Postado originalmente por
ploquets
Gostaria de pedir uma ajuda de vocês sobre um probleminha que estou tendo em montar um projeto....
Estou tentando otimizar a rede do provedor de internet onde trabalho,
Temos ao todo 14 POPs e dentro do pops alguns equipamentos interligados entre si com /30.
As torres não se interligam entre si, mas sim são todas apontadas para uma torre central com P2P individual e esse separado por vlan (L2)
Temos alguns painéis nos POPs para conectar os clientes e o servidor PPPoE está em cada Painel. O painel vai até o radius e autentica o cliente que consegue sair por rotas default até a borda e para voltar temos rotas estáticas de classes /27 definidas na borda.
Está tudo funcionando, porém, dá um trabalho um pouco chato de ter que criar as rotas estáticas e além disso estamos desperdiçando IP utilizando os /27, coisa que não se pode fazer hoje em dia.
Nesse caso, estamos planejando dinamizar o endereçamento estático e também logo,precisaremos alterar a forma de roteamento. A idéia é deixar tudo OSPF com várias areas separadas uma da outra (uma área por POP) e deixar o tipo dela [tottaly] NSSA pois no painel, onde fica o servidor PPPoE, gostariamos de deixar ele anunciar os clientes (nesse caso /32) conectados através da marcação do "redistribute connected routes"
Isso já testei e está funcionando corretamente, testado em bancada e no simulador. As rotas não estão adentrando uma área na outra, pois não há sentido de fazer isso, uma vez que para fazer a interarea, precisa-se passar pela borda, pois é onde todos estão conectados e dessa forma não aumentando a tabela de roteamento dos equipamentos do POP que normalmente são de baixa capacidade para poder receber rotas individuais de todos os nossos clientes.
Como o roteador de borda é muito mais poderoso do que as RB que temos nas torres, não há problema dele concentrar as rotas dos clientes e mais o BGP (creio eu)
O problema é que além de tudo, estamos com um problema de muitos saltos para chegar até a borda. Nossos clientes muitas vezes precisam dar mais de 6 saltos só para chegar até ao roteador de borda, pois como falei, eles vao pela rota default até chegar a borda. Isso incomoda pois parece ser uma rede não otimizada.
Gostaria de usar VPLS para fazer um tunel para chegar da borda até o Painel e dessa forma poder entregar apenas 1 salto do painel até a borda, otimizando o fluxo.
Gostaria de dicas sobre como posso implementar tal cenário.
Já estou ciente de utilizar MTU compativel com o que eu preciso para tudo funcionar no MPLS e não fragmentar/descartar pacotes, porém, não é esse o problema maior. O problema maior é que não sei exatamente como fazer o tráfego dos clientes cruzarem pelo tunnel, uma vez que o servidor PPPoE fica no painél.
Agradeço demais a ajuda e peço desculpas se me prolonguei.
Obrigado por serem open source!