+ Responder ao Tópico



  1. #121

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Que eu mesmo usei por um bom tempo, foi R52HN em MCS3 e clientes 2,4GHz em auto por falta de ter a opção, SXT-primeira-geração como AP em MCS5 e clientes em MCS2 e 3 (Airgrid e Nanobridge), RB Crossroads (RB com RF, tipo RB711 5hn) em MCS4 e clientes 5GHz em MCS1 (Airgrid, SXT, NS Loco M5, Oiwtech 5817, PCBA Eternetec , ao longo do tempo foram vários clientes entrando e saindo, não teve nenhum que não conectava, nesse era uma enorme zona, acho que teve setorial com 20 clientes com 20 modelos diferentes de CPE's, a única coisa em comum era estarem fixos em MCS1.

    Numa cidade do lado só instalei um Rocket M5 em MCS12, só tinha 4 ou 5 clientes, com NS Loco M5 e todos ficaram em MCS9 ou 10. Como o dono não me ligou depois, tudo deve ter conectado. Tinha Bullet M5 numa omni e isso teve que ficar em 36M (De modo A) porque tinha no meio dos clientes muita CPE velha, a mistura A/N com datarate em automatic estava dando CCQ baixo pra todos, fixo em 36M normalizou, fixo em MCS4 normalizava mas os clientes com aparelho apenas A não conectavam. Em automatic era coisa tão ruim que nem conseguia acessar o setup e carregar tudo, depois de fixo em 36M como que por milagre tudo abria rápido.


    Numa fazenda foi RB912 num "PTP triplo", digo, um lado na fazenda, e na cidade 3 antenas conectadas nela, na fazenda acho que era MCS12 também, na cidade sei que era MCS8, o mínimo.

    O que tive problema foi numa Omnitik, tive que deixar em auto porque nada conectava, era MK 6.alguma-coisa, 6.27 provavelmente, mas só tinha meu próprio notebook (Dualband) e um airgrid velho pra testar, acabei deixando pra lá porque tinha até antena presa em cabo de vassoura (Não ia adiantar caprichar, com instalação sem visada e sem zona de Fresnel o CCQ vai pro lixo independente da configuração), fora que é longe demais pro meu carro velho...

    Num mini-PTP tive problema entre SXT Lite5 e Nanobridge, não lembro quem era AP e quem era estação mas a config. inicial só aceitava ambos em automatic (Que dava CCQ péssimo), invertendo AP e estação funcionou. Os outros PTP's sempre funcionaram com qualquer configuração, uso muito MCS12, mas se tem antenas diferentes (Pra aproveitar o que os clientes já tem) uso data rates diferentes tranquilo, coisa tipo Nanobeam 5AC num lado e NS Loco5 (Não M5) nem sei como funcionou, e se não me engano passa uns 15Mbps!

    Se tem bug, tem bug em muito aparelho diferente! Em MK me parece que é coisa de versão mais nova, isso só começou de pouco tempo pra cá, em tempos de 4.17, 5.23, não tinha errado, agora com 6.x pra mim que tem mais bug (Usando um par de RB911 baratinha fim do ano passado não consegui usar 10MHz, simplesmente o scan não achava nada se colocava em 10MHz, não é que não vi o AP, ele não escaneava nada, zero, também fiz downgrade pra normalizar.

  2. #122

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    boa noite amigo @rubem, precisava do seu serviço para ajustar alguns enlaces. Será que podemos conversar melhor por mensagem? Abraços.

  3. #123

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    O que tem "diferente" nos meus APs é, uso do procolo NV2, Uso do recurso Noise Immunity AP/Client, Superchannel habilitado, DFS desabilitado, mas creio que o NV2 deve ser o que faz o MCS ficar igual nas duas pontas, só uma suspeita minha... Engraçado que posso habilitar qualquer combinação de MCS no lado do cliente, SXTs, que ele so obedece ao AP. Minha rede esta uma mistura de versoes 6.33 e 6.34. Tem 6.33.3, 6.3.4...

  4. #124

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    O que tem "diferente" nos meus APs é, uso do procolo NV2, Uso do recurso Noise Immunity AP/Client, Superchannel habilitado, DFS desabilitado, mas creio que o NV2 deve ser o que faz o MCS ficar igual nas duas pontas, só uma suspeita minha... Engraçado que posso habilitar qualquer combinação de MCS no lado do cliente, SXTs, que ele so obedece ao AP. Minha rede esta uma mistura de versoes 6.33 e 6.34. Tem 6.33.3, 6.3.4...
    Creio que não seja por causa do nv2, pq em 802.11 tb acontece! Creio que seja um bug do routerOS. O mesmo serve para se conectar em um AP ubnt com data rate fixo em mcs 12 e o cliente sendo sxt só conecta se estiver com mcs default ou marcado o mcs12.

  5. #125

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Aqui uso um omnitik em N conectando alguns loco M5 e SXT. Irei colocar uma nano M5 para funcionar como AP, pois não consigo fixar o MCS nos SXT. Mas loco M5 basta colocar o MCS em 8 ou 9 e pronto. Nos SXT ele obedece ao AP e se eu tentar forçar apenas MCS 8 ou 9 simplesmente não conecta.

  6. #126

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Ainda sobre o MCS e de problemas para conectar com SISO ou Mimo setado diferente do AP... Depois de inúmeros testes vi que se desmarcar o MCS Basic, é possivel fazer conectar de acordo com o Supported. Por exemplo: se eu marcar MCS 10,11,12,13 no ap e marcar somente o 10 no station, a sxt não vai conectar, mas tem que desmarcar todos do basic, conecta. Segue os prints:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP.png
Visualizações:	658
Tamanho: 	96,2 KB
ID:      	63500
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Station.png
Visualizações:	595
Tamanho: 	74,5 KB
ID:      	63501
    Última edição por FMANDU; 14-04-2016 às 23:17.

  7. #127

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Ainda sobre o MCS e de problemas para conectar com SISO ou Mimo setado diferente do AP... Depois de inúmeros testes vi que se desmarcar o MCS Basic, é possivel fazer conectar de acordo com o Supported. Por exemplo: se eu marcar MCS 10,11,12,13 no ap e marcar somente o 10 no station, a sxt não vai conectar, mas de desmarcar todos do basic, conecta. Segue os prints:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP.png
Visualizações:	658
Tamanho: 	96,2 KB
ID:      	63500
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Station.png
Visualizações:	595
Tamanho: 	74,5 KB
ID:      	63501
    Começou a melhorar o ideal mesmo seria usar 12 no AP e 9 no cliente, iria ficar show, aparecendo um tempo aqui vou fazer novos testes..

  8. #128

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Na verdade o certo seria usar o mesmo Mcs no ap e no cliente. O AP iria trabalhar bem mais redondo. Porem... tem instalação complicada, arvore que cresce no meio do caminho, construção nova que atrapalha a visada e etc, que somos obrigados a baixar o mcs e subir o ganho no lado do station.

    Citação Postado originalmente por sombra Ver Post
    Começou a melhorar o ideal mesmo seria usar 12 no AP e 9 no cliente, iria ficar show, aparecendo um tempo aqui vou fazer novos testes..
    Última edição por FMANDU; 14-04-2016 às 23:18.

  9. #129

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Na verdade o certo seria usar o mesmo msc no ap e no cliente. O AP iria trabalhar bem mais redondo. Porem... tem instalação complicada, arvore que cresce no meio do caminho, construção nova que atrapalha a visada e etc, que somos obrigados a baixar o mcs e subir o ganho no lado do station.
    MCS do cliente é responsável pelo UPload que quase sempre é bem baixo, dando possibilidade de se trabalhar com um MCS minimo no cliente possibilitando estabilidade na conexão.

  10. #130

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Citação Postado originalmente por sombra Ver Post
    MCS do cliente é responsável pelo UPload que quase sempre é bem baixo, dando possibilidade de se trabalhar com um MCS minimo no cliente possibilitando estabilidade na conexão.
    Caro , mais sera que não iria atrapalhar a performe-se da rede mesmo upload deixando muito baixo o mcs ?

    E teria mais informações sobre mcs , sinceramente não sabia que no cliente so serve para Upload

  11. #131

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Se tem upload de 1Mbps, e usar MCS0, em 20MHz ele tem throughput na casa dos 3Mbps, é meio pouco mesmo. Mas em MCS1 já são uns 6Mbps, já tem dado de sobra.

    Quem usa dupla polarização (Pra que usar single em pleno 2016?), os equiptos operam com mesmos sinais em MCS8 ou 9, ou seja, pode usar MCS9 no cliente, que tem throughput na casa dos 10 a 14Mbps, ter um upload de 1M num data rate desse é absolutamente tranquilo.


    O checksum de cada pacote de wifi enviado pelo AP é respondido pelo cliente no mesmo datarate do envio. Mas a resposta do pacote TCP dado pelo computador do destinatário é feita no que se contabiliza como upload mesmo. Ou seja, um data rate baixo não diminui a capacidade de envio de pacotes por parte do AP.

    Assim como tem que ver o throuhput agregado no data rate de TX da torre, tem que ver o throughput agregado de upload dos clientes. Se os clientes tem, na média, uns 2 ou 3Mbps de tráfego de upload, é melhor não usar MCS0 como TX neles, mas sim MCS1, porque o tráfego está muito perto do limite de throughput do MCS0.

    Mesmo que você venda planos tipo 2M de download e 1M de upload, o trafego vindo dos clientes (O upload somado de todos) será muuuuuito baixo, se digamos 20 clientes de 2Mbps de download consomem uns 12Mbps de trafego agregado, o upload mal vai chegar em 2Mbps, usar um data rate com throughput 3 ou 4x maior que essa média é mais que suficiente, o download até sobe muito as vezes (5 ou 6 pessoas abrem um vídeo maior, mais ou menos ao mesmo tempo), mas o upload raramente tem picos muitos altos.


    Volto a repetir: O checksum do pacote na parte de wifi é respondido no data rate da parte que enviou, e a parte de sincronia e cia (Envio do SSID, por exemplo) é feito no preambulo, que é o menor data rate do modo, o preambulo em A é de 1 ou 2Mbps, em N a 6Mbps. Ainda que você selecione o uso de MCS15 nos 2 lados, tem um moooooooooonte de dados passando em data rate de 2 ou 6Mbps o tempo todo, numa modulação BPSK bem "lenta", e isso é feito porque esses dados tem prioridade, pode perder um pacote do cliente que se for preciso ele reenvia, mas se perder pacote de sincronização a conexão cai e demora muitos segundos pra reconectar (Renegociar chave e cia). Ter data rate baixo no meio não degrada rede quando ele tem tráfego baixo, geralmente é o contrário, data rate baixo não perde pacotes (MCS15 com sinal -70dBm perde muito pacote) então o gasto total de tempo nesse envio é menor, mesmo usando um data rate mais baixo (Porque não precisa ficar reenviando pacotes perdidos).

  12. #132

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se tem upload de 1Mbps, e usar MCS0, em 20MHz ele tem throughput na casa dos 3Mbps, é meio pouco mesmo. Mas em MCS1 já são uns 6Mbps, já tem dado de sobra.

    Quem usa dupla polarização (Pra que usar single em pleno 2016?), os equiptos operam com mesmos sinais em MCS8 ou 9, ou seja, pode usar MCS9 no cliente, que tem throughput na casa dos 10 a 14Mbps, ter um upload de 1M num data rate desse é absolutamente tranquilo.


    O checksum de cada pacote de wifi enviado pelo AP é respondido pelo cliente no mesmo datarate do envio. Mas a resposta do pacote TCP dado pelo computador do destinatário é feita no que se contabiliza como upload mesmo. Ou seja, um data rate baixo não diminui a capacidade de envio de pacotes por parte do AP.

    Assim como tem que ver o throuhput agregado no data rate de TX da torre, tem que ver o throughput agregado de upload dos clientes. Se os clientes tem, na média, uns 2 ou 3Mbps de tráfego de upload, é melhor não usar MCS0 como TX neles, mas sim MCS1, porque o tráfego está muito perto do limite de throughput do MCS0.

    Mesmo que você venda planos tipo 2M de download e 1M de upload, o trafego vindo dos clientes (O upload somado de todos) será muuuuuito baixo, se digamos 20 clientes de 2Mbps de download consomem uns 12Mbps de trafego agregado, o upload mal vai chegar em 2Mbps, usar um data rate com throughput 3 ou 4x maior que essa média é mais que suficiente, o download até sobe muito as vezes (5 ou 6 pessoas abrem um vídeo maior, mais ou menos ao mesmo tempo), mas o upload raramente tem picos muitos altos.


    Volto a repetir: O checksum do pacote na parte de wifi é respondido no data rate da parte que enviou, e a parte de sincronia e cia (Envio do SSID, por exemplo) é feito no preambulo, que é o menor data rate do modo, o preambulo em A é de 1 ou 2Mbps, em N a 6Mbps. Ainda que você selecione o uso de MCS15 nos 2 lados, tem um moooooooooonte de dados passando em data rate de 2 ou 6Mbps o tempo todo, numa modulação BPSK bem "lenta", e isso é feito porque esses dados tem prioridade, pode perder um pacote do cliente que se for preciso ele reenvia, mas se perder pacote de sincronização a conexão cai e demora muitos segundos pra reconectar (Renegociar chave e cia). Ter data rate baixo no meio não degrada rede quando ele tem tráfego baixo, geralmente é o contrário, data rate baixo não perde pacotes (MCS15 com sinal -70dBm perde muito pacote) então o gasto total de tempo nesse envio é menor, mesmo usando um data rate mais baixo (Porque não precisa ficar reenviando pacotes perdidos).

    Bom gostaria de analisar o meu cenario , esta abaixo a tabela de clientes neste setor , estou usando protocolo ativo da intelbras , e nos clientes estou usando MCS 11 nos clientes , então seria equivoco meu fazer isso certo , se fixar nos clientes MCS 0 , 1 ou ate 3 estaria suficiente seria isso ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radios.JPG
Visualizações:	442
Tamanho: 	19,7 KB
ID:      	63896

  13. #133

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Se tem equipto MIMO, não use MCS0 a 7, isso são data rates de polarização simples.

    Esses sinais -65dBm pra mim dá pra MCS13, tem que conferir o datasheet pra ter certeza, mas no mínimo MCS12 eles suportam. -71dBm talvez só MCS11 (Tem que ver o datasheet, a sensibilidade). Mas com esses sinais não vejo nenhuma necessidade de usar digamos MCS8 ou 9, tem sinal suficiente pra MCS11.

    (MCS8 é um MCS0 duplo, não use data rates de polarização simples (Só 1 chain) se o equipamento suporta 2. Veja os data rates nominais em www.mcsindex.com )

  14. #134

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Ola rubem tenho acompanhado o tópico a algum tempo. Quero parabenizar e agradecer você pelo, esforço e a disposição que você tem para responder as duvidas da galera e trazer para o grupo um material bacana e consistente, pucos se dispõe a fazer isso. Aprendi bastante sobe mcs e consegui aplicar boa parte desse conhecimento na pratica. Porem eu cheguei a um empasse e gostaria, que se você pudesse esclarecer alguma duvidas que eu tenho.
    A rede do provedor que eu trabalho consiste em MK e Ubiquit. Mas todos trabalham de modo separado (nao conecto mk em Ubi e vice-verça). A maioria de rede e Mk.
    Trabalhamos com Rb 912 e 922 nas torres, e todos os clientes usam sxt.
    Consegui melhorar bastante a rede porem ainda to enfrentado alguns problemas.
    Em alguns painéis com bastante clientes nivel de ccq ficou muito bom, mas ja em outros com um numero reduzido de clientes eu nao consegui ategir a mesma qualidade. Nas imagens pode observar o painel mais lotado da rede. Ele ficou muito bom( não sei se e possível melhorar) mas ja em outros que tem menos clientes eu não consigo um bom resultado. Tenho algumas reclamações sobre perdas de pacotes, eu faço ping do painel para o cliente e fica alto ou para de responder, as vezes isso acontece com apenas 1 cliente do painel enquanto os outros fica tudo ok.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image1.png
Visualizações:	454
Tamanho: 	219,0 KB
ID:      	65151Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image3.png
Visualizações:	498
Tamanho: 	150,5 KB
ID:      	65152Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image4.png
Visualizações:	462
Tamanho: 	146,8 KB
ID:      	65153Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image5.png
Visualizações:	378
Tamanho: 	153,2 KB
ID:      	65154Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.png
Visualizações:	485
Tamanho: 	217,6 KB
ID:      	65155
    Se tiver como você me dar algumas dicas de como melhorar agradeço. E agradeço mais uma vez pelo esforço de vir aqui e compartilha o conhecimento com a galera.

  15. #135

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Também não acho que tenha como melhorar isso, 70 clientes numa RB912 é coisa pra caramba, é um hardware meio comum (Só com um sistema operacional ótimo pra ficar ok), se tivesse instalações porcas duvido que teria esses CCQ com mais de 15 clientes.

    Acho que o pouco que dá pra melhorar são esses clientes com RX meio ruim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	360
Tamanho: 	293,6 KB
ID:      	65156

    Na prática eles só vão atrapalhar hora que eles requisitarem muitos pacotes. Estar apenas conectado, sem gerar tráfego, não consome processamento da RB, precisa consumo de tráfego pra "incomodar", por isso não necessariamente o cliente de sinal ruim é o que tem ping ou CCQ ruim, teria que ver o tráfego (Marca pra exibir as colunas Ack Timeout e TX/RX bytes (Somatória), veja se hora que tem ping ruim não tem tráfego nalgum cliente com TX/RX bytes aumentando rápido (Indicando consumo)).

    Ou marca a aba P Throughput, o pass throughput tá meio relacionado ao CCQ mas quando o sinal é ruim (Por culpa da zona de Fresnel parcial) ele é alto quando o rádio está sem tráfego, mas hora que há consumo de dado o pass throughput cai, e falo cair pra menos de 1Mbps as vezes, sem que o CCQ caia tanto. O cliente que tiver um pass thrgouhput tão baixo quando tem tráfefo (Quando não tem tráfego não conta) tem problema físico no sinal, precisaria ir nesse cliente ver se tem como subir antena ou reposicionar.

  16. #136

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem, estou no mesmo barco que o amigo Haylan e estou seguindo suas recomendações também.

    Ativei o P Throughput, mas não aparece nada nesta coluna, será qye tem a ver com o Nv2? Pois nenhum AP meu com Nv2 aparece algo nesta coluna.

    Estou com o mesmo equipamento e configuração, 54 cadastrados e 48 clientes conectados simultaneamente. No momento em que a latência subiu, desabilitei todos que estavam com sinal acima de -60 e sobraram 43 e mesmo assim a latência continuou.

  17. #137

    Padrão

    @rubem,Humm entendi isso explica o porque de eu ter um painel com 24 cliente e nao consegui um ccq decente. Vou ter para passar em cada cliente para revisar as instalações feitas( a galerinha que instala e fogo) na pressa de fazer o serviço acaba colocando a antena no cliente de qualquer jeito.

  18. #138

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Caro Arthur, vou dar uma olhada com mais atenção em ruido.

    Aqui estou usando como limite -60, mas alguns poucos clientes chegam a -65. Nesse caso em particular, tem apenas 3 clientes com esse sinal, o resto de -60 para melhor.

    Abraço.

  19. #139

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Fala galera sou novo por aqui e estou com problemas em minha net via rádio mikrotik, quase 1 mes estou com problemas em download, p/ baixar arquivos a taxa esta muito baixa net de 2 megas dando na maioria das vezes taxa de transferência de 46k no máximo chegando a 100k, gostaria de saber o que esta acontecendo essas configurações dentro do meu rádioClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MEU RADIO.png
Visualizações:	533
Tamanho: 	24,5 KB
ID:      	66153Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DOWNLOAD DAS 3 NETS COM 2 MEGAS OU 3 MEGAS.png
Visualizações:	410
Tamanho: 	26,0 KB
ID:      	66154

  20. #140

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Fala galera sou novo por aqui e estou com problemas em minha net via rádio mikrotik, quase 1 mes estou com problemas em download, p/ baixar arquivos a taxa esta muito baixa net de 2 megas dando na maioria das vezes taxa de transferência de 46k no máximo chegando a 100k, gostaria de saber o que esta acontecendo essas configurações dentro do meu rádio estao certas


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MEU RADIO.png
Visualizações:	533
Tamanho: 	24,5 KB
ID:      	66153Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DOWNLOAD DAS 3 NETS COM 2 MEGAS OU 3 MEGAS.png
Visualizações:	410
Tamanho: 	26,0 KB
ID:      	66154