Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Boa noite a todos os amigos do fórum!
    Hoje estava pensando no quanto tenho investido nesses últimos 6 meses!
    Novos “POPs” abertos; Link dedicado ; entre outros;

    Gostaria de saber com os amigos do ramo, como estão fazendo pra fechar o final do mês sem dever....


    Aqui, há muito tempo, tenho simplesmente empatado... Já cheguei a ficar devendo de um mês para o outro (de não conseguir pagar os boletos do fornecedor )...
    Tudo está muito caro, kit cliente, cabo, torre, gasolina, manutenção do carro da empresa entre outros...
    Amo o que faço, e tenho prazer nisso (Telecomunicações). Mais quando vejo a situação financeira não alavancar, bate aquele desespero. Fico pensando, nossa, tanto investimento, cadê o retorno?
    Venho aqui, ver o que os amigos tem feito na questão financeira?
    Como tem feito na projeção mensal?
    Os amigos têm obtido resultado satisfatório no ramo?

    Sei que cada caso é um caso, mais a troca de experiência e informação é sempre bem vinda!

    Agradeço a todos que vão contribuir nesse tópico. Que o mesmo possa ajudar mais pessoas!

    Que Deus nos abençoe sempre!

  2. #2

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Boa noite camarada! Vou te passar o meu cenário aqui. Sou do interior de Pernambuco, Caruaru +- 400 mil habitantes e a concorrência aqui vende 15MB por 60,00 e 50MB por 110,00 (tá foda) Vendia até ano passado por R$ 40,00 5MB e hoje vendo os mesmos 5 por R$ 50,00 (antes de começar o ano avisei a todos os clientes que haveria este aumento. Apenas um cliente reclamou do aumento e mesmo assim não cancelou, pelo contrário, venho aumentando muito a certeira de clientes. O que me permitiu esse crescimento mesmo diante dos grandes foi o atendimento diferenciado, sempre trato os clientes muito bem, sempre puxo uma conversa, inclusive aos sábados que tenho que fazer alguma visita à um ou outro cliente geralmente sou convidado a tomar uma breja. Rsrsrsr. Uma dica, melhore sua rede, se esforce para comprar sempre os melhores equipamentos em sua rede, invista em você, faça cursos, filtre seus clientes, faça clientes e amigos. Corra daqueles que dizem: Mas o serviço de fulano é mais barato que o seu e é melhor...Para esses, responda: E pq vc me procurou? rsrsrs. Hoje estou muito bem obrigado, primeiramente por Deus e depois por essa política adotada. A empresa está crescendo uma média de 7% a 10% ao mês e com QUALIDADE. Estou projetando para o primeiro semestre do ano que vem a implantação de fibra e assim, praticamente zerar as visitas técnicas por queda de sinal, etc... Se ajudei, clica na estrelinha...

  3. #3
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Jan 2016
    Posts
    74

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    amigo vc usa link dedicado e vdsl e usa de qual empresa?

  4. #4

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Boa noite camarada! Vou te passar o meu cenário aqui. Sou do interior de Pernambuco, Caruaru +- 400 mil habitantes e a concorrência aqui vende 15MB por 60,00 e 50MB por 110,00 (tá foda) Vendia até ano passado por R$ 40,00 5MB e hoje vendo os mesmos 5 por R$ 50,00 (antes de começar o ano avisei a todos os clientes que haveria este aumento. Apenas um cliente reclamou do aumento e mesmo assim não cancelou, pelo contrário, venho aumentando muito a certeira de clientes. O que me permitiu esse crescimento mesmo diante dos grandes foi o atendimento diferenciado, sempre trato os clientes muito bem, sempre puxo uma conversa, inclusive aos sábados que tenho que fazer alguma visita à um ou outro cliente geralmente sou convidado a tomar uma breja. Rsrsrsr. Uma dica, melhore sua rede, se esforce para comprar sempre os melhores equipamentos em sua rede, invista em você, faça cursos, filtre seus clientes, faça clientes e amigos. Corra daqueles que dizem: Mas o serviço de fulano é mais barato que o seu e é melhor...Para esses, responda: E pq vc me procurou? rsrsrs. Hoje estou muito bem obrigado, primeiramente por Deus e depois por essa política adotada. A empresa está crescendo uma média de 7% a 10% ao mês e com QUALIDADE. Estou projetando para o primeiro semestre do ano que vem a implantação de fibra e assim, praticamente zerar as visitas técnicas por queda de sinal, etc... Se ajudei, clica na estrelinha...
    Bom dia!

    Pois é amigo...

    Investimento tenho feito muitos .....

    Em torre, equipamento de qualidade, mais o retorno vem, mais normalmente só para pagar o investimento....

    Hoje, fazendo alguns cálculos e analises aqui. Cheguei a conclusão que pra realmente ganhar dinheiro na área, se deve ter um numero de clientes considerável...

    Desde já grato amigo !

    Que Deus nos abençoe sempre !

  5. #5

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por ultranet Ver Post
    amigo vc usa link dedicado e vdsl e usa de qual empresa?
    Bom dia amigo.

    Se a pergunta foi pra mim. Aqui tenho G8, Brdigital (compuline), uso somente dedicado aqui na empresa !

    Desde já grato !

    Fique com Deus !

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Boa noite camarada! Vou te passar o meu cenário aqui. Sou do interior de Pernambuco, Caruaru +- 400 mil habitantes e a concorrência aqui vende 15MB por 60,00 e 50MB por 110,00 (tá foda) Vendia até ano passado por R$ 40,00 5MB e hoje vendo os mesmos 5 por R$ 50,00 (antes de começar o ano avisei a todos os clientes que haveria este aumento. Apenas um cliente reclamou do aumento e mesmo assim não cancelou, pelo contrário, venho aumentando muito a certeira de clientes. O que me permitiu esse crescimento mesmo diante dos grandes foi o atendimento diferenciado, sempre trato os clientes muito bem, sempre puxo uma conversa, inclusive aos sábados que tenho que fazer alguma visita à um ou outro cliente geralmente sou convidado a tomar uma breja. Rsrsrsr. Uma dica, melhore sua rede, se esforce para comprar sempre os melhores equipamentos em sua rede, invista em você, faça cursos, filtre seus clientes, faça clientes e amigos. Corra daqueles que dizem: Mas o serviço de fulano é mais barato que o seu e é melhor...Para esses, responda: E pq vc me procurou? rsrsrs. Hoje estou muito bem obrigado, primeiramente por Deus e depois por essa política adotada. A empresa está crescendo uma média de 7% a 10% ao mês e com QUALIDADE. Estou projetando para o primeiro semestre do ano que vem a implantação de fibra e assim, praticamente zerar as visitas técnicas por queda de sinal, etc... Se ajudei, clica na estrelinha...
    Olá! Só por curiosidade, esses 5mb são via rádio ou via cabo(passando pelos postes)?

  7. #7

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por filipedonato Ver Post
    Olá! Só por curiosidade, esses 5mb são via rádio ou via cabo(passando pelos postes)?
    Ambos. Mas estou me preparando para implantar ftth.

  8. #8

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por RadNet Ver Post
    Bom dia!

    Pois é amigo...

    Investimento tenho feito muitos .....

    Em torre, equipamento de qualidade, mais o retorno vem, mais normalmente só para pagar o investimento....

    Hoje, fazendo alguns cálculos e analises aqui. Cheguei a conclusão que pra realmente ganhar dinheiro na área, se deve ter um numero de clientes considerável...

    Desde já grato amigo !

    Que Deus nos abençoe sempre !
    Os investimentos atualmente estão difíceis mesmo de serem feitos, esse dólar alto e o cenário atual da economia estão feios. Mas, se me permite a intromissão, antes de vc fazer um investimento você deveria fazer um projeto colocando os custos previstos e deixando uma margem para custos não previstos, fazer uma prospecção de clientes, investir em propaganda porta a porta. Enfim, não acredito que você esteja correto em fazer investimentos que empatem os lucros. Este ramo de redes é um dos poucos que vão na contramão da economia e não há motivos para estar na situação de empate.

    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por RadNet Ver Post
    Bom dia!

    Pois é amigo...

    Investimento tenho feito muitos .....

    Em torre, equipamento de qualidade, mais o retorno vem, mais normalmente só para pagar o investimento....

    Hoje, fazendo alguns cálculos e analises aqui. Cheguei a conclusão que pra realmente ganhar dinheiro na área, se deve ter um numero de clientes considerável...

    Desde já grato amigo !

    Que Deus nos abençoe sempre !

    Olá! Esse post é interessante pra gente debater, pois às vezes nos preoucupamos muito com a área técnica e nos esquecemos da área de Planejamento e Gestão.


    Algumas perguntas que devemos fazer são:
    1- Onde queremos chegar?
    2- Quantos clientes vamos aumentar nesse ano?
    3- O quanto esse aumento no número de clientes vai representar em aumento de receita?
    4- O quanto esse aumento de receita vai representar em aumento de lucro?
    5- Quais estratégias para aumentar nossa lucratividade?
    6- Qual o tempo de retorno que eu considero razoável para investimentos?
    7- Quais os riscos envolvidos? O que pode dar errado e qual a chance desses riscos ocorrerem?

    Como pode ver não é fácil responder. É algo complexo mesmo.

    Por isso nós provedores temos que ter estratégias e planos muito bem definidos, de preferencia registrados formalmente, escritos em algum lugar, com objetivos e metaspara curto e médio prazo.

    Com base nesse planejamento e nos resultados mensais deve ser feita um acompanhamento para verificar se está bom ou não.

    Sobre o fato de vc estar utilizando todo o lucro para financiar a ampliação da rede a minha opinião isso é algo totalmente aceitável. Não vejo problema nenhuma nisso, desde que esteja sendo bem aplicado.

    Esse investimento está fazendo a empresa crescer? O crescimento está ocorrendo de forma sólida? Qual a relação entre o valor que vc investiu e o retorno que terá desse invesimento?

  10. #10

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Olá! Esse post é interessante pra gente debater, pois às vezes nos preoucupamos muito com a área técnica e nos esquecemos da área de Planejamento e Gestão.


    Algumas perguntas que devemos fazer são:
    1- Onde queremos chegar?
    2- Quantos clientes vamos aumentar nesse ano?
    3- O quanto esse aumento no número de clientes vai representar em aumento de receita?
    4- O quanto esse aumento de receita vai representar em aumento de lucro?
    5- Quais estratégias para aumentar nossa lucratividade?
    6- Qual o tempo de retorno que eu considero razoável para investimentos?
    7- Quais os riscos envolvidos? O que pode dar errado e qual a chance desses riscos ocorrerem?

    Como pode ver não é fácil responder. É algo complexo mesmo.

    Por isso nós provedores temos que ter estratégias e planos muito bem definidos, de preferencia registrados formalmente, escritos em algum lugar, com objetivos e metaspara curto e médio prazo.

    Com base nesse planejamento e nos resultados mensais deve ser feita um acompanhamento para verificar se está bom ou não.

    Sobre o fato de vc estar utilizando todo o lucro para financiar a ampliação da rede a minha opinião isso é algo totalmente aceitável. Não vejo problema nenhuma nisso, desde que esteja sendo bem aplicado.

    Esse investimento está fazendo a empresa crescer? O crescimento está ocorrendo de forma sólida? Qual a relação entre o valor que vc investiu e o retorno que terá desse invesimento?

    Tirou minhas palavras da boca. Depois de um certo tempo temos que deixar a parte técnica (delegando pessoas competentes para isso, claro) e nos ater a parte gerencial para que não fiquemos ocupados somente com os problemas de rede, afinal de contas somos (ao menos a maioria aqui, donos de empresas e não funcionários).

  11. #11

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por RadNet Ver Post
    Boa noite a todos os amigos do fórum!
    Hoje estava pensando no quanto tenho investido nesses últimos 6 meses!
    Novos “POPs” abertos; Link dedicado ; entre outros;

    Gostaria de saber com os amigos do ramo, como estão fazendo pra fechar o final do mês sem dever....


    Aqui, há muito tempo, tenho simplesmente empatado... Já cheguei a ficar devendo de um mês para o outro (de não conseguir pagar os boletos do fornecedor )...
    Tudo está muito caro, kit cliente, cabo, torre, gasolina, manutenção do carro da empresa entre outros...
    Amo o que faço, e tenho prazer nisso (Telecomunicações). Mais quando vejo a situação financeira não alavancar, bate aquele desespero. Fico pensando, nossa, tanto investimento, cadê o retorno?
    Venho aqui, ver o que os amigos tem feito na questão financeira?
    Como tem feito na projeção mensal?
    Os amigos têm obtido resultado satisfatório no ramo?

    Sei que cada caso é um caso, mais a troca de experiência e informação é sempre bem vinda!

    Agradeço a todos que vão contribuir nesse tópico. Que o mesmo possa ajudar mais pessoas!

    Que Deus nos abençoe sempre!

    Amigo, desculpe a pergunta, mas quantos clientes você tem atualmente?

    Pergunto isso pois considero esse ramo muito difícil no começo, acredito que começará a sobrar dinheiro depois que atingir um determinado número de clientes.

  12. #12

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por ajack Ver Post
    Amigo, desculpe a pergunta, mas quantos clientes você tem atualmente?

    Pergunto isso pois considero esse ramo muito difícil no começo, acredito que começará a sobrar dinheiro depois que atingir um determinado número de clientes.
    Bom dia amigo!

    Aqui nós estamos com 150 clientes ativos.....

    Media de valor pago entre cliente é de 43 a 50 reias por cliente!

    Desde já grato a todos.
    Que Deus nos abençoe sempre !

  13. #13

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por RadNet Ver Post
    Bom dia amigo!

    Aqui nós estamos com 150 clientes ativos.....

    Media de valor pago entre cliente é de 43 a 50 reias por cliente!

    Desde já grato a todos.
    Que Deus nos abençoe sempre !
    é uma situação difícil. O que está faltando para você é "escala". Os maiores operadores não se preocupam com preços individuais. Eles trabalham em cima da arrecadação total... E todo serviço de telecom a meu ver depende de grande volume de arrecadação para ser viável.

    Nestes valores, se você não tira nada para uso próprio, vai crescer aos pouquinhos. Mas a tecnologia cresce mais rápido...

  14. #14

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    é uma situação difícil. O que está faltando para você é "escala". Os maiores operadores não se preocupam com preços individuais. Eles trabalham em cima da arrecadação total... E todo serviço de telecom a meu ver depende de grande volume de arrecadação para ser viável.

    Nestes valores, se você não tira nada para uso próprio, vai crescer aos pouquinhos. Mas a tecnologia cresce mais rápido...
    É o que acho...

    Acredito que pra se tornar viável, deveria está com uma cartela de cliente em torno de 280 a 320 clientes pagantes.....

    A vida não é fácil para quem tem pouco grana pra investimentos...... E mais difícil ainda com essa inflação que afeta todos os produtos seja alimentício ou tecnológico....

    Que Deus nos abençoe sempre !

  15. #15

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Não é média e ticket médio que vc precisa saber.

    Faturamento bruto/numero de clientes ativos=ticket médio

    Com as dicas dos colegas acima, busque sempre aumentar o ticket medio.

    Não invista em equipamentos de segunda linha.

    Link costuma ser nessa fase o insumo mais caro.

    Monte bases pensando em aumentar clientes.

  16. #16

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por RadNet Ver Post
    Bom dia amigo!

    Aqui nós estamos com 150 clientes ativos.....

    Media de valor pago entre cliente é de 43 a 50 reias por cliente!

    Desde já grato a todos.
    Que Deus nos abençoe sempre !
    Amigo, é por isso...
    no começo é dificil mesmo.
    Na minha opinião, os resultados começam a aparecer após 400 clientes (aqui foi assim).

    E aquela máxima pra qualquer empreendimento: cortar custos (sem comprometer a qualidade) e conseguir mais clientes.

    Mantenha-se firme pois você está no começo ainda....

  17. #17

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    O maior problema de todos é competir com Tele por causa do equipamento.
    A Vivo nao cobra instalação nem equipamento.
    A Oi parcela em 10x de R$10,00.
    E competir com um modem adsl de R$50,00 é o que pega.
    Vamos colocar o preço mais baixo de R$275 a antena, mais R$15 de cano, mais arame R$2, mais cabo de rede R$10, mais conector R$2. Isso preços bem por baixo. Ae vem gasolina, depreciação do veiculo e o mais caro de todos, o tempo.
    Entao de Equipamento R$304. Se você empresta o equipamento e cobra vamos lá, R$50 reais mensais, vc vai ter lucro no sétimo mês. Vc adquire um "bem", o equipamento, mas ele pode dar defeito, ser roubado e por ae vai.
    E dificilmente você consegue tirar uma parte do equipamento na instalação (média R$100) ou cobrar um aluguel. Unica alternativa eh fazer fidelidade de 12 meses e lucrar por 6 meses.
    Agora se você é a unica alternativa de internet na cidade, ae sim pode extorquir. Mas mesmo assim, ainda tem que rezar para pagarem em dia.
    Cliente simples serve somente para manter link e segurar as pontas, o esquema é ganhar dinheiro pra outros lados. Incorporar assistencia, atender fazendas, empresas. Mas ainda sim, tem que estudar bastante antes de meter a cara e brigar com uma Tele, mesmo pq se na Tele tudo é mais barato e o cliente te procura, ou ele teve muito problema, ou se sujou com a Tele e na praça.

  18. #18

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Para mim, parece que o mercado no Brasil esta saturado com muitos provedores de porte pequeno, e precisamos um realinhamento para continuar no futuro. Existe um mercado em areas rurais que sempre vai precisar serviço por radio porque não existe um modelo viável para oferecer serviço por fibra/cabo/vDSL. Nas cidades, existe um mercado para fornecer serviços FTTH, FTTC etc mas deve ser competitiva e precisa um investimento grande, com um risco alto que um grande provedor nacional vai entrar o mesmo mercado e começa oferecer triple-play (TV, telefone, internet). Se seu serviço não pode oferecer o mesmo, ou voce tem que vender para o grande provedor muito cedo para o valor que eles querem pagar para sua infra, ou voce vai perder seus clientes.


    O mercado da fibra ótica para mim e um risco – sera muito fácil para os grandes provedores (Net, Tim, Oi, GVT, Telefonica etc) espera mais algumas anos, e depois, quando os provedores de porte pequeno ainda não tem o retorno do investimento feito em infra, eles podem comprar tudo para um preço muito baixo. Sem escala, não dar – voces vai criar o mercado, e eles vão roubar seus clientes.


    Eu acredito que os provedores menores/independentes tem que trabalhar juntos para obter os descontos maiores – descontos que somente sera possível com escala. No meu região, a 50km de SP tem 4 ou 5 provedores, cada um com seu próprio links, torres, central de suporte, sistema de faturamento, suporte etc. Se eles podem trabalhar juntos, em parceria, eles podem resolver problemas com saturação das freqüências para os links backhaul, organizar manutenção proativa nas torres para diminuir as chamadas para suporte, e também atender clientes novos e existentes melhor. Comprando banda juntos, eles podem pagar menos por mega, e oferecer uma banda maior para os clientes. Comprando CPE juntos, eles podem negociar preços menores. Um time de manutenção, um time de técnicos para instalar. Um time comercial, e um time para suporte.


    Também, eu acredito que todos tem que melhorar a qualidade de tecnologia e nível dos instalações. Instalações sem no-break bem dimensionada, radios sem ateramento nas torres e nas casas de clientes. Ateramento e proteção contra surtos tem um custo sim, mas pode evitar o custo das visitas técnicas, pode diminuir downtime, e no mesmo tempo melhorar o nível de satisfação. Cada CPE queimado tem um custo muito mais alto que o radio – tem o custo da visita, do técnico, o carro, combustível, um cliente chateado, e também do radio novo. Se 25% pode ser evitado com um protetor de surtos, ou um cabo blindado na hora de instalação inicial – compensa?


    Hoje, as pessoas no Brasil usam provedor de internet por radio simplesmente por falta de outros opções. É normalmente mais caro e menos confiável, mas não precisa ser com assim.

  19. #19

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    excelente tópico, eu penso no seguinte, sempre devemos melhorar, se você não deixar seu cliente sem link é o que mais importa, consegui link direto na fibra com a vivo, meus problemas vão diminuir muito por aqui, atendo clientes por telefone à qualquer hora, respondo todas as mensagens, não deixo o cabra na mão nunca, sempre sou muito educado, tenho dois concorrentes provedores e a vivo speedy, ofereço melhor serviço que a vivo na minha cidade, só que ainda tenho 110 clientes, do valor total em dinheiro vai quase tudo para despesas, mas eu olho sempre para o horizonte e acredito no meu potencial, tem muita gente negativa, vamos animar pessoal, o atendimento das teles é pécimo, saímos na frente.

  20. #20

    Padrão Re: Como continuar trabalhando nos dias de hoje?

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Ambos. Mas estou me preparando para implantar ftth.
    de que região e cidade você é? estes preços estão muito baratos.