Olá galera! estou com problema muito estranho na qual não estou conseguindo detectar a origem, mas antes de desmanchar todas as configurações e fazer tudo do zero, gostaria de entender o motivo, de esta ocorrendo o seguinte problema. Hoje a rede é roteada, tem ospf, vpls, mpls. Servidor dns local.
A rede possui 10 torres, sendo que em todas elas possui rb, e media de 3 painéis com rocket,
Torre-1 A rb 1, é um concentrador e toda a rede é processada nela, uma ccr1036-8g-2s+em.
O ptp é feito com par de airfiber AF24 distancia de 3km, e 200Mb de link (até hoje não foi detectado problema com chuva, distancia pouca)
Torre 2 , possui uma rb 2011 e todo o fluxo da rede é passado por esta RB, menos o fluxo das conexões dos painéis da torre 1, o que representa menos 60 clientes; alem deste ponto ramificar a rede, aqui possui 5 painéis com rocket para conexão de clientes.
Deste ponto saem seguintes enlance
Torre 3 sendo que esta, é uma bridge da torre 2, possui 1 painéi com rocket
Torre 4 esta possui roteamento, rb 750, 3 painéis com rocket
Torre 5 possui roteamento rb 2011
Aqui nesta torre, possui 2 painéis com rocket, e 2 ptp, em bridge para duas torres na qual uma possui rb 750, e outra 450
Torre 6, esta é interligada com torre 2 via fibra, aqui possui rb 2011 uias
deste ponto a rede sai mais 3 ptp, e possui 2 painéis com rocket para conectar clientes locais
Torre 7 nesta torre possui 3 painéis com rocket, rb 2011 ptp é fechado powerbeam
torre 8 nesta torre possui 3 painéis com rocket, rb 750 ptp é fechado powerbeam
torre 9 nesta torre possui 3 painéis com rocket, rb 750 ptp é fechado powerbeam
O provedor possui 700 clientes, porem de alguns meses vem apresentando problema de lentidão no cliente, e as maiores taxas de uso do link ficou registrado algo na ordem de 150Mb maior taxa de consumo, são dois link dedicado, este de 200Mb na fibra, e outro de 60Mb que chega ate a ccr via Vlan, trafegando da torre 2, através do airfiber, até chegar na ccr, somente é acionado quando o link principal cai.
Mesmo tendo sobra de link, os uma parcela de clientes não conseguem ter uma boa navegação, mesmo eles tendo uma boa comunicação com radio, sinal muito bom, ccq, ótimo, nois floor quase sempre -100 -102, então foi observado que na CCR estes clientes que não estão tendo boa navegação, ficam autenticando, e em menos de 10 minutos caem a conexão no servidor.
Técnicos, foram deslocados até a casa dos clientes, para tentar localizar a origem do problema.
Teste realizado.
Técnico observou que mesmo o cliente estando conectado, não consegui ter navegação, e nem pigar site algum, nem abrir o sistema de gestão internamente.
Técnico observou que, no nanobeam antena que usadas nos clientes, em toda rede UBNT, o Tunnelo ficava desconectando de tempos em tempos, mas a antena em si não desassociava do painel.
Foi trocado, fonte, cabo, CPE, e o problema persistindo, de tal forma que não estou conseguindo entender o problema. eu calculo que mais ou menos 150 clientes estão sendo afetados com este problema.