- RB de borda
+ Responder ao Tópico
-
Rb de borda
Bom dia caros colegas, venho até vcs para tirar um dúvida.
Ao amigos mas esperiente na área, gostaria de um dica e opinião.
Estou querendo por uma Rb na borda apenas para receber o link e fazer o natiamento, repassando o link por rotas estática pra minha CCR 1009 que faz o trabalho de firewall e controle de banda.
A dúvida seria, estou pensando em por essa RB2011UiAS-IN como disse apenas para receber o link e fazer o natiamento.
Queria saber dos amigos se ela agüentaria o tranco.
Minha rede é toda roteada(OSPF).
O consumo está em média de 50M, gostaria de saber dos amigos o que seria melhor.
Antes de mais nada, muito obrigado!
-
Re: RB de borda
Opa, ela não suporta ok. Se for utilizar RB, qual o propósito disso? seu link chega em fibra? Aqui quando colocamos uma rb dessa roteada o processamento chegou a 90% com menos de 40mb de tráfego no enlace. Mas em outro ponto utilizamos uma Rb dessa somente para passa vlan de ether para fibra ela suportou mais de 80mb tranquilo.
-
Bom dia amigo, então, o propósito seria por essa rb apenas para fazer o natiamento tirando esse peso da CCR, pois já tenho essa CCR fazendo o trabalho de natiamento, firewall e PPPoE, gostaria de deixa essa CCR apenas para firewall e controle de banda, as demais rbs como concentrador PPPoE.
E o link chega via rádio amigo, o que o amigo aconselha?
-
Ja pensou em um pc com placa mãe boa capacitores solidos placas de rede intel e o mk instalado em um pendrive instalado internamente no gabinete?
desde que adotei isto como servidores aki nunca mais tive problemas com servidores qndo usava RB era so stress toda hora.
tenho a borda tambem com trafego em torno de 200 mb e o processamento dela chega em torno de 3% com processador I5
meu link chega na fibra e ta ligado direto na borda com placa de fibra da intel.
-
Re: Rb de borda
Um PC com mikrotik não é má idéia, o grande problema deles é estrutura, no-break e backup de peças isso é indispensável. Uma rb excelente para borda é a 1100ahx2 a questão é que pelo preço atual dela é quase o preço de uma ccr, no seu caso não acho necessário separar o nat do firewall já que em ccr isso não faz diferença em relação ao processamento, pelo contrário até reforça o firewall já que você vai controlar quais ips vão ser mascarados.
Sent from my E2363 using UnderLinux mobile app
-
Aqui uso uma RB 450G para receber e balancear um total de 80M e ainda tem um QOS e alguns filtros. Perto dos 80M o processamento chega a 70~80%. Eu já queria colocar uma RB 1100AHX2, mas neste momento não posso. A solução será a RB850GX2.
-
Pois é caros colegas, minha intenção seria msm por uma RB ou CCR para está recebendo o link, justamente pensando por um futuro muito próximo em está com o consumo mas alto.
A questão é se seria vantajoso em por uma RB para está recebendo o link, fazendo o natiamento e recebendo um link de backup e passando o link para CCR com rotas estáticas(OSPF).