Postado originalmente por
rubem
E a penetrabilidade dos 900MHz me enganou também, com um par de NS 900MHz não atravessei nem 1 quarteirão de 100m, com casinhas comuns e árvores ralas. Depois que fui ver o motivo, a atenuação nos mesmos objetos de 5 pra 2,4GHz diminui uns 5 a 8dBm, e de 2400 pra 900MHz diminui a mesma coisa, 5 a 8dBm, ou seja, onde o sinal em 2,4GHz depois de um obstaculo está em -88dBm, em 900MHz vai estar em -80dBm, ainda é completamente inútil pro tipo de banda que todo mundo quer.
4G a 700MHz só tem potencial pra funcionar porque usa canais diferentes pra RX e TX, e usa sinalizações diferentes, tem potência maior e sensibilidade muito melhor, mas um wifi 802.11n a 700MHz seria bem inútil, e na verdade poderia ser pior, porque algo puramente NLOS a 5,8GHz até funciona porque todo reflexo será em objeto sólido, enquanto a 700 ou 900MHz a coisa atravessa o telhado e reflete em laje, chega o reflexo da parede 1 e da parede 2, enfim, cria um efeito multipath GIGANTE (Que em 5,8GHz no mesmo trajeto seria menor).
2,4GHz as vezes escaneia SSID quando tem torre alta ou algo assim graças a difração de sinal e reflexos:
Pra sinal unidirecional tipo TV ou radio, isso funciona bem, mas wifi é bidirecional, com esse tipo de obstaculo a chance do caminho A>B percorrer o mesmo trajeto com mesmos efeito que B>A é mínima, num datarate tipo uns 500Kbps com ack-timeout tipo uns 300us, eu até arriscaria, mas isso não é conexão suficiente pra ninguém.
Dá pra testar umas posições pra tentar reflexo nalgum prédio, teria que ser em 5,8GHz e com antena de angulo fechado (Disco), teria suas perdas por efeito multipath e teria datarate muito baixo por conta do sinal baixo, mas isso é uma estupidez porque precisa potência alta pra banda minúscula (Nunca que daria 1Mbps com jitter menor de 200ms), é um enorme desperdício do espectro, ia ficar o tempo todo reenviando pacote perdido enquanto uma conexão com visada faz isso só a cada 20 ou 30 pacotes. Ou seja, usar potência alta pra NLOS é uma bela burrice porque ferra com o espectro que todo mundo poderia usar em casa, não dá grande banda pra quem tenta mas ferra com o espectro igual.