+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interligando Redes VPN

    Boa tarde, estou com uma duvida simples.

    Estou com muitos pedidos para uma região que so vou conseguir o Ponto a Ponto em mais ou menos 3 Meses,resolvi criar uma Mini Central por enquanto, minha duvida é posso criar um VPN para interligar as duas centrais e pegar internet cacheada da minha central principal?

    Queria saber qual o melhor protocolo para criar o VPN me informaram o PPTP, é bom?

    OBS: Trabalho com Mikrotik

  2. #2

    Padrão Re: Interligando Redes VPN

    Amigo, se entendi direito... Acredito não ser possível. Se vai usar outro LINK, a vpn seria indicada para acesso a equipamentos e monitoria. Porém, se for fechar PtP da sua central principal para nova região não há necessidade de vpn.

    Se puder explicar melhor sua duvida.

  3. #3

    Padrão Re: Interligando Redes VPN

    Explique-se melhor... Voce quer interligar empresas? Voce quer interligar POP?
    Uso varias VPNs para interligar minha matriz com as filiais e L2TP com IPsec na minha opiniao é a melhor e mais segura forma de fechar o link, mas o processamento da RB sobe

  4. #4

    Padrão Re: Interligando Redes VPN

    Acho que o que você está querendo é um túnel EoIp, não se funcionará em redes diferentes

  5. #5

    Padrão Re: Interligando Redes VPN

    @diam!

    Não aconselho o que você está querendo fazer pelo seguinte motivo:

    1-Ao usar o próprio link de internet para se conectar com um servidor cache remoto com o objetivo de economizar banda só irá piorar o desempenho e aumentar a latência(tempo que uma página ou arquivo demora pra ser requisitado e recebido completamente).

    Vamos dizer por exemplo que você tem 2 cenários:

    a) Link de 2 Mbps + Servidor Cache Local(instalado fisicamente na nova central);
    b) Link de 2 Mbps + Servidor Cache Remoto conectado via VPN;

    Cenário a: Usuário A solicita vídeo do youtube com tamanho de 1.5 Mb, servidor cache faz solicitação de via link de internet, que consome 1,5Mbps durante o download do vídeo e depois o armazena em cache. Um segundo usuário solicita o mesmo vídeo só que agora ele está em cache, o vídeo é baixado diretamente na rede local e economiza 1,5Mbps de banda.

    Cenário b: Usuário A solicita vídeo do youtube com tamanho de 1.5 Mb, servidor cache via VPN é solicitado via link de internet, o servidor cache remoto baixa o vídeo remotamente e envia via VPN que consome 1,5Mbps durante o download do vídeo do cache remoto e depois o armazena em cache. Um segundo usuário solicita o mesmo vídeo só que agora ele está em cache, o vídeo é baixado do servidor cache remoto via VPN que consome 1,5Mbps de banda.

    Resultado: Não faz sentido usar cache nessa situação. Cache via VPN não economiza banda nenhuma e aumenta a latência de comunicação.


    Espero ter ajudado.

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128


    Citação Postado originalmente por diam Ver Post
    Boa tarde, estou com uma duvida simples.

    Estou com muitos pedidos para uma região que so vou conseguir o Ponto a Ponto em mais ou menos 3 Meses,resolvi criar uma Mini Central por enquanto, minha duvida é posso criar um VPN para interligar as duas centrais e pegar internet cacheada da minha central principal?

    Queria saber qual o melhor protocolo para criar o VPN me informaram o PPTP, é bom?

    OBS: Trabalho com Mikrotik