Postado originalmente por
rubem
Então vejamos, em MCS15 a 20MHz dá pra chegar nuns 70Mbps half.
Com 30MHz sobe pra uns 100M half.
Com 40MHz vai pra uns 120M half.
Com 50MHz vai pra uns 160M half.
Algo em torno disso. Se tudo for muito bom aumenta isso uns 10%.
Não sei se a RB922 tem opção de canal de 50MHz.
Não sou de medir full duplex, mas em 30MHz uns 100M half dá geralmente na mesma que uns 95M de TX e 15M de RX.
Em 40MHz falariamos nuns 100M de TX e 30M de RX, algo assim.
O agregado dá um pouco mais que o half-duplex se o RX for bem baixo (Típico de conexão comum na internet, upload bem baixo)
Isso em modo somente N.
Em modo somente AC não sei se MCS8 e 9 a 10MHz ficaria ok, mas mesmo que ficasse não teria mais que 50M nunca, não serve se precisa 100M. E a 20MHz sei que falta sinal, então mesmo que use modo somente AC, com HT marcado de MCS0-7 (Não opte por 0-8 ou 0-9 porque não tem sinal) vai de qualquer forma usar as modulações de N, mesmos throughputs, só mudaria a possibilidade usar 60 ou 80MHz de largura, mas não vejo necessidade porque 30MHz (Ou 40MHz se faltar 30 na versão do MK) vai dar mais que 100M.
Se precisa mesmo 100M full duplex, aí realmente precisaria 60 ou 80MHz (Não sei se a RB922 tem opção de 60MHz), com 80MHz em AC a MCS7 (Com 2 chains, equivale a MCS15 em N) é pra dar, se não me engano, uns 180M full duplex em condições ideais. Mas isso depende de achar uma faixa de 80MHz sem poluição, aqui na roça é fácil, mas em ambiente urbano isso anda impossível, nem 40MHz tem as vezes.
Minha duvida fica no suporte a 30 e 50MHz em N, ou 60MHz em AC, os chipsets suportam mas não sei se o MK libera, na pior das hipóteses teria que usar 40MHz em N, dá pra conseguir 100M half até com MCS14 em RB912 (E a RB922 é mais poderosa).
Eu diria que seu melhor uso será 30MHz, somente N, e MCS15. Se não der 100M half teste 40MHz mesmo.
(A indicação de insistir em 30MHz primeiro é que geralmente se usa canal de 20MHz, o uso de 40MHz exige 2 (dois) canais de 20MHz limpos um do lado do outro, isso anda raro de achar hoje, é comum ter a beirada dos canais suja, com 30MHz você fica 5MHz longe da sujeira de um canal vizinho em uso, isso tudo depende de escanear (channel usage) os 2 lados do PTP pra ver o que tem pra usar, se tiver 40MHz limpo é só alegria, mas nessa torre cheia de outras antenas do lado acho que vai ser difícil, a MALDITA Airgrid tem a porcaria atrasada da polarização simples então muito usuário dela parte pra 40MHz onde uma polarização dupla a 20MHz daria o MESMO throughput, isso polui 20MHz a mais que o necessário, faz sobrar pouca coisa limpa no espectro, depender de 40 ou 80MHz hoje é complicado, um channel usage mostra um canal limpo hoje mas semana que vem ele suja, e contra isso tem pouco o que fazer, radome ajuda muito mas não resolve tudo, num PTP intermediário um radome é superfluo, mas em área urbana é fundamental se precisar usar canal mais largo que 20MHz (E vai precisar se quer 100M))