Postado originalmente por
TsouzaR
Pode usar postes próprios ou enterrar a fibra à margem da rodovia, há empresas especializadas nisso (mas não conheço alguma).
Você precisa da autorização do DNIT para direito de passagem. Felizmente ele não pode cobrar nada, nenhuma mensalidade/anualidade por isso mais (Lei das Antenas).
WDM (CWDM ou DWDM) você usa para ter mais de um canal em uma única fibra, de forma que ao somá-las obtenha uma capacidade maior de banda. Provavelmente você não irá precisar disso, apenas switches e módulos SFPs de 1Gbps ou 10Gbps (SFP+), dependendo da sua demanda. Lembrando que há um limite de distância que um transmissor alcança, então a cada 20Km ou 40Km, por exemplo, dependendo do modelo (já vi não recomendarem os modelos de 80Km), você vai precisar de um switch com dois módulos para dar continuidade na fibra.
A propósito, o pessoal que tem rede óptica quilométrica entre várias cidades poderia dizer o que costumam usar, switch ou amplificador, principalmente no meio do mato, onde não há POP?
Tem certeza que é somente isso? Me parece muito barato... Há algum tempo um cabo de 12FO AS80 estava custando R$2/metro. Em rodovia acho melhor usar AS200, mais caros, para economizar nos postes, que acho que custam uns R$1.000,00 nos modelos menores.
Só nisso aí dá uns R$800.000,00 (R$300.000,00 de cabos e o restante de postes) em 100Km, sem contar mão de obra, ferragens nos postes e equipamentos de regeneração de sinal. Com seus números o resultado seria de apenas R$60.000,00 (R$600 * 100Km)...