

    Padrão Re: Novato.

    Cabo com mais de 100 metros da problema para 50 clientes uma RB 750 resolve

  5. #5

    Padrão Re: Novato.

    Citação Postado originalmente por jamers0n Ver Post
    Boa tarde caro amigo Hugomatosk

    meu projeto ainda esta no papel, como citei acima o tipo de cabo para rede externa, tenho uns equipamentos em vista, como esses da Volt ( http://volt.ind.br/produtos-rede-cabeada ).
    Mas acho que eles continuam com a limitação de 100mts por cabo certo ?
    E em cada ponto um Switch de 24 portas com equipamentos de energias adequados.
    Minha Duvida ou uma delas é qual tipo de RB usar, se é viável montar servidores para cache, já que inicialmente o projeto é para 50 pontos Clientes.
    Link Dedicado de 50Mb
    outra duvida sobre o Link
    50Mb dedicados serão suficientes para 50 clientes
    Já que está começando do zero e pensando em cabeamento, porque não faz um cabeamento misto? Faz o cabeamento todo com fibra e em lugar de colocar SW de 24 portas a cada 100metros, coloca um pacpon que é alimentado diretamente via cabo utp do cliente até o pacpon. Um pacpon tem 8 portas mas dá para cascatear em até mais dois níveis que tendo pelo menos 1 cliente com a fonte ligada, os 3 níveis estarão disponíveis...
    Caso nenhum dos clientes esteja ligado, é porque não estão usando a internet... Mas como o acesso aos pacpon é por fibra, não importa se no caminho um pacpon estiver desligado.
    Assim você não teria que se preocupar com energia em cada ponto. E acho que se colocar na "ponta do lápis" os custos são muito semelhantes.
    Por exemplo, entre o início e o último ponto, se você não tiver clientes vai ter que colocar os SW e providenciar energia...
    Já com o pacpon se tiver cliente só lá no fim, você não vai esquentar a cabeça com o meio do cabeamento. A medida que for precisando colocar pacpon vai colocando, só respeitando o cálculo de perda que cada inserção produz.

  6. #6

    Wink Novato²

    Boa Noite pessoal.

    Primeiro Quero agradecer a todos que responderem.

    Tenho algumas duvidas como citei no Tópico que comecei sobre qual tipo de Material usar para o cabeamento. ( tipo de cabo)
    ( https://under-linux.org/showthread.php?t=181803 )


    Estou iniciando um projeto, irei cabear toda uma comunidade aqui em SP.

    Tenho algumas duvidas:

    1: Qual Modelo de RB Usar ? ( previsão de 300 clientes )
    2: Quantas RB usar ?

    Receberei o Link dedicado de 50MB. Sera suficiente para os planos de 1MB, 3MB, 5MB 10MB ?
    Com usuários em PPPOE e Hotspot

    Hotspot WiFi com DLink DIR 505 como Repetidor.

    desde já agradeço novamente a todos.
    Última edição por jamers0n; 22-10-2015 às 23:26. Razão: erro ao se expressar

  7. #7

    Padrão

    Me expressei mal, editado.

    Melhorou Amigo @Arthur Bernardes ?


    Obrigado pela atenção.

  8. #8

    Padrão Re: Novato²

    Citação Postado originalmente por jamers0n Ver Post
    Boa Noite pessoal.

    Primeiro Quero agradecer a todos que responderem.

    Tenho algumas duvidas como citei no Tópico que comecei sobre qual tipo de Material usar para o cabeamento. ( tipo de cabo)
    ( https://under-linux.org/showthread.php?t=181803 )


    Estou iniciando um projeto, irei cabear toda uma comunidade aqui em SP.

    Tenho algumas duvidas:

    1: Qual Modelo de RB Usar ? ( previsão de 300 clientes )
    2: Quantas RB usar ?

    Receberei o Link dedicado de 50MB. Sera suficiente para os planos de 1MB, 3MB, 5MB 10MB ?
    Com usuários em PPPOE e Hotspot

    Hotspot WiFi com DLink DIR 505 como Repetidor.

    desde já agradeço novamente a todos.
    Amigo... esqueça cabeamento lan, isso e para rede interna e com no maximo 50~70 metros.

    Para cabeamento externo há 2 opções: Fibra otica monomodo(cara mas o serviço fica top) com cabo drop e um Fiberhome. ***R$ 20.000,00*** (http://www.oiw.com.br/Produto/122/AN5516-06_OLT.html) ou cabeamento via par trançado blindado (cabos blindados com 20 a 100 pares) e terminaçao com cabo FE 80 (o famoso ADSL, montado com rede DSLAM) e um DSLAM
    Huawei Smartax Ma5600 **** R$ 7.000,00***

    Em ambos existem vantagens e desvantagens: Fibra e cara, manutenção cara e se um cabo romper dá um trabalho e uma dor de cabeça.... em compensação as velocidades são maiores, a fibra vai longe (quilometros!!!) e a velocidade não diminui com a distância. Já o ADSL é manjado... so vai até 5 km ( e quando chega lá a velocidade e pifia devido a atenuação). Em compensação a manutenção é barata e o reparo em caso de cabo rompido é uma teta....

    Em qualquer dos casos e necessario SCM devido ao aluguel de postes da Cia elétrica. O SCM é valido em todo território nacional e a outorga demora alguns meses e muito$$$$ que tem de ser reservado já de cara...


    Precos dos cabos:
    Fibra: R$ 2.000,00 o km (quilómetro)
    Cabo blindado Cceapl 50x6: R$ 3.000,00 o km
    Fora outros equipamentos externos como: rex, guia, caixas de emenda, caixas de terminação
    Etc,etc,etc,etc

  9. #9

    Padrão Re: Novato²

    Citação Postado originalmente por jamers0n Ver Post

    Hotspot WiFi com DLink DIR 505 como Repetidor.
    Amigo... não vejo colocação nem propósito deste equipamento em seu projeto ( DIR 505) é um repetidorzinho bem fraquinho pra aumentar o sinal do WiFi no banheiro.. qual sua ideia com ele?


    Quanto ao 50 mb dedicado a resposta é: não.... nunca.... jamais....
    Faça a conta... 300 usuarios... se todos tiverem planos de 1mb, se 60% deles estiverem conectados com uma garantia prevista ela Anatel de 40%... seria bem melhor ter uns 80mb... Se misturar ai planos de até 10mb ai é que os 50mb não dão nem pro cheiro.... imagina se tem ai dentre esses 300, 30 planos de 10 mb... 10x30=300mb... se metade dos usuários estiverem online com uma garantia de 40%... 300:2=150~40%=60mb... ja estourou teus 50mb....
    O ideal e fazer um projeto, um minucioso acompanamento do uso da rede e ir aumentando o link dedicado do servidor conforme a demanda.

  10. #10

    Padrão Re: Novato²

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... não vejo colocação nem propósito deste equipamento em seu projeto ( DIR 505) é um repetidorzinho bem fraquinho pra aumentar o sinal do WiFi no banheiro.. qual sua ideia com ele?


    Quanto ao 50 mb dedicado a resposta é: não.... nunca.... jamais....
    Faça a conta... 300 usuarios... se todos tiverem planos de 1mb, se 60% deles estiverem conectados com uma garantia prevista ela Anatel de 40%... seria bem melhor ter uns 80mb... Se misturar ai planos de até 10mb ai é que os 50mb não dão nem pro cheiro.... imagina se tem ai dentre esses 300, 30 planos de 10 mb... 10x30=300mb... se metade dos usuários estiverem online com uma garantia de 40%... 300:2=150~40%=60mb... ja estourou teus 50mb....
    O ideal e fazer um projeto, um minucioso acompanamento do uso da rede e ir aumentando o link dedicado do servidor conforme a demanda.
    Caro amigo Sphreak
    Exatamente isso que estou fazendo, a previsão e de 300 clientes, estou iniciando com 28 cadastrados e 10MB dedicado.
    Os 50MB foi o contratado, mas entrei em acordo com a empresa que esta me fornecendo o link, 10 por 30 dia, 30 por 60 dias, 50 por tempo indeterminado, se houver a necessidade 100MB

    A ideia de um repetidor (DIR 505) para o Hotspot é bem simples, mas já foi deixado de Lado
    Obrigado pela atenção.

  11. #11

    Padrão Re: Novato²

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... esqueça cabeamento lan, isso e para rede interna e com no maximo 50~70 metros.

    Para cabeamento externo há 2 opções: Fibra otica monomodo(cara mas o serviço fica top) com cabo drop e um Fiberhome. ***R$ 20.000,00*** (http://www.oiw.com.br/Produto/122/AN5516-06_OLT.html) ou cabeamento via par trançado blindado (cabos blindados com 20 a 100 pares) e terminaçao com cabo FE 80 (o famoso ADSL, montado com rede DSLAM) e um DSLAM
    Huawei Smartax Ma5600 **** R$ 7.000,00***

    Em ambos existem vantagens e desvantagens: Fibra e cara, manutenção cara e se um cabo romper dá um trabalho e uma dor de cabeça.... em compensação as velocidades são maiores, a fibra vai longe (quilometros!!!) e a velocidade não diminui com a distância. Já o ADSL é manjado... so vai até 5 km ( e quando chega lá a velocidade e pifia devido a atenuação). Em compensação a manutenção é barata e o reparo em caso de cabo rompido é uma teta....

    Em qualquer dos casos e necessario SCM devido ao aluguel de postes da Cia elétrica. O SCM é valido em todo território nacional e a outorga demora alguns meses e muito$$$$ que tem de ser reservado já de cara...


    Precos dos cabos:
    Fibra: R$ 2.000,00 o km (quilómetro)
    Cabo blindado Cceapl 50x6: R$ 3.000,00 o km
    Fora outros equipamentos externos como: rex, guia, caixas de emenda, caixas de terminação
    Etc,etc,etc,etc

    Novamente obrigado caro amigo Sphreak

    Contratei uma empresa para cuidar desse assunto, e não sei se você conhece tem algumas empresas que dispõem de um serviço que minha empresa como prestadora de serviço posso cabear e implantar minha infra usando sua SCM, com vi aqui mesmo no fórum, seria Viável utilizar esse tipo de serviço ate sair minha SCM ?

    Obrigado pela atenção.

  12. #12

    Padrão Re: Novato.

    Boa tarde a todos

    Estou com um pequeno problema (outro) nesse projeto
    Recebi o link dedicado ip/29
    Criei a rota 0.0.0.0 gateway ip público
    Minha autenticação com meu fornecedor e via PPPOE
    Recebendo em fibra.

    O Problema é que autêntico na RB, mas no teste de Ping, não pinga em lugar nenhum não tenho link para rede Internet
    Mas se coloco o cabo no PC, crio o discar dor PPPOE no Windows autêntico e navego

    Mas na RB não funciona

    Alguém pode ajudar ?

    Se alguém não entender me desculpe se me expressei mal.

  13. #13

    Padrão Re: Novato.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Recebe na conexão PPPoE? Ao criar o gateway, coloque a interface PPPOE como gateway e não o IP.
    Beleza vou testar
    e desde já agradeço pela atenção.
    Última edição por jamers0n; 02-11-2015 às 18:53. Razão: erro de digitação

  14. #14

    Padrão Re: Novato.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Recebe na conexão PPPoE? Ao criar o gateway, coloque a interface PPPOE como gateway e não o IP.
    Tentei desta forma não deu certo, resetei a RB e recomecei, e mesmo assim não deu certo.
    Depois de 1 hora percebi o erro, o IP que me passaram não era o que estava recebendo por isso não navegava.
    Criei o discador depois de autenticar, criei um Nat genérico, servidor pppoe para os clientes, perfil de velocidade e etc.
    Esta funcionando perfeitamente.
    Estou usando 3 portas da RB para destruir o link.
    Uma bridge com a Ether 3, 4 e 5.

    Agora minha dúvida é bem de principiante, como foi citado antes outro amigo aqui do fórum disse que poderia usar uma RB750 que atende 50 clientes fácil.
    Um Bridge com a Ether 3 4 e 5, mas só a Ether 5 está conectado e enviando o link para 5 Switch de 16 portas
    Ligando todos, porta 1 recebe, porta 16 envia para o próximo Switch, no momento só tenho 23 clientes.
    Agora a pergunta quantos clientes posso conectar na mesma porta ?
    Usando as 3 Ether ligadas no mesmo switch divide o uso das Ether por estar em Bridge ?
    Ou é aconselhável cada Ethernet para switch diferentes ?
    Qual RB utilizar para esse tipo de rede com previsão de 300 clientes ?

    Obrigado a todos pela atenção
    E desculpem tantas perguntas.
    Última edição por jamers0n; 05-11-2015 às 17:53. Razão: Erros de digitação

  15. #15

    Padrão Re: Novato.

    Citação Postado originalmente por jamers0n Ver Post
    Tentei desta forma não deu certo, resetei a RB e recomecei, e mesmo assim não deu certo.
    Depois de 1 hora percebi o erro, o IP que me passaram não era o que estava recebendo por isso não navegava.
    Criei o discador depois de autenticar, criei um Nat genérico, servidor pppoe para os clientes, perfil de velocidade e etc.
    Esta funcionando perfeitamente.
    Estou usando 3 portas da RB para destruir o link.
    Uma bridge com a Ether 3, 4 e 5.

    Agora minha dúvida é bem de principiante, como foi citado antes outro amigo aqui do fórum disse que poderia usar uma RB750 que atende 50 clientes fácil.
    Um Bridge com a Ether 3 4 e 5, mas só a Ether 5 está conectado e enviando o link para 5 Switch de 16 portas
    Ligando todos, porta 1 recebe, porta 16 envia para o próximo Switch, no momento só tenho 23 clientes.
    Agora a pergunta quantos clientes posso conectar na mesma porta ?
    Usando as 3 Ether ligadas no mesmo switch divide o uso das Ether por estar em Bridge ?
    Ou é aconselhável cada Ethernet para switch diferentes ?
    Qual RB utilizar para esse tipo de rede com previsão de 300 clientes ?

    Obrigado a todos pela atenção
    E desculpem tantas perguntas.
    UP

    obs: Não sei se é permitido


    Obrigado a todos.