Boa tarde a todos,
Olha nas ultimas semanas não tenho feito nada além de correr atrás do rabo apagando cpe por cpe o virus da ubnt manualmente, porque manual? Tenho visto vários relatos dos provedores que tiveram centenas de cpes resetadas, aqui a coisa foi bem diferente e no meu ver pior. Tivemos muitas cpes sem acesso, ou seja além de infectadas mudaram os dados de acesso, com isso não consigo acessar remotamente o equipamento para fazer o procedimento de limpeza, dai o motivo cruel de ter de ir em cliente por cliente. Isso de fato tem nos matado aqui....
Tenho aqui um servidor dns rodando, e nele que estou acompanhando os equipamentos infectados, pois em meu caso aqui eles ficam atacando o server dns gerando inumeras requisições e com isso derrubando o dns. Rodo o comando tcpdump para monitorar.
Até ai tudo bem, só que mesmo com o estágio de limpeza bem adiantado a lista tem diminuido pouco, ai analisando os ips percebi que na lista consta ips de clientes com sxt da Mikrotik, acessei o equipamento fiz a atualização e para minha surpressa apareceu a imagem que vou tentar por em anexo... Ai pergunto, será que esse virus contamina também mikrotik? Alguém pegou em mikrotik também, se sim qual o processo de remoção?
Olha adicionei a imagem, como não sei se irá aparecer corretamente a imagem, segue o descritivo que achei quando abri o new terminal da sxt: DEFAULT ADMIN ACCOUNT HAD NO PASSWORD AND DEVICE WAS HACKED! Account au...
Detalhe que ele fala não ter senha admin diferente da padrão, essa device nçao estava com senha default.