Olá,
Estou configurando o CBQ para controlar o tráfego do meu Speedy de 512. Como devo colocar o rate nas regras, já que segundo a telefonica 512 é a velocidade nominal apenas. Ou seja, é 512 Kbits ou Kbytes?
Desde já agradeço.
Olá,
Estou configurando o CBQ para controlar o tráfego do meu Speedy de 512. Como devo colocar o rate nas regras, já que segundo a telefonica 512 é a velocidade nominal apenas. Ou seja, é 512 Kbits ou Kbytes?
Desde já agradeço.
512kbits/s.....afinal....se fossem 512KB/s seria meio mega por segundo....e isso eles nao iriam liberar tao "barato" assim.....
;]
Estou meio confuso, se uma rede local funciona a 100Mbits como uma conexão com a internet trabalha a 512Mbits?
Obrigado pela ajuda
noooon meu filho....depois do 100Mbits, vc pula pro 1000Mbits ou como chamam rede gigabit....na verdade a conexao com internet eh 512Kbits e nao Mbits.... sacow??? :wink:
Ops, desculpe troquei as letras. A confusão está acontecendo pelo seguinte, criei um arquivo com a seguinte configuração no CBQ:
DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
RATE=64Kbit
WEIGHT=6Kbit
PRIO=5
RULE=192.168.1.95/32:21
BOUNDED=yes
ISOLATED=no
A intenção é controlar o trafego de ftp vindo da máquina acima, mas quando faço um FTP, o windows mostra a taxa de transferência igual a 40KB/s. A minha conexão é um Speedy de 512Kbps. No caso a eth0 é a placa ligada à internet. Existe um arquivo igual ao acima, que controla a porta 20.
Desde já agradeço.
xiii....agora vc me pego.....a unica coisa q eu sei do CBQ eh q ele serve pra controlar a banda...mas como faz pra configurar eu num intendo nada...
da uma olhada nesses artigos aki e ve se ti ajuda:
https://under-linux.org/modules.php?...icle&artid=262
https://under-linux.org/url.php?url=...tigo.php?id=50
hehe tem rede de internet de 2,4Gbps .... claro que nao usamos hehe tudo essas coisas agente nunca usa... aff!
um link comum eh T3 - 44Mbits/s (nao aqui .. hehe)
Bom mas a realidade brasileira esta na faixa dos Kbits para a maioria dos usuarios, residenciais e empresairias... com excessao de alguimas empresas que estao na faixa dos Mbit (baixo)
Postado originalmente por Hacinn
Se não me falha o entendimento do assunto, BOUNDED=yes é o motivo, ele esta pegando banda emprestada, coloca BOUNDED=no e conta pra nos
Obrigado pela dica, mas acho que o BOUNDED é o contrário, quando configurado para NO é que ele pega emprestado banda. Alterei a configuração do arquivo novamente, uma duvida é sobre o DEVICE, devo colocar a velocidade fisica da placa (100Mbits) ou a velocidade do link com a internet (512Kbits)?
DEVICE=eth0,512Kbit,51Kbit
RATE=64Kbit
WEIGHT=6Kbit
PRIO=5
RULE=21,
BOUNDED=yes
ISOLATED=no
Mas quando faço um FTP, a taxa de transferência no windows mostra 60KBytes/s, ou seja os dados estão trafegando por 490Kbits/s.
O que está faltando para o CBQ controlar a banda realmente, onde estou errando?
Obrigado mais uma vez
Têm razão
http://puzzle.dl.sourceforge.net/sou...bq.init-v0.7.3
BOUNDED=yes|no optional, default "yes"
#
# If set to "yes", the class is not allowed to borrow bandwidth from
# its parent class in overlimit situation. If set to "no", the class
# will be allowed to borrow bandwidth from its parent.
A velocidade é a relativa ao link.
O cbq usa a fila de saida de pacotes para controlar o fluxo, lembre-se, saída, se sua interfaçe é a de entrada para o link, vc não esta controlando o download, basta trocar para a interface interna.
Putz, não consigo acertar a configuração...
DEVICE=eth0,512Kbit,51Kbit
RATE=64Kbit
WEIGHT=6Kbit
PRIO=5
RULE=21,
BOUNDED=yes
ISOLATED=no
A eth0 é a placa ligada com a internet e a eth1 com a rede local. Já tentei na configuração acima colocar eth0 no device, mas nada de funcionar...
Mais se vc esta fazendo download de uma estação dentro da rede, o pacote entra pela eth0 e sai na eth1, é na eth1 que ocorrera fila de saida, correto?
Assim o cbq configurado na eth0 esta limitando o upload, é na eth1 que ele limitaria o download
Acho que descobri, no CBQ informei para controlar as portas 20 e 21 do ftp, mas após começar a transferência do arquivo, o ftp é feito através de portas altas 1870 e outras aleatoriamente. Isso para mim é até novo, pois pensava que o trafego dos arquivos eram feitos pelas portas 20 e 21. E pelo o que entendi apenas a negociação da conexão é feita usando essas portas.
Como posso controlar o ftp então?
O ftp pode operar em 2 modos, ativo e passivo.
Ativo:
Usuário (porta >1023) conecta na porta 21 (conexão de controle)
quando se requisita dados servidor abre uma conexão no cliente da porta 20 para uma >1023 do cliente
Passivo:
Usuário (porta>1023) conecta na porta 21 (conexão de controle)
quando ele requisita dados, ,ele negocia com o server uma porta alta no servidor, o cliente abre uma conexão no servidor nesta porta alta, ai ele transfere o dado.
No modo ativo, em firewalls baseados em ipchains, tinhamos "problemas" de segurança, devia-se permitir SYN bit tcp a partir do mundo entrando na rede. O modo passivo era mais interessante.
Com o iptables, usando o estado de conexão NEW,RELATED, podemos permitir uma conexão entrante se ela se relacionar a outra já existente, o ipcontrack do ftp é que "percebe" as relações entre as conexões.
Você talvez tenha que marcar estas conexões e usar esta marcação para controlar a banda ou configurar os clientes para usar proxy e controlar no squid a banda.
Alguem tem mais alguma idéia?
Tenho no meu iptables ativados os modulos ip_conntrack e ip_conntrack_ftp, seria isso ou está faltando mais alguma coisa?
Obrigado mais uma vez
Depende, para funcionar ftp ou o seu CBQ?
Para o ftp funcionar em modo ativo, vai dependertambém das regras.
Controlar a banda... ai é uma das opções que passei, talvez mais alguma, se alguem mais tiveruma boa dica, que se pronuncie.