+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    Olá
    Aos amigos experientes uma pergunta como baixar o sinal to noise?

    Cenário real: Enlace ponto a ponto com radio RB GROOVE 52 HPn e antena disco Hyperlink 33Dbi, distancia de 19 Km, potencia e 10 Dbm, ccq com 92/95, 20MHz, envia esta modo bridge e cliente station bridge, visada perfeita e o signal to noise só fica em 52 dB, sei que o ideal é entre 20 e 40. Alguma dica?

  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    Bom, se você quiser baixar o nivel de SNR é só baixar a potencia, (ou escolher um canal com mais ruido rsrs, não faça isso).

    mas não sei se o bom é entre 20 e 40 db mesmo de SNR, acho que cada caso é um caso, esse é um assunto interessante...

  3. #3
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    Amigo, antes de mais nada apenas diminua a potência como nosso colega citou, nunca se esqueça de que Mikrotik é uma ferramenta dinâmica e tem muitas formas de se aumentar drasticamente o desempenho, tenho links com 20 mb full com o mesmo equipamento seu, só que a visada é horrível e tem mais de 45 km.

    Eu presto assessoria a provedores, se quiser mais informações Whatsapp (65) 9694-8460

  4. #4

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    O que esta acontecendo neste enlace, se eu fizer um bandwidth test ida e volta fica oscilando muito tipo: 15mega ida 800k volta do nada inverte da 8 mega de inda 1 de volta, no radio que envia eu fizer um bandwidth em direction receive eu consigo um rx de 51 mega, como send eu consigo 62 mega. tenho um enlace desses funcionando perfeitamente passando 20 megas full sem problema nenhum. nesse preciso de full pois meu cliente comprou 10 megas full.

  5. #5
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    Faz assim, coloca o em bridge o Groove que esta acessível por cabo o outro em station bridge. Então ativa o nstreme nos dois e também ativa o nv2 e coloca o time em 5 ao invés de 2 "padão". Coloca o protocolo nstreme nv2 e testa todos os canais, quando encontrar um canal que esteja melhor, baixe a potencia em 2 db e veja se melhorou.

  6. #6

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    Só um detalhe: SNR alto não é problema se o aparelho qualifica o ruído como algo tipo -116dBm!

    Em área rural aqui é normal MK dizer que o ruído está nuns -116dBm mesmo. Se aplicar 52dB de SNR, isso dá
    -116 + 52 = -64dBm de sinal
    Isso é sinal "alto"? Só se for na china, mas pra PTP isso é sinal bem ruim! Se for usar MCS7 a sensibilidade do Groove em MCS7 fica nuns -73dBm, isso é só 9dBm de margem, que é uma margem ridiculamente pequena.
    (Margem boa é 20dbm, perfeita é 30dBm)

    Se o ruído é -116dBm mesmo, 40db de SNR significaria -76dbm de sinal, que não serve NEM pra MCS5.

    Então quem inventou que SNR tem limite se baseia só em ambiente urbano ou locais PORCOS do tipo onde o ruído fica em absurdos -80dBm, aí sim um SNR de 40db significaria -40dbm de sinal, que já é suficiente.

    Veja então a margem que tem entre o sinal existente e a sensibilidade do datarate usado. Se é ambiente sem ruído o Groove deve estar exibindo ruído lá pelos -106 a -110dBm, e esse SNR de 52dB talvez seja por sinal BAIXO tipo -54 ou -58dBm, que são sinais INSUFICIENTES pra um CCQ de 100% em 19Km.

    (Em 19Km devia ter uns 25dBm de margem, se a sensibilidade de MCS7 é -73dBm então -73 + 25 = -48dBm, esse serial o sinal perfeito pra CCQ de 100%, mas isso é pra 19Km, já pra 1Km a margem seria uns 12 ou 13dbm, algo tipo -60dbm de sinal perfeito pra CCQ de 100%.

    E já te antecipo que sinal DEVIA ter: Em 19Km a 5,8GHz a perda no ar (Free space loss) seria de 133dBm.
    Se você tem 33dBi de antena e 10dBm no rádio, isso dá 43dbm EIRP.
    43 - 133 = -90dbm no ar. Se tem outra antena de 33dBi ela pega isso e aumenta 33dbm, ou seja:
    -90 + 33 = -57dbm

    -Se está recebendo sinal menor é por erro em alinhamento ou por zona de fresnel não totalmente limpa.
    -Se está recebendo sinal maior é porque o radio não está mesmo a 10dBm (Mais comum em UBNT, se setar uma potencia mas deixar o auto-ajuste ativo ele eleva a potência até o limite EIRP do país selecionado).

  7. #7

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    @rubem, e quanto a saturação de sinal (existe?) ?

    seria uma margem de sinal muito alta acima da sensibilidade do equipamento, mas como ter um parâmetro para não exagerar no sinal

  8. #8

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    Grato pela dica. vou analisar cautelosamente. Obrigado

  9. #9

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só um detalhe: SNR alto não é problema se o aparelho qualifica o ruído como algo tipo -116dBm!

    Em área rural aqui é normal MK dizer que o ruído está nuns -116dBm mesmo. Se aplicar 52dB de SNR, isso dá
    -116 + 52 = -64dBm de sinal
    Isso é sinal "alto"? Só se for na china, mas pra PTP isso é sinal bem ruim! Se for usar MCS7 a sensibilidade do Groove em MCS7 fica nuns -73dBm, isso é só 9dBm de margem, que é uma margem ridiculamente pequena.
    (Margem boa é 20dbm, perfeita é 30dBm)

    Se o ruído é -116dBm mesmo, 40db de SNR significaria -76dbm de sinal, que não serve NEM pra MCS5.

    Então quem inventou que SNR tem limite se baseia só em ambiente urbano ou locais PORCOS do tipo onde o ruído fica em absurdos -80dBm, aí sim um SNR de 40db significaria -40dbm de sinal, que já é suficiente.

    Veja então a margem que tem entre o sinal existente e a sensibilidade do datarate usado. Se é ambiente sem ruído o Groove deve estar exibindo ruído lá pelos -106 a -110dBm, e esse SNR de 52dB talvez seja por sinal BAIXO tipo -54 ou -58dBm, que são sinais INSUFICIENTES pra um CCQ de 100% em 19Km.

    (Em 19Km devia ter uns 25dBm de margem, se a sensibilidade de MCS7 é -73dBm então -73 + 25 = -48dBm, esse serial o sinal perfeito pra CCQ de 100%, mas isso é pra 19Km, já pra 1Km a margem seria uns 12 ou 13dbm, algo tipo -60dbm de sinal perfeito pra CCQ de 100%.

    E já te antecipo que sinal DEVIA ter: Em 19Km a 5,8GHz a perda no ar (Free space loss) seria de 133dBm.
    Se você tem 33dBi de antena e 10dBm no rádio, isso dá 43dbm EIRP.
    43 - 133 = -90dbm no ar. Se tem outra antena de 33dBi ela pega isso e aumenta 33dbm, ou seja:
    -90 + 33 = -57dbm

    -Se está recebendo sinal menor é por erro em alinhamento ou por zona de fresnel não totalmente limpa.
    -Se está recebendo sinal maior é porque o radio não está mesmo a 10dBm (Mais comum em UBNT, se setar uma potencia mas deixar o auto-ajuste ativo ele eleva a potência até o limite EIRP do país selecionado).
    Grato pela dica. vou analisar cautelosamente. Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    @rubem, e quanto a saturação de sinal (existe?) ?

    seria uma margem de sinal muito alta acima da sensibilidade do equipamento, mas como ter um parâmetro para não exagerar no sinal
    Ah sim, a saturação existe.

    Mas... olha como precisa ser alto pra saturar:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         saturation.gif
Visualizações:	207
Tamanho: 	5,5 KB
ID:      	61182
    Dados de livros da O'reilly, Artech House, Uspurtek, Wiley, não são meus. As vezes um ou outro datasheet ou whitepaper de chipset tem isso.

    Acima disso satura e começa a ter perdas superiores a 10% (Abaixo de 10% geralmente se ignora).

    Veja que é uma distancia enorme entre -60dBm e -30dBm.

    O que reclamo é dessa crença generalizada que resume que "20dB de SNR tá bom". Oras, se o ambiente é limpo e tem, digamos -105dBm de ruído, coisa que eu tenho aqui, 20dB de SNR significa sinal de -85dBm.
    Em que planeta que -85dBm é sinal bom? Isso é um LIXO de sinal! Se eu quiser, digamos, usar MCS7 num equipto de sensibilidade -73dBm, vou aplicar 20dBm sobre a SENSIBILIDADE, 20dBm de margem tá ótimo, e 20dBm acima de -73 vem a ser -53dBm de sinal. Aí sim posso falar em 100% de CCQ!
    (Enquanto com -85dBm mal e porcamente funciona em MCS0!)

    Alias, tem equipto Cisco que só mostra barrinha verde no sinal quando o SNR é MAIOR que 40dB! Pra eles o LIMITE não é 40dB de SNR, o IDEAL é mais de 40dB!
    Se for fazer o calculo de bit error rate, 30dB de SNR seria o mínimo (E não 20dB!), gera tabelas assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snr.jpg
Visualizações:	262
Tamanho: 	62,0 KB
ID:      	61183

    64-QAM vem a ser MCS5 a MCS7
    16-QAM vem a ser MCS3 e MCS4
    BPSK vem a ser MCS0

    Dá pra ver que 20dB de SNR pra MCS7 não rola, vai ter throughput reduzido, será maior que MCS4 mas será 20% MENOR que se o SNR fosse de 30dB.

    Nunca lí nada sobre limite superior de SNR, a única coisa comum de ser ver é sobre a saturação por sinal alto que ocorre lá pelos -30 a -20dBm dependendo do chipset.

    Pra PTMP é outra estória, no AP que tem muitos clientes associados um sinal muito alto entre no mixer e junto com sinais baixos, nessa situação o normal é o sinal baixo perder definição, um PTP com sinal -80dBm até fica em pé, mas PTMP com sinal assim gera CCQ muito mais baixo (Que se fosse um PTP), justo por essa questão, internamente no chipset todos os sinais que chegam vão juntos pra um conversor analógico-digital, este analiza tudo bruto, ruído e sinais desejados estão juntos, é nessa etapa que um sinal precisa "se sobressair" acima do ruído pra ser legível, mas também ocorre de um sinal baixo ficar ilegível se tiver junto um sinal alto.

    (E se for PTMP de dupla-polarização ainda entra a questão de sinal da outra polarização chegando, aí sim faz sentido falar em limite tipo 30dBm acima da sensibilidade do radio se a antena tem 30dBm de isolamento entre polarização. Mas em polarização simples e se for PTP o limite pra saturar vai ser lá pelos -30dBm. Sendo PTMP depende, via de regra eu diria pra não variar mais de 10dBm os sinais dos clientes, estabelece um teto e piso, tipo -55 a -45dBm se for usar um MCS7 (Se sensibilidade -73dBm, pois terá 18dBm de margem de -73 até -55, margem quase perfeita mas já tá bom. Tem pouco material sobre margens, vai de 20dBm: https://community.ubnt.com/t5/Wirele.../464429#M35664 )

    Alias n° 2, também dá pra falar em SNR mínimo maior (10dB pra 802.11b, 20dB 802.11g, 30dB pra 802.11n) quando o numero de elementos ressonantes na antena é maior, explico: Antena com só 1 elemento, digamos um elemento patch de 4dBi, ele tem 2 bits por Hertz com 10dB de SNR, já se forem 2 elementos patch menores, somando 4dBi, passa pra 2,5 bits por Hertz, com 4 elementos patch que somandos dão 4dBi passa pra 3 bits por Hertz, algo nesse sentido, enfim, varia conforme a antena e não só conforme o chipset usado! Mas a variação é mínima em setoriais e CPE's comuns, é só pra saber que TEM variação de SNR ideal conforme tipos de antena, ficando acima de 20dB não tem risco de conexão cair, e acima de 30dB é pra ter CCQ altíssimo.

    Resumindo: Sinal alto só é problema em PTMP, ou em dupla-polarização. Mas aí o "alto" é com referência ao sinal dos outros, de qualquer forma não dá pra falar em limite de SNR.
    Sinal tem limite, SNR não tem como.
    (Vai na roça e mede ruído a -116dBm, pra ter 100% de CCQ em MCS7 precisa sinal na casa dos -50dBm, só isso já dá 66dB de SNR, essa é a hora de IGNORAR o SNR, vai ter CCQ de 100%. Nesses ambientes o CCQ só cai hora que chegar nos -30dBm, porque satura mesmo, e o problema não é SNR alto, vai saturar em -30dBm se o ruído for -80, -90 ou -110dBm)

  11. #11

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sinal to noise alto como baixar (Urgente)

    ok, muito esclarecedor, basicamente tem que se preocupar com a isolação de antenas H e V em PTMP ou PTP, e manter uma media de sinal que chega no AP em PTMP.

    obrigado.