+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ipv6 + mk + ubnt

    Bom dia pessoal.
    A turma aqui do fórum, alguém conseguiu com êxito a implantação do IPV6 na rede utilizando PPPOE e com UBNT e a estação do cliente conseguiu navegar normalmente sem lentidão?

    Quem obteve sucesso fez em pilha dupla ou IPV6 direto?
    Como ficou a configuração do PPPOE Server.
    Gostaria de um help para implementar em minha rede visto que tem 1 ano que estamos tentando sem sucesso.

  2. #2

    Padrão Re: Ipv6 + mk + ubnt

    Sim, perfeitamente. Recomendo um treinamento muito TOP que tem feito vários provedores implantar o IPv6 com sucesso em suas redes: http://network.education/ipv6naultimamilha

    Att,

  3. #3

    Padrão

    Aqui consegui implantar, mas ainda esta em fase de testes.
    Fiz o curso IPv6 e BCP do NIC.br, peguei vários materiais na internet sobre ipv6 no mikrotik e deu certo, lembrando que os cursos fazem toda diferença pois também aprendi sobre ospfv3 que foi de extrema importância na hora de distribuir as rotas ipv6 e que não estou usando túnel o provedor que trabalho já possui sessão bgp em ipv6. Segue as versões que estou usando: RouterOS 6.28, AirOS 5.6.2 já saiu o 5.6.3 acredito que até outras versões mais novas, mas ainda não testei, roteador domestico estou usando um Linksys com DD-WRT, mas ja tem vários roteadores com suporte ipv6 no mercado, um muito utilizado é o Dlink.

    Segue em anexo alguns documentos que usei como guia e referencia, qualquer duvida posta ai!!!, só complementando use pilha dupla pois maior parte da internet, sistemas e serviços ainda não possui suporte a ipv6.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enderec-v6.pdf
Visualizações:	232
Tamanho: 	3,31 MB
ID:      	61740Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IPv6 pppoe.pdf
Visualizações:	203
Tamanho: 	2,64 MB
ID:      	61741Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IPV6_Brasil_2010_Maia.pdf
Visualizações:	204
Tamanho: 	1,35 MB
ID:      	61742Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         OSPFv3 no Mikrotik RouterOS.pdf
Visualizações:	154
Tamanho: 	2,87 MB
ID:      	61743

  4. #4

    Padrão Re: Ipv6 + mk + ubnt

    aqui deparamos com um problema, parece que os radios mini link ericsson nao passam ipv6.
    Alguem confirma?

  5. #5

    Padrão Re: Ipv6 + mk + ubnt

    Não tem por que não passar. IP é IP, tanto v4 quanto v6. Só não vai passar se não tiver o MTU mínimo para o v6 funcionar.

    Att,

  6. #6

    Padrão Re: Ipv6 + mk + ubnt

    nossos rádios estão com v-lan, sera que deveriam estar em bridge?

  7. #7

    Padrão Re: Ipv6 + mk + ubnt

    Boa tarde netaui!

    Assim como anteriormente comentado pelos demais usuários do tópico, independente de ser IPv4 ou IPv6 o enlace de rádio digital qual você está utilizando deveria fazer o encaminhamento normalmente do seu tráfego IPV6 uma vez que os rádios digitais profissionais que operam em espectro licenciado tem sua porta/interface ethernet qual é exatamente como a de qualquer outro equipamento como ethernet como por exemplo a porte de um switch comum.

    Não acho que o problema com IPV6 seja com o rádio a princípio. Isso claro no achometro uma vez que não se fez testes.

    Sugiro que agende uma janela de manutenção nesse minilink e faça os seguintes testes:

    1) Conecte uma rb mikrotik em uma porta LAN na ponta A do seu minilink e outra RB Mikrotik na porta LAN da ponta B do seu minilink e atribua um endereço ipv4 em cada RB Mikrotik pertencente a mesma subrede em cada ponta.

    Dispare um ping de cada extremidade e veja se obtem sucesso nas respostas ICMP.
    Caso positivo, sabemos que o rádio minilink está configurado com parâmetros de encaminhamento ethernet corretos e funcionando.
    Caso negativo, sabemos que suas configurações referentes ao circuito ethernet no seu rádio minilink estão incorretas e precisam ser revisadas;

    OBS: Faça os testes acima usando opção de VLAN 802.1q e também seum uso de VLAN;

    2) Faça um teste de geração de tráfego IPv4. Para isso você pode usar instrumentos como PFA ou Smart Test EThernet como os da JDSU. Caso não tenha disponível esses instrumentos podera fazer um teste simples utilizando o software JPERF. Para isso basta conectar dois notebooks a porta LAN do seu minilink com o software JPERF instalado sendo hum cada ponta do enlace(ponta A e ponta B).Depois basta configurar os parâmetros dos teste como quantidade de tráfego que deseja gerar(kbits,mbits e etc), o ip da outra ponta qual deseja testar e dar um start no teste. Com isso basta acompanhar os gráficos de TX/RX em cada notebook para saber se o tráfego enviado está sendo recebido na extremida remota do enlace minilink.

    Caso positivo, assim como no teste anterior se concluí que o rádio enlace está configurado e operando corretamente.

    Caso negativo, concluímos que há possibilidade de suas situações, a primeira e que as configurações de capacidade de encaminhamento do enlace minilink estão incorretas e precisam ser revista(vide capacidade de modulação, modulação adaptativa automática ativada, quantidade de e1's ativadas se houver). A segunda é que realmente possa estar ocorrendo alguma anormalidade com o equipamento quando esse for submetido a determinadas taxas de encaminhamento de tráfego em redes de produção.

    Obs: Em caso de por exemplo você fazer o teste de geração de tráfego para uma taxa de 50Mbits e obter falha, tente ir reduzindo a taxa e observer se obtem sucesso. Caso esse seja o caso, com certeza está com configurações de capacidade do seu minilink configuradas incorretamente.

    Se ambos testes acima obtiverem sucesso, aparentemente suas configurações e status operacional do seu enlace estão OK e funcionando corretamente.

    Agora repita cada um dos testes acima citadas para o protocolo IPV6 exatamento como fez para IPV4.

    Caso os testes de conectividade IPv6 apresentem falha, primeiro confira se os endereços ipv6 estão corretamente configurados em cada extremidade e faça um teste de ping primeiro entre as RB's mikrotik conectando um cabo diretamente entre as duas Rb's para evitar erros.

    Se mesmo assim após conferir que há falha na conectividade IPV6 através do uso do seu enlace minilink. Tente Atualizar as versões de firmware e software do seu rádio minilink ericsson. Aproveite e atualize também seu software configurador Minilink Craft Terminal.

    Espero ter ajudado pelo menos uma direção para o esclarecimento da sua dúvida.

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128





    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    nossos rádios estão com v-lan, sera que deveriam estar em bridge?

  8. #8

    Padrão Re: Ipv6 + mk + ubnt

    farei estes testes

  9. #9

    Padrão Re: Ipv6 + mk + ubnt

    É justamente o contrario equipamento é equipamento se ele foi projetado para ser um
    equipamento de rede ele vai suportar os dois protocolos IP, desde que seu software tenha as instruções corretas para funcionar dessa forma. A limitação de alguns equipamentos é o baixo poder de processamento e pouca memória para trabalhar
    com ipv6.
    No rádio minilink até agora só funcionou ipv6 com tunel 6to4 nas duas pontas da rede independente da quantidade de saltos em rádio.